Família Medeiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Medeiros

#1762 | catarina | 18 jan 2001 13:42

Estou a iniciar pesquisa relativa à Família Medeiros. Tenho o apelido Medeiros, sou transmontano e gostaria de saber a origem deste apelido.

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#1774 | NISGM | 18 jan 2001 18:32 | Em resposta a: #1762

existe um índice de "famílias portuguesas", neste sítio, daí transcrevi o que abaixo consta:


"Nome de muito prováveis raízes toponímicas, foi contemporâneo e partidário do Mestre de Avis um Rui Gonçalves de Medeiros, que assumiu a alcaidaria-mor de Évora, depois dos tumultos que envolveram esta cidade no inicio da crise 1383-85. Dele descendem os mais Medeiros que se conhecem, um ramo dos quais se fixou na ilha da Madeira, quando se iniciou a colonização da ilha."

Pessoalmente ignoro de que sítio exacto eram os senhores. na página da associação nacional de municípios portugueses (www.anmp.pt) não encontro qualquer referência a qualquer local designado Medeiros.
Suponho que existirão ramos dos Medeiros nos açores. Será um dos nomes mais vulgares do arquipélago.


NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Família Medeiros

#4592 | ROSARIO | 14 mai 2001 18:36 | Em resposta a: #1774

Rui Vaz de Medeiros um dos primeiros povoadores de São Miguel ;vem da Madeira com Rui Gonçalves da Camara,3º capitão donatário de São Miguel,que nesta ilha lhe deu muitas terras de sesmarias no termo da Vila da Lagoa.Era natural de Ponte de lima e foi ter á Madeira fugido ao pai.Depois de viuvo foi morar em Ponta da Garça junto a Nopssa Senhora da Esperança que edificou e deu ao povo para servir de paroquia.Casou na Madeira antes de 1474 com Anna Gonçalves de Mendonça,filha de Jorge de Mendonça Furtado, da Madeira.

Se quiserem saber o resto da historia eu sei mais um bocadinho

Rosario

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 02:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen