Cidadania Portuguesa - caso delicado?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Direito | Títulos

Cidadania Portuguesa - caso delicado?

#377321 | MiguelDossan | 24 jan 2017 20:59

Olá,

Gostaria de pedir a ajuda de vocês num caso um tanto peculiar.

Sou Brasileiro, filho de pai Português e estou tentando tirar minha cidadania portuguesa.
Já tenho em mãos toda a documentação necessária para dar entrada no processo porém estou com receio de eviar para o Consulado sem primeiro procurar saber a respeito dos impecilios que poderei ter de enfrentar no decorrer do processo.

Meus pais não foram casados e por isso, minha mãe foi a única declarante no meu registro.
Todavia, a vida dá voltas e aos meus 24 anos, meu pai que já me buscava a algum tempo, consegiu entrar em contato comigo e temos nos falado desde então.
Ele se dispôs a me reconhecer como filho e finalizamos a distânica o processo no ano passado.

Quero tirar a cidadania para visitá-lo em Setubal por um período prolongado.

A questão é que parace que como fui reconhecido na maioridade e como meus pais nunca foram oficialmente casados, terei dificuldade em ser elegível para uma dupla cidadania.

Existe alguma forma de burlar parte da burocracia deste processo?
Se alguém já viu um caso similar e se souber como devo abordá-lo, eu seria imensamente grato por qualquer dica que puder me dar.

Agradeço de antemão!

Miguel

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - caso delicado?

#377335 | genealba | 25 jan 2017 04:01 | Em resposta a: #377321

Veja esse Link

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2861/reconhecimento-de-paternidade-para-obtencao-de-nacionalidade

Att,
Tiago

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - caso delicado?

#377480 | MiguelDossan | 30 jan 2017 22:48 | Em resposta a: #377335

Olá Tiago, obrigado por responder!

Então acha que consultando e contratando um advogado especializado eu ainda tenho alguma chance de obter essa cidadania?

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - caso delicado?

#377519 | Alfajorge | 31 jan 2017 21:24 | Em resposta a: #377321

Caro Miguel,
Pela tua narrativa deduzo que você não possui os documentos necessários para dar entrada no pedido de cidadania portuguesa. O reconhecimento da paternidade obtida na maioridade não é aceito.
Acredito até que o Consulado Português nem aceite dar entrada no pedido, e se aceitar provavelmente a cidadania será negada posteriormente.
Se você estudar com atenção as postagens no link que o Tiago lhe enviou verá que a maioria dos brasileiros que solicitam a cidadania portuguesa não o fazem por intermédio do Consulado nem de advogados. O Forum cidadania portuguesa orienta as pessoas a enviar direto os documentos para as Conservatórias em Portugal, sem intermediários. Eu mesmo consegui a cidadania para a minha esposa sem recorrer ao consulado e não paguei nada a ninguém.
Existem postagens na internet, principalmente no Facebook de pessoas que dizem fazer milagres e enganam os desavisados. Eles cobram caro, resolvem os casos onde a documentação está completa, alardeiam o feito mas não resolvem os casos complicados.
Eu sugiro que você leia as postagens no Forum, faça as tuas perguntas antes de tomar alguma decisão.
Att
Armando

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - caso delicado?

#377588 | saintclair | 04 fev 2017 14:44 | Em resposta a: #377519

-
Hops;

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - caso delicado?

#378185 | MiguelDossan | 01 mar 2017 10:59 | Em resposta a: #377519

Olá Armando, obrigado por responder!

Ficaram algumas dúvidas:

Como seria o passo a passo do envio da minha documentação para uma conservatória? Meu pai mora em Setubal e está disposto a intermediar por mim por lá.

Não seria necessário homologar os documentos que tenho para que se encaixem no padrão
Português?

Um teste de DNA não ajudaria a validar o meu pedido se eu for recorrer ao tribunal Português?

Ouvi dizer também que devido a uma reforma na legislação Portuguesa, logo não será mais possivel obter a cidadania por meio da naturalização. Essa informação está correta?

Agradeço de antemão,

Miguel

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 21:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen