José Francisco A. B. de Bettencourt (Açores)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

José Francisco A. B. de Bettencourt (Açores)

#171145 | 6099 | 28 out 2007 23:16

Caros Confrades:

Gostaria de obter informaçoes sobre a ascendência pelo menos até aos bisavós do ENGº. JOSÉ FRANCISCO ALVES BARBOSA DE BETTENCOURT, nascido em Angra do Heroísmo em 1861, Licenciado em Engenharia Civil (e em Letras?), engenheiro responsável pelo projecto da linha de caminho de ferro entre Santa Comba Dao e Viseu, filho de Joao Aurélio de Bettencourt, Oficial do Exército (qual a patente?), natural da Freguesia da Sé (Angra do Heroísmo) e de sua mulher D. Carlota Aurélia de Bettencourt, natural da freguesia de Santa Luzia, da mesma cidade. Também se agradecem dados biográficos de todos eles.
O Engº. J. Francisco A. B. de Bettencourt, casou com D. Adelaide Sofia de Pinho e Seixas da Gama Bandeira, de quem se divorciou (nao sei quando), de quem teve geraçao que se extinguiu.
Agradeço prezadas informaçoes,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: José Francisco A. B. de Bettencourt (Açores)

#171209 | jmsmendes1 | 29 out 2007 17:35 | Em resposta a: #171145

Caro Senhor
O Engº Barbosa de Bettencourt está identificado, pela mãe, nas "Genealogias da Ilha Terceira" de António Ornelas Mendes e Jorge Forjaz, no título de «Barbosa».
Transcrevo o seguinte:
"D. CARLOTA AMÉLIA BARBOSA - Nasceu em Santa Luzia de Angra a 6.5.1840.
Casou com João Aurélio de Bettencourt, nasceu em Angra cerca de 1827, que assentou praça voluntária a 2.1.1843; aspirante a oficial a 14.8.1844; estudou na Escola Politécnica a partir de Junho de 1845; alferes a 19.4.1847; tenente a 29.4.1851; capitão a 4.3.1868; major a 11.9.1878; coronel a 31.10.1884. Medalha de comportamento exemplar, cavaleiro da Ordem de Aviz, filho de José de Sousa Bettencourt.

Filho:


JOSÉ FRANCISCO ALVES BARBOSA DE BETTENCOURT - Nasceu em Angra a 19.2.1861 e faleceu em Lisboa (Sagrado Coração de Jesus) a 23.2.1931.
Engenheiro civil. Serviu na direcção de Obras Públicas de Beja, Viseu, Évora e Santarém, na Companhia Nacional dos Caminhos de Ferro e na Direcção Geral do Comércio e Indústria. Em 1896 entrou para o magistério liceal, depois de ter concluído o Curso Superior de Letras, e foi professor do Liceu D. João de Castro em Lisboa. Publicou vários trabalhos destinados ao uso dos alunos das escolas."
Consultando a referida obra encontrará o pai e avô de D. Carlota Amélia.
Com os meus cumprimentos
João Maria Mendes

Resposta

Link directo:

RE: José Francisco A. B. de Bettencourt (Açores)

#171226 | 6099 | 29 out 2007 21:14 | Em resposta a: #171209

Caro Joao Maria Mendes:

Um bem haja pelas informaçoes preciosas que me enviou. Já tinha suspeitado que as pessoas referidas aparececem na obra citada, mas como nao a tenho e além disso vivo no estrangeiro, o acesso é mais difícil. Estes elementos sao muito interessantes para o trabalho que estou a levar a cabo com outros dois genealogistas sobre a família da mulher do Engº. José Francisco Bettencourt e que será publicada no próximo ano.
Peço-lhe um último favor se nao for demasiado incómodo: será que me pode indicar os nomes da avó paterna e avós maternos e respectivos dados biográficos?
Aguardando prezadas notícias e agradecendo mais uma vez a sua boa colaboraçao, apresento os meus respeitosos cumprimentos,

José Paulo B. de Figueiredo

Nota: desculpe a falta do "til" em algumas palavras, mas o meu teclado é espanhol e apenas tem o "ñ".

Resposta

Link directo:

RE: José Francisco A. B. de Bettencourt (Açores)

#171265 | jmsmendes1 | 30 out 2007 10:57 | Em resposta a: #171226

Caro Sr. José Paulo Figueiredo

Agradecia que me enviasse o seu mail para joao.ms.mendes@azores.gov.pt

Cumprimentos.
J.M.Mendes

Resposta

Link directo:

RE: José Francisco A. B. de Bettencourt (Açores)

#171327 | 6099 | 30 out 2007 21:53 | Em resposta a: #171265

Caro Sr. Joao Maria Mendes:

Um imponderável informático, impede-me de o contactar de momento por via de correio electrónico, no entanto fá-lo-ei logo que esteja solucionado.
Melhores cumprimentos,
J. Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen