Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

#380738 | matheusrizzo | 07 mai 2017 21:55

Gostaria de uma ajuda para localizar a cidade (freguesia) onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro, em Portugal.

Abaixo, descrevo todas as informações que tenho dele:

* Ele nasceu no dia 08-12-1871 na região de Trás-os-Montes.

* Foi, ilegalmente, para o Brasil em 1878.

* Casou-se (no Brasil) com Amelia Ayres de Almeida (Amelia Cordeiro após casada) em 06-10-1904, em Pedro do Rio, Petrópolis, Rio de Janeiro.

* Ele era filho de Antonio Augusto Cordeiro e Rosa Maria Alves.

* Teve um filho no Brasil, em 1916, chamado Paulo Augusto Cordeiro

* Faleceu, no Brasil, em 1956

Preciso saber exatamente a freguesia para poder obter uma certidão de nascimento.

Agradeço muito a ajuda de todos.

Resposta

Link directo:

Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

#382134 | Lourval | 22 jun 2017 06:15 | Em resposta a: #380738

Tente localizar o prontuário de estrangeiro dele no Arquivo Nacional do Rio de janeiro. Eu encontrei muitos lá com muitos detalhes e alguns até com foto. A cidade em que ele vivia é uma informação importante para que o Arquivo Nacional possa efetuar a busca. Escreva para:

consultas@arquivonacional.gov.br

Acredite e escreva!

Resposta

Link directo:

Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

#382143 | GoldenDays | 22 jun 2017 16:37 | Em resposta a: #380738

Boa tarde,

Tenho observado diversas pesquisas desde 2008 aparentemente relacionadas direta ou indiretamente com este tópico em diversos sites.

Por exemplo:
http://geneall.net/pt/forum/151451/certidao-de-nascimento-de-antonio-augusto-cordeiro/
http://geneall.net/pt/forum-user/35647/maria-cordeiro/
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/7868/busco-a-cidade-de-nascimento-de-meu-bisavo-daniel-augusto-cordeiro

Coloco-lhe a seguinte pergunta:
Onde obteve a data de nascimento do Daniel em 08-12-1871? Está em algum documento? Qual?
É informação fiável ou limitou-se a copiar de outra informação que por aí circula noutros sites nomeadamente no My Heritage sem qualquer prova documental?

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

#382144 | Louise | 22 jun 2017 18:04 | Em resposta a: #382143

Boa tarde Sr. Ribeiro de Araújo, sou Louise, bisneta de Daniel Augusto Cordeiro, a informação sobre a data de nascimento de Daniel foi tirada da certidão de casamento e da certidão de óbito dele, as quais já estão comigo. Minha principal dificuldade está em localizar a cidade onde ele nasceu, que não consta em nenhum desses documentos, apenas citam ser Daniel portugues da região de Tras os Montes. Enviei alguns emails para os Arquivos distritais de Vila Real e Bragança, e fui prontamente respondida, porém as duas respostas me pediam o nome da cidade do nascimento de Daniel para que pudessem localizar a certidão de nascimento dele, voltando assim a estaca zero. De toda forma, agradeço sua disponibilidade e reforço que qualquer informação a respeito será muito importante! Att. Louise Cordeiro

Resposta

Link directo:

Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

#382145 | Louise | 22 jun 2017 18:07 | Em resposta a: #382134

Boa tarde, sou Louise Cordeiro bisneta de Daniel Cordeiro, a cidade onde ele vivia , onde se casou e faleceu era Petrópolis, Rj- Distrito de Pedro do Rio, 4 distrito de Petrópolis. Obrigada pela indicação, irei enviar o email ainda hoje,. Att. Louise Cordeiro

Resposta

Link directo:

Cidade onde nasceu Daniel Augusto Cordeiro

#382149 | GoldenDays | 22 jun 2017 18:57 | Em resposta a: #382144

Cara Louise,

Sabe por acaso se o Daniel tinha irmãos que tenham viajado desde Portugal com os pais?
Em caso afirmativo conhece algum dos seus nomes?

Estas perguntas prendem-se com o facto de para o ano que referiu como sendo o de nascimento encontrei a data provável de nascimento de um António Augusto Cordeiro casado com uma Amélia do Nascimento que tirou passaporte para o Brasil em 1904, acompanhado dos filhos Francisco António (com 10 anos), Maria de Deus (de 4 anos) e Carolina Augusta (de um ano de idade).

Se Daniel casou em 1904 só teve um filho (Paulo) 12 anos mais tarde?

Poderá dar-se o caso de a data de batismo indicada no assento de casamento do Daniel não ser a dele mas a do seu pai?

Na região de Trás-os-Montes só encontrei passaportes emitidos em nome de António Augusto Cordeiro para dois indivíduos:

- o primeiro da freguesia de Castelo Branco, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança
- o segundo da freguesia de Remondes, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança que é aquele ao que acima me referi (ver este link: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1285847).

É tudo o que consigo informar.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen