familia Vaz Guedes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia Vaz Guedes

#1748 | jmbca | 18 jan 2001 03:16

Alguém me pode dizer a origem dos Vaz Guedes do Pêso da Régua?

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#1788 | Vasco Jácome | 18 jan 2001 22:24 | Em resposta a: #1748

Caro jmbca

Com certeza que essa família esta relacionada com os Vaz Guedes descritos por Júlio Teixeira nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”, Tomo II, que se espalharam pela zona de Vila Real, Penaguião, Lamego, etc.
Se for esse o caso, também em Felgueiras Gayo encontrará essa gente.
Obviamente que isto são exemplos. É possível que exista muita mais bibliografia.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#1791 | jmbca | 18 jan 2001 23:57 | Em resposta a: #1788

vou pesquisar.agradeço desde já a sua a sua pronta resposta.muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#6985 | BP | 13 jul 2001 17:56 | Em resposta a: #1791

Caro Senhor:

Também eu sou descendente dessa família e, suponho, a origem é a seguinte:

I. Gonçalo Vaz Guedes, o Novo, Fidalgo-Escudeiro, Meirinho da Correição em Trás-os-Montes, senhor e instituidor do Vínculo de Santa Comba de Penaguião, casou com D. Elena Roiz Alcoforado, filha de Ruy Gonçalves Alcoforado, senhor da Bemposta e de sua mulher D. Felipa Vaz:
II. Francisco Vaz Guedes Alcoforado, Morgado de Santa Comba, onde ainda existe a Casa com a pedra de armas dos Guedes, casou com a sua prima D. Joana Guedes, filha de Pedro Vaz Guedes, Senhor da Quinta de Cimo de Vila de Sedielos e de sua mulher D. Ana Pinto da Fonseca, filha de Álvaro Pinto da Fonseca, Morgado de Balsemão.

Benedita Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#6989 | fjardim | 13 jul 2001 18:48 | Em resposta a: #6985

Esta familia nasce da ligação entre os Vaz pinto e os Guedes da zona de Murça (Trás-os -montes).
Os Vaz guedes, foram senhores de Murça, e condes com o titulo do mesmo nome.

Sem ter certezas, outros, de origem Vaz Pinto,são os Guedes de Sousa ( um ramo destes ligou-se recentemente com a casa de Lafões ).

cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#7001 | BP | 13 jul 2001 22:03 | Em resposta a: #6989

Caro Senhor Fjardim:

Na realidade a origem dos Guedes é em Penaguião e não em Murça. Um dos ramos passa a Murça onde foram Senhores e mais tarde Condes com o título do mesmo nome, outro liga-se aos Pinto na zona de Penaguião (Régua), etc.

A que Guedes de Sousa se refere? Qual a ligação desta família com os Vaz Pinto da Régua?
Eu sei de um ramo Vaz Pinto/Vaz Guedes que realmente é ascendente de uma família Sousa Guedes (que também usaram Guedes de Sousa), só não sei se será a mesma a que o senhor se refere.

Muitos cumprimentos,
Benedita Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#7004 | fjardim | 13 jul 2001 22:38 | Em resposta a: #7001

respeitosamente BP,

A minha informação é realmente demasiado generalista e confusa, admito.

No entanto esta minha participação neste tópico não decorreu de nenhuma pesquisa bibliográfica, apenas e só do que a minha memória relaciona após uma simples consulta feita já à algum tempo atrás da obra "fidalgos e Morgados de Vila Real...", em que estas familias aparecem intimamente relacionadas, o que provoca uma ideia consaguinidade entre elas.

Não necessita de chamar-me senhor pois sou ainda um jovem que tenta consiliar a época de exames com o gosto despretencioso e verdadeiro pela geneologia aliado ao gosto de ajudar, apesar de muitas vezes de forma limitada.

Os meus cordiais cumprimentos,
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#7005 | BP | 13 jul 2001 22:50 | Em resposta a: #7004

Caro Fjardim:
Agradeço a sua vontade de ajudar. Também eu estou em época de exames, mas no meu caso a corrigir testes de Álgebra Linear.
Queria de qualquer modo perguntar-lhe a que ligação recente da família Guedes de Sousa com a casa de Lafões se refere?
Boa sorte para os seus exames.

Benedita Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#7022 | fjardim | 14 jul 2001 15:23 | Em resposta a: #7005

cara Bp,
Não sei precisar muito bem os nomes. Mas ao ano passado houve um casamento entre a sobrinha do duque de Lafões ( uma tal de Mafalda Bragança!?) e um guedes de Sousa (cujo ramo dsconheço ) sócio-gerente de um restaurante no Estoril onde também é o responsavel pela cozinha.

cumprimentos, e seja benevolente nas correções
Fjardim

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#7026 | BP | 14 jul 2001 17:02 | Em resposta a: #7022

Caro Fjardim:

Os Sousa Guedes que eu me referia são da cidade do Porto, mas quem sabe, o Guedes de Sousa a que se refere, além de ter trocado a ordem dos apelidos também trocou o norte pelo sul.

Meuitos cumprimentos
Benedita Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia Vaz Guedes

#124359 | fertelde | 05 ago 2006 18:45 | Em resposta a: #7001

Estimada Srª Benedita Pinto:
Estando ligado com os Guedes de Trás-os-Montes, e porque o meu "estudo" de ascendentes, só agora chegou a introduzir-me neste ramo, peço ajuda para entroncar os meus Guedes...
Assim tenho que D. Francisca Rita Teresa de Morais Leite Velho, natural de Chaves, casou com Inácio Guedes, natural de Mogadouro em 28.11.1742, e batizado a 2 do 12, sendo padrinhos, Pedro Luis de Sá e D. Bárbara Maria, casada com Manuel Ferreira. Era filho de Silvestre Guedes, natural de Stª Mª do Souto de Sobradelo e de sua Mulher D. Mariana de Escobar, de Mogadouro, neto paterno de António Ferreira, do Sobradelo, freg. de Nsª Srª da Assunçâo, Guimarâes e de D. Ana Guedes, de Senhoane, Bispado de Lamego e materno de Manuel Rodrigues e de Domingas Pereira, naturais de Mogadouro.-

Já lá vai uns anos desde esta sua mensagem, mas espero que possa ajudar.-
Atenciosamente,
Fernando de Telde.-

Resposta

Link directo:

familia Vaz Guedes

#436147 | Barbara1972 | 08 set 2021 19:47 | Em resposta a: #7026

Guedes de Sousa está certo! O Miguel Guedes de Sousa casou com Paula Amorim (filha do Américo Amorim)
Miguel Guedes De Sousa
Amorim Luxury Group - FOUNDER & CEO "JNCQUOI"​
O Pedro de Bragança é o Pedro Lafoes
Tudo certo :)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 08:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen