Busco a Família Segura em Portugal.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Heráldica | Pessoas

Busco a Família Segura em Portugal.

#380182 | MarceloReiSegura | 22 abr 2017 00:13

Preciso encontrar informações sobre meu bisavô MANOEL DA MOTTA SEGURA, nasceu provavelmente em 1851 em Portugal.

Faleceu em Belém do Pará, no Brasil, após 1903.

Filho de JOAQUIM SEGURA & JULIA DA SILVA CHAVES SEGURA.

Não sei qual o distrito de Portugal.

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380221 | Jorge Resende | 22 abr 2017 19:02 | Em resposta a: #380182

http://memoria.bn.br/pdf/306223/per306223_1898_00145.pdf em 1898, o jornal do Pará falava dele. Alistamento eleitoral, 19ª Quarteirão, página 3 do dito jornal. Ali se diz que ele tinha 40 anos em 1898, assim, nasceu em 1858 mas onde????? Portugal não é tão pequeno como isso... Não conseguem saber qual a freguesia onde nasceu?

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380230 | rfmc | 22 abr 2017 23:12 | Em resposta a: #380221

-
...Não será dos lados de Ancião, Distrito Leiria?
Rf.

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380231 | MarceloReiSegura | 22 abr 2017 23:50 | Em resposta a: #380182

Olá Jorge, boa noite.

Eu tenho a copia desse jornal. O alistamento foi bem antes da edição.

Tenho um documento maçônico, do Pará, que informa a idade de 45 anos, nação Portugal e a data 15 de Julho de 1895 na emissão do diploma.

Não sei o concelho, o distrito e a freguesia. Mas certamente é Português.

Só sei a rua e o número onde morou em Belém do Pará. Filiação. Mas não tenho o óbito e o casamento. No Brasil.

Qualquer pista nova me ajudaria a prosseguir com a busca.

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380232 | MarceloReiSegura | 22 abr 2017 23:53 | Em resposta a: #380182

Em Ancião, Leiria, estava a minha família Rei.

Minha família realmente veio de Ancião.

Entretanto, no momento iniciei a busca pela Família Segura, em Portugal. Que bem antes, teve origem na España.

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380245 | saintclair | 23 abr 2017 11:27 | Em resposta a: #380232

De que zona de Espanha era a sua familia Segura?
Tem registos dos últimos familiares " Segura" a viver
em Espanha!.... em que ano?.....
Sc.

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380247 | mila1000 | 23 abr 2017 11:47 | Em resposta a: #380182

Marcelo,

Nos jornais paraenses da época...

1-falecimeto em 02 de junho de 1893
Laffayete da Motta Chaves Segura,de 1 mês e 5 dias,filho de Manoel da Motta Segura,paraense,espasmo


2- Alistamento eleitoral –se era eleitor devia ser brasileiro ou naturalizado
Distrito de trindade –Manoel da Motta Segura
Titulo 5534 40 anos artista 23 julho de 1898

3-Alistamento
Distrito Nazareth
Joaquim Motta Segura 38 anos,filho de Joaquim Segura,maquinista, travessa dom Romualdo 1898 titulo nr 7215 28/7/1898
, de Manuel

5-Declaramos nos abaixo assignados que tendo contractado numa sociedade para exploração do apor Zize com o sr Manoel Novaes Simões Segura & Comp. E não tendo chegado a acordo na constituição da dita socedade,resolveu se ficarem somente os abaixo assignados associados para o dito fim sob a firma Segura,Affonso & Comp. Da qual farão uso como consolidários
Pará,7 de agosto de 1899
Manoel da Motta Segura
João d Oliveira Affonso
F.S.Chaves

6- Convite
Os abaixo assignados pai,irmãos,cunhados e tios,d aquuele que entre os vivos chamou-se José da Silva Chaves,nascido nessa capital e falecido no lugar Cayru (interior);convidam aos seus parentes e amigos para assistirem a missa do 7 dia que mandam rezar na capela do cemitério N.Sra da Soledade as 6 horas da manhã de sábado 17 do corrente,por cujo obsequio ficam já agradecidos
Pará,15 de setembro de 1881
José Antonio da Sila Chaves,Julia da Silva Chaves,Francisco da Silva Chaves,Maria da Silva Chaves,Jucundino da Silva Chaves,Manoel da Motta Segura,Luiz Rodrigues de Azevedo,João Francisco de Oliveira,Vicente de salles Rodrigues,Josepha Francisca de Oliveira Siqueira,Sabino Antonio de Siqueira

7- em 26/3/1891 –jornal diario noticias rj
Agradecimento e Convite
Os abaixo assignados,filhos,genros,netos,irmã e sobrinhos,d aquele que entre os vivos chamou-se Antonia (ou Antonio ??)da Motta Segura,agradecem cordialmente a todas as pessoas que se dignaram a visita durante a sua longa enfermidade,e acompanharam seus restos mortais a ultima morada
Outro sim convidam a todos os seus parentes e amigos aos da finada a assistirem a missa que,pelo seu eterno descanso,de sua alma,mandam celebrar na igreja N.Sra do Rosário da Campina (?) as 6 ½ horas da manhã de 30 do corrente mês, 7 dia de seu passamento
Pará ,25 de março de 1891
Manoel da Motta Segura,Joaquim M.Segura,Maria M.Segura,Aparicio Dias de Souza (ausente),Julia da Silva Chaves segura,Manoel SeguraRomaes,Antonia Segura Romaes,Pedro Segura Romaes,Julia Dias de Souza,Helena Dias de Souza,Joao Dias de Souza,Margarida da Motta (ausente),Maria da Motta Antero (ausente),Domingos da Motta Antero (ausente),Manoel da Motta Antero

8-Pessoas despachadas para Lisboa – a constituição-março 1877
Domingos Segura Ramos e sua família,Joaquim Procopio da Motta Segura

9- O dr Geraldo de Souza paes de Andrade,juiz de direito da 2 vara cível e dos casamentos da comarca de Belem do Pará
Faz saber aos que o presente edital virem,que Joaquim da Motta segura,natural deste estado,filho legitimo de Joaquim Segura e dona antonia da Motta,machinista,de 32 anos de idade,e, dona Epiphania Emiliana de Assis,também natural deste estado,filha legitima de Francisco Antonio de Jesus Assis e de dona Maria Laura de Lemos,de 17 anos de idade,ambos solteiros,habilitaram-se perante este juízo para receberem-se em matrimonio
E quem souber de algum impedimento queira faze-lo no cartório do escrivão que este subscreve
Belem,11 de julho de 1892.Eu Bernardino do espirito santo de araujo,escrevão que o escrevi9assignado0
Geraldo de Souza paes de andrade


10- Pará 1921 ou foi em 1891 (não me recordo...)
Antonia da Motta segura,70 anos,filha de Joaquim da Silva,portuguesa,branca.viuva,amolecimento cerebral
11-
Maria da Motta Segura e Souza
Enterro – Convite
Apparicio Dias de Souza (ausente),e suas filhas comunicam com profundo pesar aos seus parentes e amigos o falecimento de sua esposa e mãe,Maria da motta Segura e Souza,ocorrido nesta cidade,no prédio a rua Bernal do Couto,55,as 4 horas da tarde de ontem,convidando-os a acompanharem o seu funeral,que realizar-se-a hoje,as 4 horas da tarde,do prédio acima reeido
Carros e bonde á porta
Não há convites especiais
Pará,14 de fevereiro de 1916 (ano ilegível,pode ser 1918)

Boas pesquisas.
Mila

Resposta

Link directo:

Família Segura em Portugal

#380251 | saintclair | 23 abr 2017 14:55 | Em resposta a: #380247

...Talvez a Família Segura tenha ido directamente
de Espanha para o Brasil!
Sc.

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380588 | MarceloReiSegura | 02 mai 2017 23:07 | Em resposta a: #380182

Atualização das informações:

MANOEL DA MOTTA SEGURA
Esposa: Julia da Silva Chaves Segura

Pai de Manoel: Joaquim Segura
Mãe de Manoel: Antonia da Motta Segura

Pai da Julia: Jose Antonio da Silva Chaves
Mãe de Julia: Thereza Rodrigues de Jesus Chaves

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380589 | MarceloReiSegura | 02 mai 2017 23:18 | Em resposta a: #380182

Mila,

Nota Mil as suas formações!

Ainda não sei onde e como pesquisar isso tudo. Mas lhe agradeço por todas estas informações.

Obrigado.

Caso alguém tenha mais alguma informação, agradeço.

Marcelo. :-)

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#380590 | MarceloReiSegura | 02 mai 2017 23:23 | Em resposta a: #380251

SaintClair,

Agradeço pela informação.

O Manoel da Motta Segura, certamente nasceu em Portugal.

O Pai de Manoel; Joaquim Sgeura, talvez tenha nascido na España.

Grato Saintclair.

Marcelo :-)

Resposta

Link directo:

Busco a Família Segura em Portugal.

#382758 | MarceloReiSegura | 11 jul 2017 17:03 | Em resposta a: #380182

Ainda não encontrei a origem da família Segura em Portugal.

Há mais alguma informação?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen