Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379017 | jpessoa.azevedo | 23 mar 2017 01:15

Olá pessoal,

Minha mãe está tentando tirar a cidadania portuguesa, porém ela não consegue achar a certidão de nascimento do seu avô português Joaquim Martins. Para mim, só um milagre para encontrarmos. Na verdade, estamos em um beco sem saída. Não sabemos mais o que fazer.

Já procuramos em vários documentos da família a cidade aonde ele nasceu, mas nada encontramos aqui no Brasil. Apenas o registro que ele era português. Também não conseguimos achar nenhuma informação quanto a sua chegada no Brasil, como o ano, o nome do Navio, nada.

O que sabemos é que ele nasceu em Portugal, mas não sabemos a cidade certa. A maioria dos familiares contam a mesma história: que houviam ele falar em Trás dos Montes, e apenas 1 neto nos contou que ele falava no Porto. Então acreditamos que ele saiu do Porto e nasceu no Trás dos Montes.
Temos 1 foto do português Joaquim também.

As únicas informações que temos são:
Nome (nas certidões de casamento dos filhos no Brasil): Joaquim Martins
Pai (consta na certidão de óbito no Brasil) : Antonio Justino
Mãe (consta na certidão de óbito no Brasil) : Maria Rita Martins
Ano provável de nascimento: 1870 (pois na certidão de casamento da filha brasileira mais velha, consta que em 10-Julho-1935, o Joaquim tinha 65 anos). Não temos ideia de data e mês que ele nasceu.
Ele faleceu no Brasil em 1940.

É possível encontrar a certidão de nascimento dele? Se for, pode acreditar, será um milagre!

Att.,
Juliana Azevedo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379018 | tiba0761 | 23 mar 2017 03:03 | Em resposta a: #379017

Qual o nome da esposa do Joaquim Martins? portuguesa?

Tibério

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379027 | jpessoa.azevedo | 23 mar 2017 16:50 | Em resposta a: #379018

Tibério,

Não sabemos nada sobre a vida dele em Portugal.

Quando ele veio para o Brasil, ele casou com um brasileira aqui.

No nascimento da primeira filha aqui no Brasil, em 1910, ele tinha 40 anos. E a esposa brasileira dele tinha 25 anos.
Por isso, suspeitamos que ele deveria ser casado em Portugal, mas não temos certeza.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379034 | tiba0761 | 23 mar 2017 20:31 | Em resposta a: #379017

Boa tarde Juliana Azevedo

Você tem registro de nascimento de algum dos filhos do Joaquim Martins? Pode ser que tenha alguma pista em um dos registros.

Se não tiver, diga o nome do seu avô (a) data e o local de nascimento, para busca pelo registro.

Tibério

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379036 | magnomil | 23 mar 2017 20:47 | Em resposta a: #379017

Juliana,

Você pode descobrir a certidão de óbito dele, por meio do cemitério que enterraram ele. Se vc der uma ligada lá tem um livro com registro e o endereço da certidão de óbito.

att. Magno.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379038 | jpessoa.azevedo | 23 mar 2017 20:58 | Em resposta a: #379034

Olá Tibério,

Até aonde sabemos, todos os filhos do Joaquim são brasileiros.

Não achamos nome de cidade referente ao Joaquim, apenas informa que ele era de Portugal. E nem achamos data de nascimento. Olhamos as certidões de casamentos dos filhos dele.

Em um registro de Batismo da filha mais velha, Maria de Penha, consta um risco no campo sobre o casamento dos Pais dela. O que tudo indica que ele não casou oficialmente com a mãe da Maria da Penha, a dona Thereza Figueira Martins, minha bisavó. Mesmo assim, eu procurei registros do casamento deles dois, e não achei nada. Olhei possíveis igrejas no Brasil, e nada. Olhei cartórios, e também nada de registro de casamento deles.

Vou te dar dados de alguns filhos do Joaquim, que nasceram no Brasil.
Maria da Penha Martins (nome de solteira) nascida em 20-Aug-1910, São Paulo.
Irene Martins (nome de solteira) nascida em 18-Jul-1912, SP
Thereza Martins (nome de Solteira) nascida em 02-Jan-1924, Possível ter sido em Santana, mas sabemos que foi em São Paulo.
Joaquim Martins (Nome de Solteiro) nascido em 4- Nov-1914, Santa Cecília-SP
Cândida Figueira Martins (não tenho dados), SP
Celeste Figueira Morgante Cascada (nome de casada e não temos dados), SP

Apenas sabemos disso.

Será que é possível encontrar?

Muito, mas muito obrigada pela ajuda.

Att.,
Juliana Azevedo

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379039 | jpessoa.azevedo | 23 mar 2017 21:03 | Em resposta a: #379036

Olá Magno,

Eu já verifiquei a certidão de óbito dele, e não possui data de nascimento, apenas a data de óbito que foi 04-09-1940.

Foi nesta certidão que encontrei o nome dos pais.

Porém lá só está escrito que ele era português.

Obrigada pela ajuda,

Att.,

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379040 | tiba0761 | 23 mar 2017 21:05 | Em resposta a: #379038

Vou ver o que consigo encontrar com estes novos dados e te retorno.

Boa noite

Tibério

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379041 | magnomil | 23 mar 2017 21:13 | Em resposta a: #379039

Vc olhou também se tem nº de RG ou CPF?

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379042 | jpessoa.azevedo | 23 mar 2017 21:21 | Em resposta a: #379041

Magno,

RG e CPF naquela época nem existiam.

Em 1938 saiu uma lei para estrangeiros terem um registro do tipo RG no Brasil, porém a obrigatoriedade era para pessoas com até 60 anos. Nesta época, o Joaquim Martins, o Bisavô, tinha 68 anos, pelos cálculos, pois faleceu em 1940 com 70 anos.

Att.,

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379085 | jpessoa.azevedo | 24 mar 2017 21:15 | Em resposta a: #379040

Tiberio,

Conseguiste algo?

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379434 | leonelcs | 02 abr 2017 06:34 | Em resposta a: #379017

Qual era o nome da esposa brasileira do bisavô Joaquim Martins?
Eles se casaram em Sao Paulo?

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379445 | jpessoa.azevedo | 02 abr 2017 13:34 | Em resposta a: #379434

Olá,

Não temos 100% de certeza se eles se casaram em São Paulo. Tudo indica que sim porque toda a família Dela é de São Paulo quando solteira, e depois, os filhos deles nasceram todos em SP.

O nome dela é Thereza Figueira Martins ( em alguns registros de nascimento dos descendentes Dela está escrito com Thereza com "h" e outros não)

Não sabemos a data de casamento deles.

Nome de solteira: Thereza De Andrade Figueira. Data provável de nascimento: 20 de Agosto de 1885.

Resposta

Link directo:

Cidadania Portuguesa - não consigo encontrar a Certidão de Nascimento do meu Bisavô

#379446 | jpessoa.azevedo | 02 abr 2017 13:35 | Em resposta a: #379040

Caro Tiberio,

Conseguiste algo?

Por favor, nos ajude.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 17:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen