Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Formação | Património

Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

#376153 | xavierdemarins | 13 dez 2016 11:06

Caros confrades,

estou com duvidas no que esta' escrito no Assento de Matrimonio de Cristovam Monteiro de Carvalho , exactamente sobre a palavra que segue ao seu nome e apelido, deixando um hiato que o ligaria a localidade mencionada no proprio assento, e' o segundo assento da pagina esquerda:


.https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-3S8F-R?mode=g&i=38&cc=2177299

Aparentemente nao lhe tocaria naturalidade, podendo ser "viuvo", porem omite o nome de sua provavel esposa em 1a. nupcia, o que escapa a regra de todos estes assentos que mencionam o nome exacto de quem enviuvou-se.

Estou muito agradecido pela ajuda.

XM

Resposta

Link directo:

Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

#376155 | peninha | 13 dez 2016 13:40 | Em resposta a: #376153

Caro Confrade

Parece-me que será : viúvo no distrito (?) da cidade da Baía, filho de … e de sua mulher… , naturais da vila de Freixo de Espada do arcebispado de Braga.

Comparativamente com outros assentos de casamento de viúvos em que é identificado o cônjuge falecido, esta técnica de registo parece-me ser bem mais vantajosa ao identificar a naturalidade e filiação do nubente viúvo que, em regra, é omitida quando é identificado o cônjuge falecido.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

#376169 | xavierdemarins | 13 dez 2016 20:49 | Em resposta a: #376155

Caro Confrade Antonio,

Agradeco-lhe pela leitura, na verdade, esta tecnica de registo foi adoptada a longo tempo de modo que identificar-se'-a o conjuge falecido em detrimento de todos os dados do nubente inclusive sobre seus progenitores, salvo na circunstancia deste Assento onde os mesmo foram lembrados, caso a leitura verdadeira ser "viuvo" o nubente. A parte acrescento a maior probalidade do nubente Cristovao Monteiro de Carvalho, ser natural de Freixo de Espada a Cinta, e nao do Estado do Brasil. Nao seria estranho especificar que ficou viuvo la' no Distrito da Bahia (?) de uma fulana, e por nao ser conhecida naquelas paragens das 2as.nupcias daria motivo de sua omissao?

Resposta

Link directo:

Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

#376177 | xavierdemarins | 14 dez 2016 08:48 | Em resposta a: #376155

Caro confrade,

bom dia,

Seria possivel deduzirmos deste registo que a naturalidade de Freixo de Espada 'a Cinta concerne tambem ao nubente, sendo que ficou viuvo no "districto da Bahia"?

Resposta

Link directo:

Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

#376180 | peninha | 14 dez 2016 11:44 | Em resposta a: #376153

Caro Confrade

Cristóvão Monteiro de Carvalho é natural de Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança). Neste caso, parece-me que o que o assento refere é não só a naturalidade do nubente, viúvo, como a de seus pais.

Numa pesquisa rápida, constatei a dificuldade da busca do assento de baptismo do nubente em Freixo de Espada à Cinta dada a inexistência de livros de assentos paroquiais de finais de Seiscentos, período temporal em apreço.

Não me parece que o facto de no assento de casamento não se identificar o anterior cônjuge do nubente, viúvo, traduza desconhecimento da sua identidade ou desvalor pelo seu estatuto social.

Online, em GENI, com referência a outras fontes, há informação sobre a família de Cristóvão Monteiro de Carvalho que seguramente terá muito interesse em consultar.

https://www.geni.com/people/Crist%C3%B3v%C3%A3o-Monteiro-de-Carvalho/6000000041035974902

Quiçá, também será de buscar o assento de óbito da falecida mulher de Cristóvão Monteiro de Carvalho.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

Leitura de uma palavra indefinida num Assento de Casamento

#376244 | xavierdemarins | 16 dez 2016 11:58 | Em resposta a: #376180

Caro Confrade:

E' revelador concluirmos finalmente a duvida sobre a naturalidade do nubente viuvo e respectivos progenitores. E' plausivel sublinhar sua estadia na Bahia como sendo ponto de chegada ao Brasil dos advindos da Europa e como centro de porte na producao acucareira da colonia e posteriormente a busca do ouro (estes portugueses seriam os "Emboabas") aumentaria maires chances. Excelente conclusao de extrairmos do proprio assento sobre a sua naturalidade, a saber, Freixo de Espada 'a Cinta.

Os assentos de registo paroquial concernentes a Freixo de Espada 'a Cinta realmente 'a epoca "existem", salvo que todavia nao foram digitalizados em sua totalidade. No Processo do Santo Oficio da Inquisicao no Tribunal de Coimbra da tia materna de Cristovao (seus pais e tias maternas e tia paterna em 1669, alem de seu bisavo paterno em 1632, foram presos pelo S.O. tanto cristaos velhos como neo cristaos) consta o Traslado de 1669 do assento de Baptismo de Antonia Coelho de 1649 que foi realizado na igreja matriz local, o assento pormenoriza sobre filiacao, padrinhos e celebrante. Os Inquisidores pretendiam verificar qual seria a idade exacta da Re' que nas Contraditas afirmou sua menoridade aquando julgaram judaizar conforme as acusativas de suas inimigas, finalmente classificadas como falsarias pelo Tribunal de Coimbra, somando-se que o pai de Cristovao, Manuel Monteiro de Carvalho era cristao velho conforme ele proprio declarou e pelo apurado das diligencias ex-oficio em Freixo de Espada a Cinta, Celorico da Beira e Marialva.

Poderiamos prosseguir longamente sobre o episodio e a conclusao que foi tirada neste assento e' reveladora e significante se somarmos que todos os assentos que verifiquei de casamento de seus netos e filhos, declaram que o avo Cristovao M.de Carvalho era natural de Freixo de Espada 'a Cinta ou, no mais, do Reino de Portugal.

Cordiais saudacoes e sinceros agradecimentos pela valorosa colaboracao.

X.de Marins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 11:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen