Certidão de casamento de imigrante italiano - Campanha, MG

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Direito | Eventos

Certidão de casamento de imigrante italiano - Campanha, MG

#378805 | Adriana Cesarino | 18 mar 2017 18:52

Alguém pode me ajudar informando para onde posso escrever para conseguir uma certidão de casamento de meu antepassado ocorrido, provavelmente, em Campanha, MG (foi lá que morou até morrer depois que veio para o Brasil).

Já estive em Campanha, mas tive muito pouco tempo para pesquisar. Consegui, apenas, na faculdade de lá, cópia do inventário da mulher dele e foi nos 45, do 2º tempo.

Resposta

Link directo:

Certidão de casamento de imigrante italiano - Campanha, MG

#378854 | FilipeFlard | 19 mar 2017 15:08 | Em resposta a: #378805

Prezada Adriana,

Bom dia.

Estão disponíveis no FamilySearch livros de matrimônio e livros mistos de algumas paróquias de Campanha:

https://familysearch.org/search/image/index?owc=M5F2-2NL%3A369869101%3Fcc%3D2177275

Como não se sabe a data exata do casamento, o jeito é ler os livros procurando o nome dele e possíveis variações ortográficas. Para facilitar, por exemplo, se souber que ele chegou ao Brasil em 1852 e que o primeiro filho nasceu em 1856, recomendo ler os livros referentes a esse período.

Pode-se também contatar o arquivo diocesano de lá, mas a diocese provavelmente só conseguirá localizar o assento se souber em que paróquia ou pelo menos em que ano aconteceu o casamento.

Sugiro também que informe o nome do seu antepassado e demais informações que tiver dele aqui no fórum. É possível que assim alguém que saiba melhor do que eu como pesquisar nessa região das Minas Gerais tenha como ajudá-la. Isso sem excluir a possibilidade (é improvável, mas não impossível) de que algum primo distante seu, afastado da família há um século mas também pesquisando as próprias origens, apareça aqui com o documento que você procura.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

Certidão de casamento de imigrante italiano - Campanha, MG

#378908 | Adriana Cesarino | 20 mar 2017 21:17 | Em resposta a: #378854

Filipe, muitíssimo obrigada. Vou dar uma olhada no FamilySearch. Na verdade, já estou fazendo e não encontrei nada até agora sobre o italiano. Consegui localizar o registro de nascimento do filho dele (certidão de batismo que eu, inclusive, já obtive em Campanha) mas, no encontrei o registro do FamilySearch por acaso porque, o sobrenome, Cesarino, está só como C. Sei que é o registro dele porque o nome da mãe dele, apesar de também não estar com o sobrenome completo, é um tanto incomum, Mariana Barbara Generosa Trant - no registro aparece Joao C., casado com Mariana Barbara G, o nome de nascimento do meu bisavô, José - e não José Bras Cesarino, e a data de nascimento dele que é a mesma.
De qualquer maneira, muito obrigada.

Resposta

Link directo:

Certidão de casamento de imigrante italiano - Campanha, MG

#380652 | FGJ | 04 mai 2017 18:43 | Em resposta a: #378805

Eu respondi a esta mesma solicitação em tópico de igual teor.
Parece-me q vc duplicou a solicitação.
FREDERICO

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 00:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen