Padre José Fortunato de Castro

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Genética | Pessoas

Padre José Fortunato de Castro

#390723 | dcenteno | 05 abr 2018 15:18

Nos meus ascendentes há ligações ao Padre José Fortunato de Castro que nasceu em 11AGO1810 na freguesia de Ribeira de Frades (Nazaré da Ribeira), concelho de Coimbra.
Foi religioso na extinta Ordem de Sto António de Portugal (Convento de Sto António, Pedreira, Coimbra), onde usava o nome de Frei José do Amor de Maria Santíssima.
Faleceu em sua casa, no lugar de Sto António, freguesia de Sto António dos Olivais, Coimbra, em 23AGO1881, com 71 anos (Assento nº 22, a fls 9 e 9-v).
No seu assento de óbito é referido que não fez testamento e "deixou filhos perfilhados".
Já que, quer no seu assento de baptismo, que no seu assento de óbito, não consta qualquer averbamento referido a "perfilhação", contactei, por email, o Arquivo da Universidade de Coimbra, no sentido de ser informado se dispunham de "documentos de perfilhação" que me permitissem identificar os tais filhos perfilhados. Passado algum tempo, recebi resposta negativa.
Face ao exposto, encontro-me num impasse, sem saber que via devo explorar, situação agravada pelo facto de não residir na zona de Coimbra, o que me condiciona na exploração de eventuais alternativas locais.
Algum confrade me pode ajudar?
Antecipadamente agradecido.
Cumprimentos
Duarte Centeno

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390749 | saintclair | 06 abr 2018 16:33 | Em resposta a: #390723

-
Caro Confrade;
Qual foi a resposta que o AUC lhe deu?
Talvez tivesse sido nas Fregªs S. Pedro / Santo A. Olivais, que o seu familiar fez perfilhações
ou legitimações. Resta saber onde se encontram os Livros!
Antiga Fregª S. Pedro; extinta e anexada à Fregª Sé Nova em 1850; [A Rua Guilherme Moreia;
onde se situava o antigo Conv. Pedreira.
25 Nov. 1854; Criação Fregª Santo A. Olivais, território desanexado da antiga Fregª S. Pedro.
https://www.cm-coimbra.pt/index.php/servicos/documentacao-geral/menu-area-de-fichei
Aguardamos pela sua resposta.
Cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390802 | saintclair | 08 abr 2018 16:43 | Em resposta a: #390723

-
José Fortunato Castro-Lente do Colégio da Pedreira, nasc. 1810-F.1881, natural Ribeira Frades-Coimbra, filho de pai incógnito.
José F. Castro; n. 1851- casou 1891, filho de pais incógnitos.
Realmente no assento de óbito do Lente, está escrito; Deixou filhos perfilhados, no entanto
pode não corresponder à verdade.
Sc.

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390915 | dcenteno | 10 abr 2018 19:39 | Em resposta a: #390749

Caro confrade
Agradeço a sua pronta intervenção e interesse neste tópico
A seguir, transcrevo a resposta que me foi dada pelo AUC :

"Ex. Senhor
Em resposta à mensagem de V. Ex., lamento comunicar que na documentação do registo paroquial do concelho de Coimbra existente no AUC não existe a série documental "Perfilhações"; apenas livros de baptismos, casamentos e óbitos ou mistos (que agregam duas ou mais das séries ateriores). Por essa razão, não encontrará V. Ex. nenhum livro específico de "perfilhações" on line; apenas os das séries acima indicadas.
A via que nos parece mais fácil para identificar os indivíduos perfilhados, será através do próprio registo, sendo necessário, para tal, saber os respectivos nomes, filiação, datas e freguesias de nascimento; encontrado o assento respectivo, será verificado se no texto ou à margem de cada registo consta algum elemento que explicite a situação de perfilhação que menciona.
Com os melhores cumprimentos. Ass)"

Ora, quer no Assento de Baptismo (a fls 9 e 9-v / Diapositivo 174, de 11Ago1810, da freg. Ribeira de Frades), quer no Assento de Óbito, em nenhum deles consta qualquer anotação sobre perfilhações, pelo que, a existirem tais perfilhações, deverão constar em qualquer outro registo. Qual? Onde? Essa a minha questão.
Cumprimentos
Duarte Centeno

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390920 | dcenteno | 10 abr 2018 20:50 | Em resposta a: #390802

Caro confrade
Sobre este seu post, que agradeço, gostaria de tecer alguns comentários:

a) o primeiro JFC, o padre, não é filho de pais incógnitos, mas sim filho de Joaquim Simões Barbeiro e Catarina Curta (vide o respectivo assento de baptismo, a fls 175, Diapositivo 175, de 11Ago 1810, da freg. de Ribeira de Frades), sendo seu padrinho o Dr Joaquim de Castro Henriques. Esta paternidade está corroborada na documentação de acesso às Ordens;

b) o segundo, também José Fortunato de Castro é, quase de certeza (falta a tal confirmação), filho do padre. Este JFC frequentou a Univ. Coimbra (1871/1876), onde concluiu o bacharelato em Matemática e de 1876/1879, frequentou e concluiu, na Escola do Exército, o curso de Engenharia Militar. Nos respectivos assentos de Baptismo (Assento a fls 52-v, diapositivo nº 54, de 25JUN1851, da freg Maiorca, F. Foz), do 1º casamento (Assento nº 1, de 01JAN1885, freg Mamafude, V. N. Gaia) e do 2º casamento (Assento nº 38, de 26NOV1891, freg Santa Maria, Tavira, Faro) aparece como filho de pai incógnito e de Ana Gonçalves (que, julgo, seria a "governanta" do padre).

Finalmente, e no que se refere à hipótese que levantou de a informação --- "deixar filhos perfilhados" --- poder não ser correcta, é de facto uma possibilidade, se bem que, pessoalmente, não me pareça muito credível. Porquê? Porque, sendo os Assentos lavrados por padres, não me parece lógico que um padre fosse fazer essa referência na pessoa de um outro padre. Eles sempre foram (e são) muito ciente das suas públicas "virtudes", mesmo, ou especialmente, nos "pecados privados".

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390921 | saintclair | 10 abr 2018 20:50 | Em resposta a: #390915

-
Caro Confrade;
Pelo que analisei da situação, talvez fazer incidir as buscas na Freguesia Ribeira de Frades,
depois as Freguesias da Alta de Coimbra e finalmente Stº António Olivais.
Deixo um excerto de uma passagem do Padre Santiago, a propósito de perfilhação.

"...No entanto, na véspera da sua morte em 20.03.1907, o Pe. Santiago fez vir à sua presença o notário e várias testemunhas, e mandou fazer um testamento onde revogava os anteriores, e distribuía os bens "à criada com ele conivente" e a seus filhos, Maria Benedita, casada, Francisco José, casado e Maria Augusta, solteira. Disse ainda que os mesmos eram seus filhos e para os devidos efeitos os perfilhava espontaneamente."

No século xix, havia Notário-Tabelião, que poderá ter sido a via seguida pelo Padre José F. de
Castro para perfilhar os filhos, etc.
Se precisar de alguma ajuda neste Forum, esteja à sua vontade.
https://geneall.net/pt/forum/45291/familias-de-macas-de-d-maria/#a245808
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390992 | dcenteno | 12 abr 2018 15:09 | Em resposta a: #390921

Caro confrade Saintclair
Mais uma vez agradeço a sua resposta e o seu interesse.
Essas explorações que me sugere já as efectuei, sem resultados.
Parece-me só restar, de facto, a via dos registos notarias, o que, no meu caso específico --- por não residir em Coimbra ou, sequer, nas proximidades --- terá que ficar a aguardar melhores dias.
Já agora, pergunto-lhe se esses registos notariais estão no Arquivo da Universidade?
Cumprimentos
Duarte Centeno

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#390997 | saintclair | 12 abr 2018 16:09 | Em resposta a: #390992

Caro Confrade Duarte;
Pelo que sei, o A.U.C. tem à sua guarda registos Notariais do século XIX.
Relativamente a Ribeira de Frades; como saberá aquela Localidade sempre
teve uma relação especial com o Mosteiro de Santa Cruz, todos os anos, em
Agosto, aquando dos festejos Senhora Nazaré, vem um representante da Ig.
Santa Cruz incorporar-se na respectiva procissão, etc...
Nos séculos XVIII e XIX, muitos Nobres da Zona de Tentugal, Montemor-O-Velho,
etc. fixaram residência em Ribeira de Frades, alguns Professores Lentes de Prima
no Colégio da Pedreira eram daquela zona, que ficava à distância de uma Légua
da cidade.
Estou convicto que vai ser na Freguesia de Ribeira de Frades que irá encontrar esses
Registos Notariais, [Livros que deverão estar no Arquivo Universidade- R. São Pedro, nº 2 3000-Coimbra.
Boa sorte.
Melhores cumprimentos
Saintclair

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#391002 | saintclair | 12 abr 2018 18:58 | Em resposta a: #390997

-
Caro Confrade;
Realmente foi lapso da minha parte em relação à filiação do
Padre José F. de Castro.
http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=33720&FileID=346298
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Padre José Fortunato de Castro

#391017 | saintclair | 12 abr 2018 23:09 | Em resposta a: #390802

-
Caro Confrade;
Para concluir o processo.
Freguesia São Salvador de Maiorca, Concelho Figueira Foz-Diocese Coimbra.
Aqui há uma imparidade: Maiorca fica a uns 30 Km da Freguesia Ribeira Frades.
https://goo.gl/maps/JUuCeRB46wy
http://digitarq.adfar.arquivos.pt/vaultimage/?id=4D16B7ADE71C2EADAEAF82C7F6842116&r=0&ww=1000&wh=600&s=false
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 12:00

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen