Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377560 | Saulo Vieira | 02 fev 2017 23:25

Olá,
Algum tempo estou fazendo a genealogia da minha Família, que tem origem em Ovar/Portugal e posteriormente se estabelece em Belém/Brasil.
A partir de documentos e registros, descobri que o meu avô Alvaro Fernandes Vieira, vei para o Brasil mais especificamente Manaus acompanhando o seu pai Francisco Fernandes Vieira. Consta em um de seus documentos que a data de sua chegada ao Brasil foi em 10/10/1952, quando ele tinha 13 anos. Seu pai faleceu no Brasil no provável ano de 1918 ( suspeita-se de gripe espanhola).
Pois bem, de posse da data e do local de emissão do passaporte do meu avô (Aveiro), tentei obter este documento via torre do tombo mas não tive sucesso. Gostaria de alguma ajuda ou orientação, para que eu possa obter os passaportes ( do meu avô e do seu pai), Lista de passageiros ou algo do gênero.
Aproveitando o ensejo, queria uma orientação de como eu poderia confirma o falecimento do meu bisavô em Manaus, e obter talvez o seu registro de óbito.

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377561 | MCNN | 03 fev 2017 00:04 | Em resposta a: #377560

Caro Saulo

Presumo que haverá algum problema com pelo menos uma das datas que indicou.

Se seu avô chegou em 1952 com o pai ao Brasil, o pai dele não pode ter falecido em 1918 ...

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377564 | mila1000 | 03 fev 2017 09:59 | Em resposta a: #377560

Saulo,

Além de confirmar as datas que o confrade Mario solicitou,por favor,informe os dados do tal passaporte.
"Pois bem, de posse da data e do local de emissão do passaporte do meu avô (Aveiro)"

Como ajudar sem dados??

Mila

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377566 | Saulo Vieira | 03 fev 2017 12:24 | Em resposta a: #377561

Olá, Mário César !
Realmente a data de chegada esta errada, peço perdão pelo equivoco. A data de chegada do meu avô no Brasil é de 10/10/1916 ( creio que em Manaus), com a idade de 13 anos. Seu pai Faleceu em 1918, tendo o meu avô permanecido em Manaus até mais ou menos 1932. O erro na data que eu mencionei no post anterior, fica evidente na falta de coerência que você bem observou com a data de falecimento do meu Bisavô. Obrigado pela observação.

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377568 | Saulo Vieira | 03 fev 2017 12:39 | Em resposta a: #377564

Olá, Mila !
Obrigado pelas ponderações, a data realmente estava errada ( desculpe a falta de atenção) e já corrigi em resposta ao comentário do Mário.
Pois bem, a seguir vou disponibilizar os dados que eu possuo:

Informações do meu Avô:
Nome: Alvaro Fernandes Vieira
Mãe: Rosa Gomes Vieira
Pai: Francisco Fernandes Vieira
Nascimento : 16/09/1903 Freguesia: Ovar Concelho: Ovar Distrito : Aveiro
Chegada ao Brasil : 10/10/1916

Informações do eu Bisavô :
Nome : Francisco Fernandes Vieira
Mãe : Thereza Fernandes da Graça
Pai : Manoel Fernandes Vieira
Cônjuge: Rosa Gomes
Nascimento : 09/03/1860 Freguesia: Vila Franca de Xira Concelho : Vila franca de xira Distrito: Lisboa
Chegada ao Brasil : 10/10/1916 Falecimento no Brasil : 1918

Os dois partiram de Ovar, onde meu Bisavô constituiu sua Família. Creio que vieram direto para Manaus, não tenho conhecimento de terem aportado no Brasil em outra Região.
Atenciosamente,
Saulo Vieira

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377570 | mila1000 | 03 fev 2017 13:29 | Em resposta a: #377560

Saulo,

batismo Alvaro - imagem 281.tif
http://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1181937

Quanto ao casamento dos pais,há livros digitalizados para pesquisa.

Em relação ao ´bito em Manaus,terá que solicitar busca nos cartórios em Manaus.Veja quais os mais antigos.Forneça o nome de Francisco,sua filiação e ano estimado do falecimento.Infelizmente não há livros do Amazonas on line

Boa sorte

Mila

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377571 | Saulo Vieira | 03 fev 2017 14:17 | Em resposta a: #377570

Olá, Mila
Obrigado pela atenção e pelo arquivo. Já possuía o registro de batismo dele, bem como os registros de batismo e casamento dos irmãos, pais e sobrinhos; a gama de documentação da Família que tenho é extensa ,porem me falta os passaporte ou registros da viagem de Portugal até o Brasil. Quanto aos documentos em Manaus, realmente a dificuldade é grande por conta da ausência de material digital.
Obrigado !

Resposta

Link directo:

Imigração Portugal - Brasil, Registros e documentos.

#377774 | Saulo Vieira | 14 fev 2017 13:22 | Em resposta a: #377560

Caros, Confrades !
Ainda não obtive exito nas minhas pesquisas, sobre os registros da vinda do meu Avô Alvaro junto ao seu pai Francisco para o Brasil. Gostaria da ajuda vocês, para que eu possa encontra o bilhete de imigração ou alguma lista de passageiros que conste o nome ou do meu avô ou do meu bisavô. As informações que possuo, já mencionei anteriormente neste tópico. Agradeço a colaboração de todos, e aguardo qualquer informação que possa me ajudar.

Saulo Vieira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen