Certidão de nascimento de minha avó

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas | Regiões

Certidão de nascimento de minha avó

#378642 | cizo | 15 mar 2017 14:18

Olá.

Estou tentando conseguir a certidão de nascimento de minha avó. Eu tentei através de cartórios de Lisboa, pelo consulado e diversos outros meios, mas não obtive êxito. Não respondem aos meus emails. O que me falta é a Freguesia, o Concelho e o Distrito, que não os tenho.

Nome: Rosa de Jesus Ferreira
Pais: José Maria Secco e Thereza de Jesus Ferreira
Nascimento: 24/05/1896
Cidade de Nascimento: Lisboa

Alguém por favor poderia me dar uma luz?

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378644 | silvestre | 15 mar 2017 14:55 | Em resposta a: #378642

Boa tarde, "Cizo",
Aqui vai a luzinha: os seus (?) bisavós casaram em Lisboa, Encarnação, Janeiro de1887, portanto a sua avó pode andar por perto. Não quero estragar a emoção da descoberta, portanto, segue o link com os livros: http://tombo.pt/f/lsb15
cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378653 | cizo | 15 mar 2017 16:51 | Em resposta a: #378644

Olá Vera.

Agradeço a resposta e pela luz.

Eu cheguei a procurar nesses livros de Batismo, mas o nome da minha avó eu não encontrei. Vou reforçar a busca.

Escrevi para uma dezena de sites e cartórios on-line de Portugal, oferecendo os dados que eu tenho, nenhum retornou. Precisava da Freguesia, Concelho e Distrito para solicitar a certidão através do consulado.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378654 | cizo | 15 mar 2017 17:00 | Em resposta a: #378644

Agora, no portal que me passou, justamente o ano que minha avó nasceu esta dando erro:

http://digitarq.dgarq.gov.pt/error?file=~/GenericErrorPage.html

Que tristeza...

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378656 | silvestre | 15 mar 2017 17:26 | Em resposta a: #378654

O portal pode estar em manutenção mas voltará. Deve também procurar em datas diferentes e nas freguesias vizinhas daquela onde os pais casaram. Entretanto veja se no casamento dos pais há alguma pista.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378657 | cizo | 15 mar 2017 17:32 | Em resposta a: #378656

Agradeço a resposta Silvestre.

Como relatei, para solicitar a certidão eu precisava do Concelho, Freguesia e Distrito.

Caso seja a certa, a Freguesia seria "Encarnação". Conselho seria "Lisboa" e Distrito seria "Lisboa"? Não estou conseguindo me achar com essas três denominações.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378658 | silvestre | 15 mar 2017 17:44 | Em resposta a: #378657

Sim, a ordem é essa.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378659 | cizo | 15 mar 2017 17:51 | Em resposta a: #378658

Obrigado.

Então Concelho e Distrito são as mesmas coisas? Ou são coisas diferentes com o mesmo nome?

Desculpe o excesso de dúvidas.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378662 | cizo | 15 mar 2017 18:23 | Em resposta a: #378658

Vera, mais uma ajuda. Como você conseguiu as informações sobre o casamento dos meus bisavós?

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378672 | Jorge Resende | 15 mar 2017 21:56 | Em resposta a: #378662

http://digitarq.adctb.dgarq.gov.pt/viewer?id=1061475 Seu bisavô era da Covilhã? Se sim, este é o pedido de passaporte dele

Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378681 | cizo | 16 mar 2017 03:04 | Em resposta a: #378672

Agradeço o auxílio.

Não sei absolutamente nada sobre meus bisavós.

Tentei escrever para os cartórios da região e ninguém responde.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378701 | Jorge Resende | 16 mar 2017 17:07 | Em resposta a: #378642

http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=4814933 tif 903 e 904 casamento em lisboa dos bisavós José maria secco com teresa de jesus ferreira em 1887 lisboa freguesia encarnação.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378737 | cizo | 17 mar 2017 00:44 | Em resposta a: #378701

Meu Deus, como vocês conseguem achar isso? Impressionante.

Dei um tiro no escuro. Com a informação que vocês passaram da freguesia sendo de Encarnação, fui ao consulado aqui em Santos e solicitei a certidão de nascimento da minha avó. A moça conferiu todos os dados, disse que estava tudo certo, mas que qualquer problema iria me ligar. Mas que a princípio estava certo e que daqui a 10 dias eu recebo a certidão.

Mesmo que não esteja certo, gostaria de agradecer-los. Foi de extrema ajuda. Muito obrigado a vocês dois que me auxiliaram nesse momento que eu nem sabia onde iniciar a minha busca.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378748 | silvestre | 17 mar 2017 08:46 | Em resposta a: #378737

Não se fie que a sua avó tenha nascido em Encarnação. Ela nasceu muitos anos depois do casamento e podem ter mudado de residência para uma freguesia vizinha ou ela ter nascido em S. José, no Hospita. É melhor procurar pois tem os livros online.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378755 | cizo | 17 mar 2017 13:13 | Em resposta a: #378748

Bom dia Vera.

Eu encarecidamente espero que não, ou então voltarei a escala zero. Eu procurei bastante, como me orientou, mas não encontrei. Só me resta torcer.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378760 | Jorge Resende | 17 mar 2017 16:31 | Em resposta a: #378642

http://tombo.pt/f/lsb29

Tem aqui a solução para o seu problema. Este link tem todas as freguesias da cidade de Lisboa. Como diz que a sua avó nasceu em Lisboa em 1896, é simples, em todas as freguesias, em batismos do ano de 1896, tente, com calma, perdendo embora algumas horas, encontrar o assento de batismo da sua parente. Para ajudar, nos livros paroquiais, por vezes, ao principio ou no fim, existem índices, que podem ajudar a perder menos tempo. Boas pesquisas, entretenha-se!!!
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378765 | cizo | 17 mar 2017 17:18 | Em resposta a: #378760

Obrigado Jorge.

Estou fazendo isso agora mesmo. Tenho uma certa dificuldade em entender a letra, dificuldade em ler o texto. Mas continuo na busca. Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378770 | cizo | 17 mar 2017 18:18 | Em resposta a: #378642

Boa tarde.

Encontrei o documento dela aqui do Brasil. Acabei de verificar que nesse documento aparece que ela nasceu em 26/04/1896. E na certidão de casamento aparece que ela nasceu no dia 24/04/1896.

http://i65.tinypic.com/35hr1ow.jpg

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378771 | cizo | 17 mar 2017 18:20 | Em resposta a: #378642

Esse é o link certo:

http://ap.imagensbrasil.org/image/jpjQNR

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378779 | saintclair | 17 mar 2017 21:32 | Em resposta a: #378771

-
Freguesias a consultar,anexas à Freg. Encarnação;
S. José,Sacramento,Mártires,S.Paulo,Stª Catarina.
http://www.familiasalreta.me/Paginas/Lisboa-1760Freg.html
Saintclair

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378790 | Jorge Resende | 17 mar 2017 22:33 | Em resposta a: #378770

E o que é que dois dias mudam a sua pesquisa? Pesquise em 1896 nas várias freguesias, mas sempre a partir de Abril, pois geralmente só se era batizado no dia do nascimento ou dia seguinte se houvesse perigo de vida! Também certos pais registavam os filhos um, dois, e mais meses, até anos, depois do nascimento!...
Assim, após os meses de Abril de 1896, inicie a sua pesquisa.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378799 | cizo | 18 mar 2017 14:27 | Em resposta a: #378642

Bom dia pessoal.

Consegui encontrar o documento. Ela nasceu na freguesia de Santa Engrácia.

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378800 | silvestre | 18 mar 2017 14:32 | Em resposta a: #378799

Parabéns!

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378801 | Jorge Resende | 18 mar 2017 15:01 | Em resposta a: #378799

Porreiro!!!! Parabéns! Ficou perito a pesquisar livros paroquiais. Por email, dirija o seu pedido ao Arquivo Distrital de Lisboa-Torre do Tombo, solicite cópia autenticada, o preço é cerca de 20 euros, fora portes de correio. Veja na net os contatos do Arquivo Distrital, dê todos os dados corretamente, envie por precaução como anexo a página do livro de batismos que encontrou.
Boa sorte
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378806 | Jorge Resende | 18 mar 2017 18:53 | Em resposta a: #378799

https://www.google.pt/maps/@38.7192655,-9.1203621,3a,90y,17.55h,89.66t/data=!3m6!1e1!3m4!1sRRjNeQlgyKROhGmeL_mA8A!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1?hl=pt-PT

Seria neste local, Calçada dos Barbadinhos 16 que nasceu a sua avó Rosa. O seu bisavô tinha como profissão oficial de brochas e pincéis, fazia pinceis para pintar por exemplo, paredes, pinceis para a construção civil, em termos de pintura

http://www.cano-sa.com/pt/brocha-producto/
Lisboa é uma cidade linda! Um dia venha conhecer a terra da sua avó!
Um abraço
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378808 | silvestre | 18 mar 2017 19:31 | Em resposta a: #378737

Cizo,
Talvez seja melhor cancelar o pedido que fez em Santos ou sujeita-se a que lhe apresentem a conta de dez dias de buscas árduas, sabe-se lá se infrutíferas... Siga as indicações do confrade Jorge.
E, já agora, podia apresentar-se.
Vera

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378810 | cizo | 18 mar 2017 19:59 | Em resposta a: #378801

Jorge

Foi bem difícil, além dos livros estarem bem apagados a letra de quem escrevia era bem ruim de se ler. Mas deu certo.

Agora como você descobriu a profissão do meu avô? No documento que ele assinou quando chegou no Brasil, ele se descreveu como LAVRADOR.

Agora peguei gosto. Essas descobertas foram maravilhosas. Quero saber mais, onde eles moravam, o que faziam, etc. Estou pesquisando. Consegui o nome da embarcação a vapor que os trouxeram de Lisboa até Santos. Achei os nomes dos pais da minha avó portuguesa e os irmãos dela, em um documento que listavam os imigrantes que chegavam no porto de Santos. Eles chegaram na cidade e nossa família continua aqui até hoje.

Vera

Segunda-feira de manhã cedo vou até o Consulado Português aqui de Santos alterar os dados que havia passado. Para não perder tempo e nem fazer a pessoa responsável perder tempo procurando. Agradeço a preocupação.

Em breve estarei indo para Lisboa, não tenham dúvida.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378822 | Jorge Resende | 18 mar 2017 22:54 | Em resposta a: #378810

No assento de batismo da sua avó Rosa, diz que o pai dela, José Maria Secco, (o seu bisavô) era oficial de brochas e pinceis, ou seja, era operário e devi trabalhar nalguma fábrica que fazia trinchas, pinceis, brochas para pinturas de paredes, de móveis, etc.
Sua avó Rosa
era filha de José Mário Secco nascido e batizado no Distrito de Aveiro, Concelho de Santa Maria da Feira, freguesia de Arrifana,
e era filha de Teresa de Jesus Ferreira, natural do Distrito de Coimbra, Vila Nova de Poiares, freguesia de Santo André.

Os avós paternos de Rosa eram Manuel Secco e Teresa Maria, de Aveiro/Santa Maria da Feira/Arrifana
e os avós maternos de Rosa eram Carlos Ferreira e Maria Carvalho, de Coimbra/Vila Nova de Poiares/Santo André.

Quando casaram na igreja da Encarnação de Lisboa, o pai de Rosa, José Maria Secco tinha 24 anos e a mãe de Rosa sua avó, tinha 25 anos. Casaram em 1887.

Adivinho que o seu maior interesse é certamente obter documentos para a dupla nacionalidade, todavia, estes dados dão-lhe a conhecer os seus ascendentes.
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378830 | Fabio Guimaraes | 19 mar 2017 00:09 | Em resposta a: #378642

Boa noite
Preciso da certidao de nascimento da minha avó, nascida aos 19/5/1890, em Viseu.
O nome dela eh Maria Emilia Lopes ( Lopes seria o de casada) , nao sabemos o sobrenome de solteira dela.
Alguem poderia me ajudar ?
Grato
Fabio

fabioguimys@gmail.com

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378833 | Fabio Guimaraes | 19 mar 2017 00:53 | Em resposta a: #378642

Boa noite
Preciso da certidao de nascimento da minha avó, nascida aos 19/5/1890, em Viseu.
O nome dela eh Maria Emilia Lopes , filha de Joao Lopes Monte Soeiro e Ana da Trindade
Alguem poderia me ajudar ?
Grato
Fabio
Obs: estas informacoes sao complementares a anterior.

fabioguimys@gmail.com

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378848 | cizo | 19 mar 2017 13:55 | Em resposta a: #378822

Bom dia Jorge.

O meu maior interesse era a dupla nacionalidade. Mas agora fiquei extremamente entusiasmado com toda a história da minha família portuguesa. Eu e os familiares aqui do Brasil temos um grupo no aplicativo WhatsApp onde eu compartilho todas as informações encontradas, e todos estão encantados com essas descobertas.

Mais uma vez agradeço por toda essa ajuda.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378849 | cizo | 19 mar 2017 13:59 | Em resposta a: #378833

Agora estou na busca da certidão do avô ou avó de um amigo.

Os dados que ele tem são os seguintes:

1) Nome do português: Manoel Marques (morte 02/05/1925)
Cidade: Viseu

2) Nome da portuguesa: Joaquina dos Prazeres (a data do nascimento não é certeza: 13/08/1891)
Cidade: Viseu

Filhos:

Antônio Ferreira Marques
Nascimento: 09/08/1918
Maria Ferreira Marques
Nascimento: 31/12/????
Camilo Ferreira Marques
Nascimento: ?

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378861 | mila1000 | 19 mar 2017 16:21 | Em resposta a: #378642

sugestão:abra um novo tópico,é uma nova busca

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378868 | Jorge Resende | 19 mar 2017 18:45 | Em resposta a: #378848

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43859&FileID=390206 TIF 26, assento 94 na página lado direito, o penúltimo assento

Aqui lhe deixo também para a sua história genealógica o assento de batismo da sua bisavó Teresa de Jesus Ferreira. Dado a letra ser terrível, vou transcrever o que fôr possível, mas vai ficar com mais nomes de antepassados seus. Aguarde mais um pouco que já lhe enviarei a transcrição.
Um abraço
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378869 | silvestre | 19 mar 2017 18:54 | Em resposta a: #378861

"nome do português" onde é que eu já li isto?...

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378870 | Jorge Resende | 19 mar 2017 19:09 | Em resposta a: #378868

Eis a transcrição possível
"Batismo de Teresa Jesus Ferreira
1861- Vila Nova de Poiares, freguesia de Santo André/Coimbra

Aos 17 de Novembro do ano de 1861, na igreja de Santo André da Vila Nova de Poiares distrito de Coimbra, distrito eclesiástico de Miranda do Corvo, diocese de Coimbra, o presbítero José Joaquim da Pena, vigário da mesme freguesia batizou solenemente e pôs os santos óleos a uma criança do sexo feminino a quem deu o nome de Teresa, a qual nasceu às 9 horas da noite do dia 23 de Outubro deste mesmo ano, filha legítima de Carlos Ferreira e de Maria Carvalho, ele do Casal do Vale do Cascalhal (ou Carvalhal...) e ela, do Casal do Vale de S. Martinho, moradores no lugar do Pereiro de Cima, ele com a profissão de pedreiro e ela trabalhadora, recebidos (casados) nesta mesma igreja de Santo André e dela paroquianos.

Teresa, a batizada, era neta paterna de Joaquim Francisco e de Sebastiana Ferreira, naturais ela do lugar de Ferreira e ele do lugar do Pouzão e moradores no Casal do Vale de Carvalhal,e era neta materna de António Simões cabo (apelido ou profissão?) e de Rosária Carvalho ele natural do Forte do Pereiro e ela do Casal da Torquinha (?), etc, etc... "
Se mais aparecer, enviarei

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378875 | Jorge Resende | 19 mar 2017 23:16 | Em resposta a: #378870

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=43549&FileID=47650 TIF 4, assento nº 4 batismo do seu bisavô José Maria Seco. O padre que redigiu o assento de casamento dele, em 1887, com Teresa de Jesus Ferreira, devia ter ter bebido alguma coisa estranha, pois se enganou no local de nascimento do noivo. A Arrifana, local de nascimento de José Maria, é em Vila Nova de Poiares e não em Vila da Feira,distrito de Aveiro, onde também há outra Arrifana.
Assim, considerem local de batismo e nascimento de José Maria Seco em Arrifana, Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, vizinho da noiva Teresa de Jesus Ferreira, da freguesia de Santo André.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378876 | Fabio Guimaraes | 19 mar 2017 23:52 | Em resposta a: #378849

Ola Jorge, sou novato aqui no Forum, portanto tenho algumas duvidas
Apareceu para mim a sua resposta mas com assunto de outra pessoa

Alguma orientação em relação a isso ?

Grato
Fabio

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378877 | Fabio Guimaraes | 19 mar 2017 23:57 | Em resposta a: #378849

Ola Ciso, sou novato aqui no Forum, portanto tenho algumas duvidas
Apareceu para mim a sua resposta mas com assunto de outra pessoa

Alguma orientação em relação a isso ?

Obs: na msg anterior cometi um equivoco em relação ao nome...me referi ao Jorge, mas eh Ciso.

Grato
Fabio

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378878 | Jorge Resende | 20 mar 2017 00:02 | Em resposta a: #378642

CISO
http://tombo.pt/ NESTE SITE TEM DISTRITOS, CONCELHOS E FREGUESIAS PORTUGUESAS, PARA PESQUISA EM LIVROS PAROQUIAIS.

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=53063&FileID=48410 NO TIF 5, ASSENTO 3 CASAMENTO DOS PAIS DO SEU BISAVÔ JOSE MARIA SECO, MANUEL SECO E TERESA MARIA.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378882 | silvestre | 20 mar 2017 09:18 | Em resposta a: #378799

Caro/a Cizo e heterónimos,

Neste caso, foi uma vitória merecida pois, no final, o "Cizo", que nunca se identificou até ao fim, lá se resolveu a pesquisar...
Na sua profissão deve ter ferramentas de trabalho, vulgo investimento, algumas das quais sites pagos. No caso das pesquisas em Lisboa é fundamental o nosportugueses.pt onde está indexado o casamento dos seus supostos avós e há ainda este mesmo site, já que diz que ficou seduzido pela pesquisa genealógica.
Quanto a Viseu, a minha cidade de origem, tem várias freguesias urbanas e outras no termo da cidade. Só lhe resta ir ao tombo.pt e pesquisar uma a uma. Se não estiver disposto, nem tiver a sorte de encontrar alguém que já pesquisou essas pessoas, sempre existem profissionais que o fazem.
Também não percebi como é que, estando ainda no início da pesquisa, já tem um grupo no watsapp...
cada elemento procura os seus avós do Minho ao Algarve?

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378906 | cizo | 20 mar 2017 20:14 | Em resposta a: #378642

Desculpem a demora. Vou tentar responder a todos.

Estou na busca agora pela certidão do meu amigo. Me empenhando em ajudá-lo. Mas está muito difícil.

Jorge

Muito obrigado mais uma vez por todas as informações sobre a minha família e agradeço por transcrever, realmente a letra estava horrível. hahahaha

Vera

Não teria conseguido sem ajuda de vocês. De forma alguma. Muito obrigado mesmo.

Fábio

Você precisa abrir um tópico seu, relatando o seu caso. Você escreveu no meu tópico, por isso acaba misturando as informações. Abra um tópico seu que alguém poderá lhe ajudar.

Boa sorte.

Mila1000

Já abri um novo tópico com a minha nova procura. Mas meu amigo possui poucas informações, então fica bem difícil.

http://geneall.net/pt/forum/171315/ajuda-para-certidao-de-nascimento-de-portugues-de-viseu/#a378818

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378907 | mila1000 | 20 mar 2017 20:49 | Em resposta a: #378642

Cizo,

podia assinar seu nome...

Mila

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento de minha avó

#378989 | cizo | 22 mar 2017 14:47 | Em resposta a: #378907

Bom dia Mila.

Me desculpe, não entendi sobre assinar o nome.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen