informação como conhecer antecedencia da minha avó

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Heráldica

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#378807 | Pedro Fernandes | 18 mar 2017 19:20

Venho por este meio pedir informação, como conhecer a antecedencia da minha avó,Maria de Nazaré Alves.(4-08-1884--29-10-79) Nao sei se tinha o nome final Talisca do meu avô.Sei que nasceu em Lourosa - Oliveira do Hospital - Viveu sempre na quinta das Medas.

pedro_a_fernandes@hotmail.com
Muito obrigado

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#378809 | silvestre | 18 mar 2017 19:46 | Em resposta a: #378807

Na imagem 53, assento34, está o baptismo de Maria da Nazaré, filha de Maria Joaquina com o averbamento do casamento com José Alves Talisca.
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41394&FileID=645354
Para prosseguir a pesquisa tem os livros online:
http://tombo.pt/f/ohp09
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379055 | Pedro Fernandes | 24 mar 2017 12:31 | Em resposta a: #378809

Muito obrigado pela informação. Por esta certidão de baptismo que não tem resolução de imagem, mesmo fazendo uma cópia A3 não consegui ler nada, utilizando uma lupa. Onde poderei requerer as certidões em papel com escrita mais visível, para depois adquirir os antecedentes da minha avó; pai e avô. Pelo que escreve ela é filha de Maria Joaquina e não tem nome de pai?

Poderei tirar essa informação online em algum registo civil, ou no registo civil de Almada, localidade onde vivo, pagando claro.
A minha curiosidade é que parece que a familia da minha avó era um mistério. Segundo sei, neta de um Senhor da Quintas da Meda, Lourosa. Homem com muitas propriedades, descendente de um senhor do Rego do Travesso- Midões e amigo de João Victor Brandão A minha avó era neta de um carpinteiro muito conceituado. E daí só ouvi frases curtas e muitos primos sem saber como e de onde vieram . A minha avó teria irmãos - peço desculpa por esse desabafo que desperta a minha curiosidade.

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379057 | Jorge Resende | 24 mar 2017 13:50 | Em resposta a: #379055

http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41424&FileID=263389 No tif/imagem 4, assento 3, assento de casamento dos pais José Nunes e Maria do Patrocinio.

Era neta paterna de António Nunes e Rita Emília e materna de José Ferreira Borges e Rita d'Almeida.

Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379068 | silvestre | 24 mar 2017 16:17 | Em resposta a: #379055

A Maria da Nazaré foi registada como filha de pai incógnito; os padrinhos são José Borges e sua mulher Ana da Cunha.
Talvez o pai apareça no registo de casamento com José Alves Talisca, em Lourosa, Oliveira do Hospital, a 24.1.1906.
O livro de 1906 ainda não está online http://tombo.pt/f/ohp09 mas pode pedir os registos para o Arquivo da Universidade de Coimbra. Se o interesse for meramente genealógico, peça fotocópia simples. https://www.uc.pt/auc
Já agora, o sr João Vítor Brandão interessa-me.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379069 | silvestre | 24 mar 2017 16:36 | Em resposta a: #379055

A Nazaré nasceu em Oliveira do Hospital, Lourosa, na Quinta da Meda, que refere, no dia 4.11.1884 e foi baptizada a 17.11.1884.

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379072 | Jorge Resende | 24 mar 2017 18:19 | Em resposta a: #379069

Peço desculpa à D. Vera, pois errei, porque ao clicar no seu indicativo sobre o batismo de Maria Nazaré não li tif 53, o livro abre logo no tif 51, onde por azar há um batismo de outra Maria Nazaré. Na aventura de ajudar, errei, e peço desculpa.
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379079 | Pedro Fernandes | 24 mar 2017 19:59 | Em resposta a: #379068

muito obrigada. Nem sei como agrader tais informaçôes que me deixa mais curioso ainda chegar ao meu trisavô. com esta informação acabo de saber que o pai da minha avó era um maltês ou o homem que tanto se falava chamado José Libanio, como sendo seu pai, que por qualquer razão, não pôde aprofilhar a filha.

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379082 | silvestre | 24 mar 2017 20:57 | Em resposta a: #379072

Jorge Resende,
Eu também vi essa primeira Nazaré e nessa altura copiei o link mas como não me pareceu a certa, continuei e apareceu duas páginas depois. Estou curiosa em saber onde vai dar esta Nazaré pois por vezes cruzo-me com João Brandão. Não tem de pedir desculpa.
Vera

Resposta

Link directo:

informação como conhecer antecedencia da minha avó

#379084 | silvestre | 24 mar 2017 21:06 | Em resposta a: #379079

Pedro,
No seu lugar, começaria a "varrer" todos aqueles livros online à procura de filhos e possível casamento desse José Libânio, talvez mesmo o baptismo.
Procuraria outros filhos da Joaquina, casamentos e netos.
Mas antes, pediria ao AUCoimbra o casamento de Nazaré na data que indiquei e, à conservatória de Oliveira do Hospital, o óbito que vem averbado ao fundo.
Não seria má ideia passar um dia no arquivo da Universidade de Coimbra à procura dos filhos dela a partir de 1907. Pode aparecer o avô... ou não.
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 11:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen