busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

#383725 | DDLR | 17 ago 2017 21:39

Prezados,

Busco há mais de 3 meses a Certidão de nascimento de meu pai HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS. Já localizei os registros de meu avô e bisavô em Portugal, mas a certidão de meu foi perdida e não conseguimos localizar. Dependendo disso para entrar com processo de naturalização portuguesa, pois meu pai já é falecido e foi o único filho nascido no Brasil.
Os avós JOSÉ AVELINO MARTINS JÚNIOR e JULIETA CAMPBELL DE LA ROCQUE MARTINS emigraram de Portugal para o Brasil em abril de 1918 junto com os outros filhos.
Foram residir em Santa Maria Madalena (RJ), na fazenda Leitão da Cunha, famosa na época (1918).
Consta que meu pai HELI DE LA ROCQUE MESQUITA MARTINS nasceu e foi batizado em Santa Maria Madalena (RJ). temos a certidão de batismo da igreja.
Acredita-se que foi registrado no Rio de Janeiro, na época Distrito Federal.
Temos todos os demais documentos, como número da Carteira de Identidade, Tútulo de Eleitor, Carteira Profissional original, Carteira de Contabilista (CRC-RJ), Carteira de Habilitação etc.
Entramos com um processo no Detran-RJ para onde foram os registros do IFP-RJ e o resultado foi negativo.
A busca nos cartórios de Santa Maria Madalena também deu negativa.
Encontramos sua Certidão de Casamento na igreja da Glória no centro do Rio, mas não encontramos o cartório onde foi registrado o casamento.
Quando sairam de Santa Maria Madalena (RJ), foram morar na Rua Emília Sampaio, 20 em Vila Isabel (Riachuelo na época), bairro do Rio de Janeiro.
Através de um grupo da geneall, descobri que é possível fazer pesquisas nos livros dos cartórios do Rio.
Já iniciei e até agora não consegui localizar.
Foi através desse link:

https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/waypoint/9GPB-6TL:113334201?cc=1582573

Temos um escritório contratatado para entrar com o processo em Portugal, mas nos dizem que sem a Certidão de Nascimento do pai não é possível.

Agradeço qualquer ajuda que possam nos dar.

Obrigado.

Daniela

Resposta

Link directo:

busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

#383726 | DDLR | 17 ago 2017 21:45 | Em resposta a: #383725

HELI DE LA ROCQUE MESQUITA MARTINS se casou com MARIA CECÍLIA RODRIGUES LEITE (depois Maria Cecília Leite Martins) em 03/06/1950 na igreja da Glória (centro) no Rio de Janeiro. Imaginamos que se fosse possível descobrir onde está o registro (em qual cartório), pode ser que seja possível encontrar os dados da Certidão de Nascimento utilizada para esse casamento.

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383728 | DDLR | 17 ago 2017 22:18 | Em resposta a: #383725

Sou filha de outro casamento do meu pai.
O casamento de HELI com Maria Cecília foi o primeiro casamento

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383739 | FilipeFlard | 18 ago 2017 02:59 | Em resposta a: #383725

Prezada DDLR,

Quando Heli foi batizado e onde? Se tiveram o cuidado de batizá-lo quando nasceu, também deve ter sido registrado. Forneça aqui todas as informações que tiver para que possamos ajudá-la.
Tentaram verificar nos cartórios de Cantagalo, de que fazia parte Santa Maria Madalena antes da emancipação?

Na completa falta da certidão de nascimento, penso que com a de batismo em mãos será possível pedir o suprimento do registro, com fundamento na Lei de Registros Públicos, pela via judicial. Afinal, na certidão de batismo deve constar a data e o local de nascimento, bem como os nomes dos pais, informações que deveriam ter sido levadas ao registro civil na cidade de nascimento à época...

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383743 | mila1000 | 18 ago 2017 12:02 | Em resposta a: #383725

Daniela,

Já fez busca no CRC-RJ?Se ele era contador,devia exercer a profissão,e,até ter escritório.Para tal,deve ter inscrição na junta ou associação comercial.Se era aposentado,beneficiario do INSS.

Se tem casamento,óbito,disponibilize os dados.Apenas com o nome,a busca nem sempre é possivel.

Os descendentes dos outros irmãos não sabem nada à respeito de Heli?A familia pode ter vivido em outro municipio próximo a Sta Madalena.

O batismo aconteceu quando?Pode ser que o registro tenha se dado no mesmo dia do batismo.Uma outra possibilidade,é o registro tardio,onde a própria pessoa ia ao cartório,e,apresentava duas testemunhas que o conheciam.Com base no depoimento delas o registro era feito.Tenho conhecimento de registro de pessoas com mais de 20 anos,geralmente quando iam se casar.

A busca que pediu nos cartórios foi de no minimo 10 anos,ou,apenas,pediu o documento informando a data do nascimento?

Mila

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383745 | mila1000 | 18 ago 2017 12:29 | Em resposta a: #383725

Municipios :Cantagalo -Cordeiro -Carmo -Macuco


Em Cordeiro,no livro indice 1924 a 1930 há o nome de Heli,mas,diz que é filho de Salustiano,folha 65 verso.
Não foi possivel verificar o documento para comprovar se o pai é Salustiano


Mila

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383746 | mila1000 | 18 ago 2017 12:34 | Em resposta a: #383725

O livro agora deu para consultar:Heli,filha de Salustiano.Pista falsa.
https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XH1Q-NM1?i=69&wc=9GT6-MJM%3A113328001%2C113328002%2C114147101&cc=1582573

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383751 | DDLR | 18 ago 2017 15:34 | Em resposta a: #383739

Prezado Filipe,

O meu pai foi batizado na Paróquia de Santa maria Madalena (RJ). Nascido no dia 17-07-26. O registro do batismo na paróquia foi realizado no dia 24-06-27.
HELI DE LA ROCQUE MESQUITA MARTINS, filho de José Avelino Martins Júnior e Julieta Campbell de La Rocque Martins.
Heli De La Rocque casou em primeira nupcias com Maria Cecília Leite Martins, no dia 03-06-50 na paróquia da Glória no centro, Rio de Janeiro.
Verificamos nos cartórios de Santa Maria Madalena (RJ), que são seis distritos em 4 cartórios e deu negativo.
Ainda não realizamos buscas em Cantagalo e Trajano de Moraes, Trajano ficava muito próximo a Fazenda Leitão da Cunha onde moraram quando chegaram ao Brasil.
Estou pedindo ao secretário da Paróquia de Santa Maria Madalena, uma cópia de inteiro teor do registro de batismo e com reconhecimento de firma do padre. Acredito que então seria possível fazer o que recomenda, caso não seja encontrada a certidão.
Caso precise de mais alguma informação me avise por favor.

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383752 | DDLR | 18 ago 2017 15:40 | Em resposta a: #383743

Prezada Mila,

Já fiz contato com o CRC-RJ e não possuem mais registros do meu pai.
O primeiro casamento dele foi realizado na Paróquia da Glória no centro (Rio de Janeiro) no dia 03-06-50. Temos essa cópia do registro de casamento, mas apenas na igreja, não temos nem sabemos em qual cartório o casamento foi registrado.
Sabemos que moraram na Rua Emília Sampaio, 20 (Vila Isabel-Riachuelo) no Rio de Janeiro. Todos os outros irmão e irmãs jã são falecidos.
Fizemos uma busca nos cartórios em Santa Maria Madalena (RJ), não sei dizer quantos anos após a data foi verificado.
Agradeço o interesse. Se precisar de mais algum dado me avise por favor.

Obrigada.

Daniela

Resposta

Link directo:

CERTIDÃO NASCIMENTO HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS - 1926

#383754 | saintclair | 18 ago 2017 16:03 | Em resposta a: #383725

-
...O seu pai foi o único filho nascido no Brasil......1918-1926= [8 anos:]
Pode ter sido um filho fora do casamento?
Já pensou nessa possibilidade?
Pode transcrever o registo de Baptismo do seu pai?.... dava um certo jeito.
Talvez seja esse o motivo porque não encontra a certidão nascimento! ....
Se nos descrever mais pormenores do seu pai, talvez consigamos entender
o que se passou!....
Ficamos a aguardar as suas notícias.
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383760 | DDLR | 18 ago 2017 18:36 | Em resposta a: #383725

Prezado Saintclair,

Não é o caso. Temos toda documentação de meu pai, exceto a certidão de nascimento, que existia e foi perdida por um familiar.
Eles emigraram em 1918 e chegaram ao Brasil no Navio DESNA no dia 05 de abril de 1918. Vieram meu avô JOSÉ AVELINO MARTINS JÚNIOR (faleceu aproximadamente em 1944), minha avó JULIETA CAMPBELL DE LA ROCQUE MARTINS (FALECEU NOS ANOS 60) e os demais filhos (5), todos nascidos em Portugal.

Para que entenda melhor, seguem todos os procedimentos e relação de documentos que temos:

• Localizada a Certidão de Batismo na Paróquia de Santa Maria Madalena (RJ) - Nascimento: 17-07-1926 Batizado: 24-06-1927
• Processo para verificação de documentos no Instituto de Identificação (Detran-RJ) – Negativo -
• Localizado Certidão de Casamento (emitida pela paróquia da Glória-RJ) – Casamento: 03-06-1950
• Carteira de Identidade – IFP: 683.548 FD Série: V-4344 Secção: 4444 Emitida em 15-01-1945 (segundo o processo do Detran-RJ foi acrescido – digito 2 = 683-542-2)
• Carteira de Contabilista (CRC-RJ) - Nº 13.641 - Escola Técnica do Instituto Roscio (extinta) – Diplomado em 19-05-1954 e registrado no CRC-RJ em 02-09-1959 Fiz contato e não possuem mais registros ou documentos do HELI.
• Foram negativas as buscas nos vários cartórios de Santa Maria Madalena –RJ Moravam em uma fazenda chamada LEITÃO DA CUNHA (famosa na época), perto de Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes no Rio de Janeiro. Não fiz busca em Trajano de Moraes, pois estava aguardando o processo do Detran-RJ
• Possui Carteira de Motorista que foi original do Rio e depois de Curitiba-PR
• Título de Eleitor Nº 035956380213 Está regular no TSE - a grafia do nome está com DE LA ROCQUE separado. Transferiu o título para Curitiba e depois para Belo Horizonte
• Temos Certificado de Reservista – 157.514 emitido em 17-05-1947 pela: J.M.S. 1ª. Circunscrição de Recrutamento
• Temos o atestado de óbito original
• Temos um RG original que foi emitido em Curitiba-PR em 09-04-1965
• Temos a Carteira Profissional original Nº 35.761 Série 62 - emitida em 12-09-1944 com diversas anotações
• Nesse período próximo dos 18 anos residia na Rua Emília Sampaio, 20 – Vila Isabel (Riachuelo) Rio de Janeiro

Agradeço o interesse.

Daniela

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383763 | saintclair | 18 ago 2017 20:26 | Em resposta a: #383760

-
Prezada Daniela;
Verifico que existe "qualquer coisa".... que não bate certo!
["certidão de nascimento, que existia e foi perdida por um familiar. "]
.....O familiar que perdeu a certidão ainda é vivo?
Em que ano essa certidão desapareceu?
A Daniela tem acompanhado por perto todas as diligências efectuadas!
Agradeço a sua resposta.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383764 | FilipeFlard | 18 ago 2017 20:36 | Em resposta a: #383725

Prezada Daniela,

Se os noivos moravam em Vila Isabel mesmo, possivelmente a certidão de casamento estará na 8ª Circunscrição do Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro.

Este RG original, emitido em Curitiba/PR em 09 de abril de 1965, foi emitido com base em qual documento? Certamente consta nele essa informação, que existe em qualquer RG.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383768 | DDLR | 18 ago 2017 22:54 | Em resposta a: #383725

Prezados,

Minha irmã mais velha teve posse desse documento e o perdeu pouco após o falecimento de nosso pai em 1994.
O problema é que não se recorda de nada da certidão. Não sabe o cartório, nem nada que ajude.
O RG emitido em Curitiba foi com base na carteira de identidade do Rio de Janeiro. Consta no RG de Curitiba os dados da carteira de identidade do IFP-RJ, que foi emitida em 15-01-45.
Nesse RJ somente diz que nasceu no "Estado do Rio de Janeiro".
Os demais documentos dizem isso: que nasceu no "Estado do Rio de Janeiro"

O documento que diz que ele nasceu em Santa Maria Madalena (RJ) é o Certificado Militar.

Qualquer dúvida estou a disposicão.

Obrigada

Daniela

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383769 | saintclair | 18 ago 2017 23:17 | Em resposta a: #383728

-
...Se bem entendo, essa sua irmã é só pela parte de pai?
Sc.

Resposta

Link directo:

BUSCA POR CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE HELI DE LA-ROCQUE MESQUITA MARTINS nascido em 17-07-1926

#383775 | DDLR | 19 ago 2017 14:36 | Em resposta a: #383725

Tenho outras irmãs só por parte de pai, mas a que perdeu o documento é irmã do mesmo pai a mãe.

Resposta

Link directo:

busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

#383776 | saintclair | 19 ago 2017 15:17 | Em resposta a: #383775

-
Daniela;
... Se a sua irmã não se recorda;
"O problema é que não se recorda de nada da certidão. Não sabe o cartório, nem nada que ajude."
...Bom, Há certos acontecimentos nas nossas vias, que jamais nos esquecemos, salvo se
perdermos parte da nossa memória, ou outra doença que nos impossibilite, etc.
Sugiro que volte a procurar essa certidão, mas trate do caso com Descrição, vai ver que
acaba por encontrar esse documento.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

#383778 | FilipeFlard | 20 ago 2017 00:13 | Em resposta a: #383768

Prezada Daniela, tenho uma sugestão:
Seu pai faleceu por volta de 1994, certo?
Sua mãe faleceu depois dele?

Sugiro pedir o desarquivamento do inventário do seu pai, processo que certamente existe se ele deixou algum imóvel quando faleceu.
Se sua mãe ficou viúva, ela deve ter sido meeira dos bens e inventariante. Certamente há uma certidão de casamento dos dois lá nos autos do processo!

Basta solicitar uma pesquisa ao distribuidor do fórum cível da comarca onde seu pai faleceu que você descobre sem dificuldade o número do processo e a vara onde tramitou.

Há também a alternativa de contatar o advogado que fez o inventário, mas é bem possível que ele não tenha mais nenhum documento passados tantos anos.

Cordiais cumprimentos,

FilipeFlard

Resposta

Link directo:

busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

#387434 | Nakertesz | 12 dez 2017 21:29 | Em resposta a: #383725

boa tarde localizar a certidão de casamento , se realizado na Cidade do Rio de Janeiro , não é diíficil , e leva somente 72 horas para localizarem

Resposta

Link directo:

busca por certidão de nascimento de Heli de La-Rocque Mesquitanascido *17-07-1926

#387435 | saintclair | 12 dez 2017 21:33 | Em resposta a: #387434

https://geneall.net/pt/forum-user/102147/ddlr/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen