Familia Louro de Amieira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Louro de Amieira

#378110 | carlalouro | 26 fev 2017 19:14

Boa noite!

Iniciei a minha árvore genealogica há pouco tempo mais ainda assim em determinados ramos familiares ja cheguei a 1707 com os arquivos paroquiais do Tombo.

Mas,....

Tenho tido muita dificuldade em descobrir registos de dois antepassados:

José Ferreira Louro casado com Isabel da Roza em Amieira do Tejo por volta de 1800.

Um dos filhos: Joaquim Louro casou em Amieira em 27/07/1842 com Luisa Gomes.

Alguem tem alguma informação que me possa ser util?

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378138 | LProjecto | 27 fev 2017 17:46 | Em resposta a: #378110

Boa tarde Carla!

Tendo em conta as datas e nomes que refere, não me admiraria que se tratasse do mesmo casal que segue, não obstante a referência ao nubente com o apelido "Duarte" no lugar de "Louro".

6.2.1809 - Amieira do Tejo
Cas. José Ferreira Duarte c/ Isabel da Rosa
Ele, solteiro, filho de José Ferreira de Moura e de Luísa Duarte
Ela, solteira, filha de António Mouro de Carvalho e de Catarina Rodrigues
Todos naturais e moradores na Amieira do Tejo

A título de curiosidade, refiro que também tenho ascendência na referida localidade, nomeadamente indivíduos de apelido "Pereira de Araújo", "Moura", Barrenho, etc.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378139 | NISGM | 27 fev 2017 18:24 | Em resposta a: #378110

Cara Carla Louro,

Espero que esteja mais ou menos familiarizada com a numeração Sosa Stradonitz. Eu cá não, mas um dia tentei elencar assim uns Louros, que não são meus. Não tenho a coisa elencada de modo muito perceptível, e tenho dúvidas acerca do rigor de muito do que aí está.

Foi feito um bocado em cima do joelho e sem confirmações posteriores. Não andam todos por Amieira. Para lhe indicar lugares dos paroquiais terei de fazer outras buscas em anotações dispersas. O que aí segue é material cruzado de paroquiais, tópicos aqui do Genea e o livro das famílias de Nisa.

Em muitos casos os apelidos perdem-se. Segue assim. Uma curiosidade, que filho de Joaquim Louro e de Luísa Gomes lhe interessa? Eu só tenho esse Adriano pelo que anexei ainda os ascendentes da mulher dele, Ludovina de Matos.

8. Adriano Louro
9. Ludovina de Matos
---------------------------------
16. Joaquim Louro
17. Luísa Gomes
18. Fernando Pires
19. Maria de Matos
---------------------------------
32. José Ferreira Louro Duarte
33. Isabel Pereira da Rosa
34. Manuel Diogo de Almeida
35. Catarina Gomes
36. José Pires
37. Rosário Luísa
38. João Esteves
39. Isabel de Matos
---------------------------------
64.
65.
66. António Pereira Mouro de Carvalho
67. Catarina Rodrigues Biscaia
68. Diogo José Franco
69. Maria Quitéria
70. Pedro Dias Carita
71. Ana Caldeira. Casamento em 1780. Matriz, Vila de Nisa
72 João Pires Valente
73. Josefa Chambel
74. Luís Gonçalves Caxeiro
75. Tomásia de Paiva
76.
77.
78.
79.


[…]
132. António Mouro de Carvalho
133. Isabel Pereira
134. António Aires Camelo
135. Isabel Biscaia
[…]
140. Lourenço Dias Curado Carita
141. Isabel Dinis Tristão. Casamento em 1753. Espírito Santo, Vila de Nisa.
142. Manuel Lourenço Tremoço
143. Luísa Gomes. Casamento em 1746. Matriz, Vila de Nisa
[…]
148. Manuel Gonçalves Caxeiro
149. Maria Luísa
150. Maurício José de Paiva
151. Maria Dinis
---------------------------------
[…]
280. Pedro Dias Carita
281. Maria Dias Curado. Casamento em 1723, Espírito Santos, Vila de Nisa
282. Mateus Tristão Pimentel. Natural de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide. Viúvo de Maria Manhãs.
283. Maria Dinis. Casamento em 1733. Espírito Santo, Vila de Nisa.
284. Domingos Lourenço
285. Ana Mendes. Natural da Velada, São Matias, Nisa. Casamento em 1711. Matriz, Vila de Nisa.
286. Pedro Fernandes
287. Maria Gomes
[…]
300. António Rodrigues
301. Tomásia de Paiva
302. João Dinis
303. Maria Dinis
[…]
560. Gregório Dias Carita. 2º casamento
561. Maria Inchada, viúva de Manuel Dias Cobreta. Casamento em 1686. Matriz, Vila de Nisa
562. Manuel Dias Curado
563. Inês Basso
[..]
566. Manuel Dias das Chagas
567. Isabel Pires
568. Manuel Lourenço
569. Maria Dias Domingues. Casamento em 1680. Matriz, Vila de Nisa
570. Manuel Barrenho
571. Maria Mendes
[…]
600. António Rodrigues
601. Maria Marques
602. Tomé Dias
603. Maria de Paiva e Marques
---------------------------------
[…]
1120. António Dias Ramos Carita.
1121. Maria Vaz. Casamento em 1648, Espírito Santo, Vila de Nisa
1124. Francisco Mendes Curado
1125. Maria Vaz
1126. Francisco Fernandes
1127. Isabel Pires
[…]
1138. João da Costa Tremoço
1139. Maria Semeda
[…]
1200. Simão Afonso
1201. Maria Rodrigues
1202. António Marques
1203. Catarina Marques
[..]
1206. Diogo de Paiva
1207. Teresa Marques


---------------------------------

[…]
1240. Pedro Dias Ramos
1241. Maria Semedo. Casamento em 1609, Espírito Santo, Vila de Nisa
[…]
2248. António Fernandes Malcurado
2249. Filipa Dias
2250. Manuel Dias Mina
2251. Maria Vaz
[…]
2276. Pedro Dias Tremoço
2277. Maria Dias Domingues, casamento 1626. Matriz, Vila de Nisa
2278. Marcos Dias
2279. Maria Semedo
[…]
2400. Simão Afonso
2401. Maria de Sequeira
[…]
2412. Cipriano de Paiva
2413. Maria Pouchoa
2414. António Pires
2415. Isabel Marques
[…]
---------------------------------
[…]
2480. Baltasar Dias
2481. Maria Álvares
2482. André Semedo
2483. Catarina Gonçalves
[…]


Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378147 | carlalouro | 27 fev 2017 21:59 | Em resposta a: #378110

Ja descobri o que pretendia... Obrigada por nada pessoal!

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378149 | carlalouro | 27 fev 2017 22:10 | Em resposta a: #378139

Boa noite

Só agora vi o que me respondeu! Muito obrigada pela ajuda!

Foi muito complicado descobrir porque os senhores padres tão depressa punham um apelido como punham outro.

Assim sendo:

João de Moura Louro cc com Maria do Rosário teve um filho:

José Ferreira de Moura por vezes chamado José Ferreira Louro (Data de obito: 26/12/1827) Casou com Luisa Maria Duarte e teve 5 ou 6 filhos dos quais:

José Ferreira Moura tambem chamado Jose Ferreira Louro ou ainda Jose Ferreira Duarte

Tive de andar à procura dos irmaos todos para perceber pelos ascendentes se pertenciam a mesma pessoa!!!!

Este José Ferreira casou Isabel Pereira da Rosa e teve o entao Joaquim Ferreira Louro cc com Luisa Gomes.

No Family Search, https://familysearch.org/tree/person/KDB9-1XY/details, construi a arvore genealogica até mim deste ramo da familia.

Amanha com mais calma vou ver os nomes que me referiu para perceber quais os que coincidem com a minha pesquisa.

E não, nao estou nada familiarizada ainda com a numeração Sosa...

Muito obrigada pela ajuda e é provavel que peça novamente apoio...

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378154 | carlalouro | 28 fev 2017 10:42 | Em resposta a: #378139

Bom dia!

Isto da Genealogia é um grande vicio!!!

Relativamente à sua curiosidade: que filho de Joaquim louro me interessa é um Antonio que nasceu em 1850.

Nas minhas pesquisas descobri que Joaquim Louro cc com Luisa Gomes teve pelo menos 4 filhos nascidos em Amieira:

Pedro - 18-05-1843
António -2-10-1845 (morreu em bebe)
António - 29-01-1850
Balbina - 17-08-1852

Pelas suas pesquisas percebi que teve ainda um Adriano Louro e uma Ludovina de Mattos, certo?

Se me puder indicar as datas de nascimento destes ultimos agradecia. Se quiser completar os seus registos posso enviar as digitalizações dos registos paroquiais dos que descobri.

Quando à luisa Gomes que tem associada a Joaquim Louro tenho os pais e avos paternos e maternos dela:

Pais: Manuel Diogo de Almeida Lourenço cc com Catharina Gomes em 6/7/1816
Avos paternos: Diogo José Franco cc com Maria Quitéria
Avos Maternos: Pedro Dias Carita cc com Anna Caldeira

Destes ultimos nao tenho ainda nada. Como constam da sua pesquisa ppodia enviar-me as DB para poder ir "à caça" nos arquivos paroquiais?

Votos de um bom dia de carnaval!

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378155 | carlalouro | 28 fev 2017 10:54 | Em resposta a: #378154

Bom dia novamente!

Estive a consultar a numeração sosa e pelo que percebi o seu numero 8 (Adriano) é um seu bisavô?

O António Louro (irmao de ADRIANO) é um meu trisavô.

Seremos entao primos ????

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378157 | NISGM | 28 fev 2017 11:50 | Em resposta a: #378110

Cara Carla,

Joaquim Louro teve Adriano Louro (8) que se casou com Ludovina Matos (9). São bisavós da minha mulher. Mas são o ramo pior estudado. Homens pares, mulheres impares. Sei que Adriano nasceu a 6 de março de 1855, baptizado em Santiago Maior da Amieira. Terá morrido em Lisboa a 3 de Maio de 1937.

Infelizmente, é um ramo que tenho mal pesquisado e organizado e neste momento pouco mais descubro do que essa lista e esse assento. O resto há-de estar nalgum lado. Foi um ramo que fiz quase sem registo e a correr, e nunca mais voltei a ele. Havia uma inconstância de apelidos que tornava morosa a pesquisa e o cruzamento de dados. E entretanto andei às voltas com ramos mais consistentes de outras regiões.

Tentarei dar uma volta nos arquivos.

Atentamente, nuno de m.

Tentarei

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378161 | carlalouro | 28 fev 2017 12:12 | Em resposta a: #378157

Obrigada pelo"tentarei"!

Quando quiser organizar arquivos tudo o que eu tiver digitalizado é seu, se quiser.

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378172 | NISGM | 28 fev 2017 17:33 | Em resposta a: #378110

Cara Carla Louro,

Dei aqui com uns gifs dos paroquiais, referentes a filhos do Casal Manuel Diogo de Almeida e Catarina Gomes. Podem interessar-lhe para fechar ou abrir pistas.

Ele, como já saberá era de Arês. O pai Diogo José Franco vejo-o dado como da vila de Nisa e a mãe Maria Quitéria da vila de Arês.

Manuel Diogo e Catarina Gomes foram pais de

- Luísa Gomes, 20.04.1822, Matriz da Amieira
- Joana Gomes, 23-3-1820, Matriz da Amieira. Casa-se no dia 2.05.1838, em SAntiago MAior, matriz da Amieira, com José de Sousa, filho João Ferreira e de Teresa de Sousa
- Francisco, 12.04.1825, Matriz da Amieira
- Eusébio, 02.08.1827, Matriz da Amieira
- José, baptizado 24.02.1831, Santiago da Amieira

Tentarei ir pondo aqui datas e lugares que for encontrando, vale?

Noto também que noutro tópico já dera com João de Moura Louro e Maria do Rosário. Estes dois eram pais de José Ferreira de Moura, casado com Luísa Maria ou Luísa Duarte ou Luísa Gonçalves, filha de João Dias Zagalote e de Joana Gonçalves. Como se verificará em

http://geneall.net/pt/forum/95500/alto-alentejo-amieira-arez-alpalhao/#a285449

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378175 | carlalouro | 28 fev 2017 21:08 | Em resposta a: #378172

Boa noite

Descobri finalmente o registo do batismo de josé ferreira moura filho de João de Moura Louro e Maria do Rosário Mendes....

Mas... para meu desânimo... indecifravel de momento...

Se alguem quiser dar uma olhadela e retirar-me os nomes dos avos paternos e maternos e o local de proveniencia ficarei eternamente grata! :D

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1012401

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378176 | NISGM | 28 fev 2017 21:48 | Em resposta a: #378175

Viva Carla, diga só, por favor, qual é a página/gif em causa.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378186 | carlalouro | 01 mar 2017 11:02 | Em resposta a: #378176

Bom dia

Nem reparei que nao ia diretamente à pagina.

É a pagina 283, o primeiro registo.

Muito obrigada.

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378187 | NISGM | 01 mar 2017 11:17 | Em resposta a: #378186

Viva, Tem a certeza?

Nem no número de página/tif nem no número de folha da numeração original dou com tal registo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378188 | carlalouro | 01 mar 2017 11:39 | Em resposta a: #378187

Bom dia

Foi erro meu. No meio de tanta página acabei por me confundir.

Esta nos registos de baptismo da Amieira do Tejo, nas datas 1739-1763 na pagina 612.


Jose Ferreira de Moura foi batizado na data 1 de março de 1760.

Muito obrigada e desculpe o incomodo!

carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378190 | NISGM | 01 mar 2017 12:05 | Em resposta a: #378188

Cara Carla Louro,

José filho de João de Moura e de Maria Mendes do Rosário.

Neto paterno de Pedro Dias e de Catarina Pinheira
Neto Materno de Manuel Ferreira e de Francisca Mendes

Salvo melhor opinião, iulgo ser isto que se segue. Transcrevo e actualizo grafia e parte da pontuação na porção referente aos pais e avós:


«... a José que nasceu aos dezanove dias do mês de Fevereiro do dito ano [de 1760], filho do primeiro matrimónio de ambos os pais, João de Moura, oficial de barbeiro, e de Maria Mendes do Rosário, naturais e moradores na Rua do Crato desta vila. Neto pela parte paterna de Pedro Dias da Charneca (sem certeza minha desta transcrição) de alcunha, natural que era do Casal da Calvaria, da freguesia do lugar de Cernache de Bonjardim, termo da vila da Sertã do dito priorado [do Crato] e de sua mulher Catarina Pinheira, ambos defuntos, natural (sic) e moradores que foram desta vila da Amieira. E pela parte materna neta de Manuel Ferreira, já defunto, e de sua mulher Francisca Mendes, naturais e esta moradora desta vila da Amieira.»

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378191 | carlalouro | 01 mar 2017 12:16 | Em resposta a: #378190

Ena... essa parte nao foi de certeza nada facil de perceber! Muito obrigada!

Sertão, ja estive a ver é de Castelo Branco. Tereide pesquisar esses antepassados nesse local.

Numa das pesquisas que fiz aparece "de moura" como descendentes de Afonso Henriques.

Claro que "de mouras" há muitos ramos! Vamos ver até onde consigo ir e descobrir!

Mais uma vez obrigada

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378192 | NISGM | 01 mar 2017 12:27 | Em resposta a: #378110

Cara Carla Louro, Talvez esteja provado um ou outro ramo de Mouras como proveniente de Afonso Henriques. Diria que poderá implicar ligações à vila alentejana do mesmo nome, ou ser proveniente de alcunha, indicando, por exemplo, origens mouras.

Uma curiosidade, os seus louros, descendentes de António Louro, mantiveram-se pela Amieira ou dispersaram-se por outras regiões?

Atentamente, nuno de m

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378195 | carlalouro | 01 mar 2017 14:34 | Em resposta a: #378192

Ola

Os meus Louros foram em 1901 casar no Monte da Pedra onde ficaram até ao meu pai, que nasceu em 1942 no Monte da Pedra, e veio para Portalegre.

Januario Louro filho de Antonio Louro e neto de Joaquim Louro casou em 11/12/1901 no Monte da Pedra com Conceição das Neves cuja mae Felicidade Maria era do Monte da Pedra e cujo pai Manuel de Mattos, era do Carvoeiro, Mação.

Os descendentes de Adriano trisavõ da sua esposa fixaram-se onde?

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378198 | NISGM | 01 mar 2017 15:29 | Em resposta a: #378110

Viva,

Apenas pela indicação da data e lugar de óbito averbada à certidão de baptismo de Adriano Louro se percebe que terão vindo para Lisboa antes de 1937. O filho João morreu no início da década de 1950 e perdeu-se o rasto a ligações familiares. Tudo (mas poucos e apenas nessa linha) em Lisboa, pois, pelo menos desde 1937.

Outra coisa. Aqui, procura sobretudo Louros. Mas reconstituiu de algum modo as linhas não-Louro dos ascendentes de Joaquim Louro, designadamente a da mãe, Isabel Pereira da Rosa, e da avó paterna, Luísa Gomes de Moura?

E quanto aos ascendentes de Luísa Gomes, mulher de Joaquim Louro? Percorreu-a?

Pelo que entretanto fui vendo aqui pelo Geneall, deixei alguns rastos dessas ascendências há uma meia dúzia de anos. Vou tentar consolidar aqui alguns dados, que pode ser útil.

Em http://geneall.net/pt/forum/95500/alto-alentejo-amieira-arez-alpalhao/#a285449 remeto para http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1012404, em concreto interessa a página 212, com o batismo a 16 de Novembro de 1800, de uma irmã de José Ferreira Louro Duarte, o pai de Joaquim Louro.

Nele se verifica que José Ferreira Louro Duarte (ou melhor, a referida irmã - Teodora) era filho de Luísa Gonçalves de Moura (que nesse paroquial surge como Luísa Maria) e neta materna de João Dias Zagalote e de Joana Gonçalves, ambos da vila da Amieira. Não consegui na altura voltar a achar os ascendentes deste casal.

Noutro tópico, esse aberto por mim, tentei localizar os ascendentes de Isabel Pereira da Rosa (o nome surge com várias formas), mãe de Joaquim Louro. foi em http://geneall.net/pt/forum/159815/alguem-ja-deu-com-um-camelo-em-gafete-crato/

Por lá dei conta que Isabel da Rosa teria nascida em 18 de Abril de 1795 na Amieira, Nisa. Além do pai da Amieira (António Pereira Mouro de Carvalho, filho de António Mouro de Carvalho e Isabel Pereira) é ainda filha de Catarina Rodrigues Biscaia, dada como sendo de Gáfete, Crato, e neta materna de António Aires Camelo, igualmente de Gáfete, Crato, e de Isabel Biscaia, da Amieira.

Nunca consegui retroceder nesta gente.

Por fim, há os ascendentes de Luísa Gomes, filha de Manuel Diogo de Almeida Lourenço (outro cuja constância do nome não se verifica. Não sei se alguma vez usou os quatro nomes como aqui o refiro) e de Catarina Gomes, que se casaram, como sabe, em 1816, na Amieira.

Será neta paterna de Diogo José Franco (de Nisa) e de Maria Quitéria (de Arês) e neta materna de Pedro Dias Carita e de Ana Caldeira (de Nisa). Desta linha dos avós maternos há notícia no Livro de Linhagens da Vila de Nisa, de Filipe Manuel Louro Carita e de João Maria Melato Carita, Edições Colibri, 2009.

Na altura perguntei sem resposta pelo casal Pedro Dias Carita e Ana Caldeira em http://geneall.net/pt/forum/159830/nisa-online-ponte-de-sor-em-caminho/#a286495. Pus também a questão em http://geneall.net/pt/forum/152939/familia-caldeira-de-portalegre-nisa-e-crato/#a285530. E voltei a não ter uma resposta.

Pelo referido trabalho do Livro de Linhagens da vila de Nisa não consegui entroncar o casal Diogo José Franco e Maria Quitéria. Mas dei com os ascendentes de Pedro Dias Carita e de Ana Caldeira.

Na página 100, um Pedro Dias Carita se terá casado em 1780, na matriz de Nisa, com Ana Caldeira, filha de Manuel Lourenço Tremoço e de Luísa Gomes. Devem ser os "nossos".

Pedro Dias Carita era filho de Lourenço Dias Curado Carita e de Isabel Dias Tristão, que se casaram na paróquia do Espírito Santo, Nisa, em 1753. Era neto paterno de outro Pedro Dias Carita e de Maria Dias Curado (estes avós casados em 1723, também na Igreja do Espírito Santo, e ela filha de Manuel Dias Curado e de Inês Basso) e neto materno de Mateus Tristão Pimentel (de Póvoa e Meadas) e de Maria Dinis (estes avós casados no Espírito Santo, Nisa, em 1733, ele, o noivo, já viúvo de Maria Manhãs, e ela, a noiva, filha de Manuel Dias das Chagas e de Isabel Pires, conforme se lê no referido Livro de Linhagens..., p. 407).

Se precisar, pelo livro posso precisar mais alguns ascendentes destes Caritas.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378204 | carlalouro | 01 mar 2017 18:39 | Em resposta a: #378198

Olá

Respondendo à sua pergunta, nao me estou só a focar nos "Louros".

Tenho fases. Ja pesquisei do lado da minha mãe "Mendes Vaz" até certo ponto, tendo até descoberto que os meus avos maternos eram primos em 3º e 4ºgrau. Todos de Flor da Rosa.

Mas agora que tive algum tempo quis procurar o nome Louro do meu lado paterno que tinha ficado pendente pela confusão e dificuldade que me foi colocada com nomes tao semelhantes nos jose ferreira louro, mouro e duarte.

Dos dados que me facultou descobri o nome dos bisavos paternos de Pedro Dias Carita que ainda nao tinha procurado.

E da Isabel da Rosa acabo de descobrir, com as suas informações, que os pais (Antonio Pereira Moura de Carvalho+Catharina Rodrigues) tiveram duas filhas chamadas Isabel.

A primeira com data de batismo de 9/4/1789 (pag148) e a segunda (a sua) com data de batismo de 18/04/1795. (pag 31).

Agora so nos obitos descobriremos qual casou com jose ferreira da moura.

Ja consegui descobrir os bisavos paternos desta isabel: João Mendes e Maria da Moura (pais de Antonio moura de carvalho) e Diogo gonçalves Toscanno+Anna da Roza (pais de Isabel Pereira.

Esta informação descobri num registo de batismo de um Pedro, tio paterno de Isabel nascido em 17/05/1750... na pagina 549. O ano tenho duvidas por causa da caligrafia do padre.

Agora, para já,, quero focar-me em descobrir os avos paternos e maternos de joao de moura louro para continuar nesse ramo da familia...

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378207 | carlalouro | 01 mar 2017 20:09 | Em resposta a: #378204

Boa noite

Numa primeira volta na procura pelo obito de isabel da Rosa entre 1789 e 1795 nao encontrei nada.

Não é inusual nessa altura dar a um segundo filho o nome do primeiro se faleceu.

Mas ficar com dois filhos com o mesmo nome??? Quando tiver tempo vejo novamente para o caso de me ter passado ao lado...

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378208 | carlalouro | 01 mar 2017 22:08 | Em resposta a: #378110

ola

Do ramo louro na sertã nao consigo ir mais longe... ainda nao tem nada digitalizado de 1730...

Só indo la... e nao ha tempo...

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378243 | NISGM | 03 mar 2017 11:16 | Em resposta a: #378110

Viva,

Imagino que a primeira Isabel terá morrido antes do nascimento da segunda. Da ausência de um documento de óbito não concluiria grande coisa. Tenho centenas de registos incompletos. Gente para quem encontro apenas uma data ou até nenhuma. Coisas dos paroquiais, da escrita deles, da guarda deles. E sim, Castelo Branco tem andado atrasado na colocação dos paroquiais online.

Volto a pôr aqui em Sosa Stradonitz, alguns ascendentes de Joaquim Louro. Em concreto apenas os que se referem a Catarina Gomes. Acrescentei-lhes uns anos de casamento (e respectiva paróquia) tiradas da referida obra Linhagens da Vila de Nisa. Já tem menos gente que a primeira que sugeri, e julgo ser mais simples de seguir. Espero não lhes ter introduzido erros.

E julgo não ter mais elementos acerca desses V. ascendentes Louros, dos que sobem por Joaquim Louro. Usam-se números pares para os homens e ímpares para as mulheres. Para achar o pai de alguém, multiplica-se o número de ordem por 2 (dois). Para achar a mãe, multiplica-se o número de ordem por 2 (dois) e soma-se-lhe 1 (um). Separei as gerações por uma linha bastante grande de traços, para melhor as visualizar. E quando os ascendentes de alguém não estão identificados pus-lhes dois traços à frente.

Atentamente, nuno de m.



1. Catarina Gomes
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Pedro Dias Carita. Casou-se 1780, Matriz, Nisa
3. Ana Caldeira
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Lourenço Dias Curado Carita. Casou-se em 1753, Espírito Santo, Nisa
5. Isabel Dias Tristão
6. Manuel Lourenço Tremoço. Casou-se em 1746, Matriz, Nisa
7. Luísa Gomes
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8. Pedro Dias Carita. Casou-se 1723, Espírito Santo, Nisa
9. Maria Dias Curado
10. Mateus Tristão Pimentel, natural da Póvoa e Meadas, viúvo de Maria Manhãs. Casou-se 2ª vez em 1733, Espírito Santo, Nisa --
11. Maria Dinis
12. Domingos Lourenço. Casou-se em 1711, Matriz, Nisa
13. Ana Mendes, natural de Velada
14. Pedro Fernandes --
15. Maria Gomes --
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16. Gregório Dias Carita. Casou-se em 1686, Matriz, Nisa.
17. Maria Inchada, viúva de Manuel Dias Cobreta --
18. Manuel Dias Curado
19. Inês Basso
20. --
21. --
22. Manuel Dias das Chagas --
23. Isabel Pires --
24. Manuel Lourenço. Casou-se em 1680, Matriz, Nisa
25. Maria Dias Domingues
26. Manuel Barrenho --
27. Maria Mendes --
28. --
29. --
30. --
31. --
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
32. António Dias Ramos Carita. Casou-se em 1648, Matriz, Nisa
33. Maria Vaz --
34. --
35. --
36. Francisco Mendes Curado. Casou-se em 1661, Espírito Santo, Nisa
37. Maria Vaz
38. Francisco Fernandes
39. Isabel Pires
40. --
41. --
42. --
43. --
44. --
45. --
45. --
46. --
48. --
49. --
50. João da Costa Tremoço. Casou-se em 1656, Matriz, Nisa
51.Maria Semedo
52. --
53. --
54. --
55. --
56. --
57. --
58. --
59. --
60. --
61. --
62. --
63. --
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
64. Pedro Dias Ramos. Casou-se em 1609. Espírito Santo, Nisa
65. Maria Semedo
[…]
72. António Fernandes Malcurado. Casou-se em 1622, espírito Santo, Nisa
73. Filipa Dias
74. Manuel Dias Mina
75. Maria Vaz
[...]
100. Pedro Dias Tremoço. Casou-se em 1626, Matriz, Nisa --
101. Maria Dias Domingues --
102. Marcos Dias --
103. Maria Semedo --
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
128. Baltasar Dias --
129. Maria Álvares --
130. André Semedo --
131. Catarina Gonçalves --
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378254 | carlalouro | 03 mar 2017 15:20 | Em resposta a: #378243

Boa tarde!

Excelente toda a informação que me enviou. Vou completar a parte da Catharina Gomes e ir buscando nos arquivos a doc. para arquivar.

Isto da Genealogia é como se fosse um puzzle que se vai completando lentamente.

Muito obrigada pela ajuda!

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378256 | NISGM | 03 mar 2017 15:30 | Em resposta a: #378254

Cara Carla Louro,

Posso só sugerir uma coisa? Talvez seja de actualizar antes os nomes para português actual. Se quiser ter os dados em bases de dados torna-se mais fácil a pesquisa e é essa a prática em bases de dados e nas escritas historiográficas. É mais simples e óbvio pesquisar por uma Catarina do que nos lembramos de que podem ter usado Catharina quando introduziram os dados.

Por exemplo, se se andasse à procura na pesquisa de tópicos por uma "catarina gomes amieira", corria o risco de não dar com este tópico se nele apenas surgisse Catharina. E se por acaso outro pároco a tivesse registado como Catherina ou Caterina, como também já vi? Mais pesquisas teriam de fazer-se. A prática é pois consolidar os nomes na forma actual de modo a evitar divergências e inconstâncias de grafia de cada época, e de cada pároco.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378263 | NISGM | 03 mar 2017 18:34 | Em resposta a: #378254

Estava com curiosidade quanto à ascendência de Ana Caldeira, filha de Manuel Lourenço Tremoço e de Luísa Gomes. Dei uma voltinha nos paroquiais de Nossa Senhora da Graça de Nisa, e dei com uma sua irmão, Joana, nascida em 1747, tif. 340. A mãe surge como Luísa Fernandes, mas os avós são os que já indicara (de facto, Luísa é filha de um Pedro Fernandes e de uma Maria Gomes, o que explicará facilmente que a filha surja como Luísa Gomes, no Livro de Linhagens da Vila de Nisa, e como Fernandes no Paroquial). O Livro de Linhagens da Vila de Nisa fazia referência a esta Joana - Joana Gomes, que se casaria em 1766, na matriz de Nisa.

A nota relevante vai para o referido Pedro Fernandes, avô de Joana e da "nossa" Ana Caldeira. No paroquial (http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1012617 , p. 240) Pedro Fernandes vem indicado como Pedro Fernandes da Caldeira, de Ervedal, bispado de Coimbra. Se assim for, será oriundo de Oliveira do Hospital de onde traz uma aparente alcunha (da Caldeira) igual a um apelido com forte presença na região.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378286 | carlalouro | 04 mar 2017 11:44 | Em resposta a: #378263

Bom dia

Vou entao atualizar os meus registos no que diz respeito à atualização da ortografia dos nomes.

Estou com uma duvida... gostaria de saber a sua opiniao que anda ha mais tempo que eu nisto!

Tenho usado a base de dados da Heritage e descobri que acima das 250 pessoas terei de subscrever o sistema. Tenho também o ficheiro do programa offline no computador. Mas parece-me que tem o mesmo limite de pessoas.

Agora fiz o download da base de dados do Legacy para explorar e ver como funciona. Mas nao sei qual será o melhor para ir colocando tudo o que vou descobrindo.

Qual é a sua opiniao?

Votos de um fim de semana

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378287 | NISGM | 04 mar 2017 12:47 | Em resposta a: #378110

Cara Carla Louro,

Não serei de grande ajuda, confesso. Há muito que desisti de usar esse tipo de recurso, até por nunca ter gostado muito dos resultados. Quando se tem muitos dados e muitos colaterais e navegação torna-se ilegível.

Cheguei a usar o PAF, que entretanto foi descontinuado, apenas para uso privado. O Geneall tem as suas próprias árvores de costado pagas, nas contas plus.

Por mim, optei há bastante tempo por folhas word com o tipo de lista que se pode ver em http://www.guia.heu.nom.br/genealogia/images/FamiliaSOUZA_FG03.jpg. Nem sei como se chama esse tipo de esquema.

Para cada avô meu abri um documento word diferente e nesse documento abro sucessivos títulos com os apelidos que vão surgindo. E dentro de cada um deles descrevo e numero as gerações que vão surgindo. Também não são meus, mas as ditas listas resultam mais ou menos como se pode ver em http://geneall.net/pt/forum/154184/familias-de-almeida-pinhel-e-f-castelo-rodrigo/#a239441.

Infelizmente, por não ter re-verificado os Louros e por muitos dados me terem sido fornecidos e não verificados, acabei por nunca ter feito isso para eles.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378338 | carlalouro | 05 mar 2017 18:05 | Em resposta a: #378288

Boa tarde

É normal o site do Tombo estar desligado em Portalegre???

Mais um fim de semana que nao se pode pesquisar nada...

Carla

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378343 | NISGM | 05 mar 2017 18:36 | Em resposta a: #378110

Olá, Com grande frequência, o Digitarq vai abaixo ao fim-de-semana. E não apenas em Portalegre. Acho que desta vez foi todo, pois precisei do Livro do Duarte Darmas e...

Quando dou por isso aviso-os, não se dê o caso de não repararem, mando-lhes um mail.


A folha que refiro é a 240 e não a 340 de que falo primeiro.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378379 | carlalouro | 06 mar 2017 16:00 | Em resposta a: #378343

Boa tarde

Ja me decidi quanto ao modo de arquivo. Fiz o download do programa Heritage e agora so coloco os dados offline.

A vantagem é que posso colocar quantas pessoas quiser e o programa faz o livro de familia para imprimir com todos os detalhes combinados de diferentes formas:

1. ASCENDÊNCIA PATERNA
2. ASCENDÊNCIA MATERNA
3. DESCENDENTES
4. RELAÇÕES DIRECTAS
5. INDIRETAMENTE RELACIONADO
6. INDIRETAMENTE RELACIONADO
7. ÁRVORES DE FAMÍLIA
8. FONTES
9. ÍNDICE DOS LUGARES
10. ÍNDICE DAS DATAS
11. ÍNDICE DOS INDIVÍDUOS

Faz ainda arvores genealogicas de diferentes tipos e com ascendentes e descendentes conforme pedirmos ao programa.

A desvantagem é que deixo de ter acesso a possiveis matches.

Enfim... à falta de poder pesquisar dediquei-me a isto!

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378584 | carlalouro | 13 mar 2017 21:53 | Em resposta a: #378379

Boa noite

Preciso de ajuda para decifrar uma pagina dos arquivos paroquiais de amieira do Tejo,(em Nisa, Portelegre) no ano 1724/1739 na folha 85.

O registo refere um Maria filha de Pedro Dias...... e de Catarina Pinheira.

Preciso de saber a proveniencia de Pedro Dias assim como os nomes dos avos paternos (Antonio Pires e Maria da Cruz???) naturais de ....(ilegivel tb).

O resto consigo ler....

Agradeço desde já a ajuda!!!!

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378586 | NISGM | 13 mar 2017 22:11 | Em resposta a: #378584

Cara Carla, Neste momento não consigo ir aos paroquiais, mas não serão o mesmo Pedro Dias e Catarina Pinheira, que lhe indiquei mais acima, com naturalidade e tudo?

Atentamente, Nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378587 | carlalouro | 13 mar 2017 22:13 | Em resposta a: #378586

sim, é!

Mas neste registo quero confirmar os locais de origem porque me parece que este padre aponta noutra direção....

Carla

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378590 | NISGM | 13 mar 2017 23:02 | Em resposta a: #378587

Vi no móvel. António Pires e Maria da Cruz, naturais de Calvaria, freguesia de Cernache, Sertã. Neta materna de Joaquim Mouro, Amieira, e Catarina Pinheira, do Crato.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378591 | carlalouro | 13 mar 2017 23:05 | Em resposta a: #378590

Muito Obrigada!!!

Descobri agora a existencia do repositorio historico.

https://repositoriohistorico.pt/

Qual é a sua opiniao? Vale a pena?

Carla Louro

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378592 | carlalouro | 13 mar 2017 23:07 | Em resposta a: #378591

Estive a confirmar os locais de proveniencia ... são os mesmos! Ou seja... dai nao passo porque na serta nao ha nada deste periodo...

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378595 | NISGM | 13 mar 2017 23:30 | Em resposta a: #378591

Vale a pena, claro. Concentra e agrega a informação à medida que é posta online. Tem também a hipótese de pesquisa, que de crescer será muito útil. Do género agregador existe também o etombo. Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Familia Louro de Amieira

#378600 | NISGM | 14 mar 2017 09:50 | Em resposta a: #378592

Já agora, veja o Genealogia FB no blogspot ponto pt. Para o distrito de Portalegre têm listas de casamentos em Excel. Nunca peguei nele para Nisa, mas, de facto, pode resolver-lhe muitos problemas:

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 01:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen