Família Marques

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Marques

#17904 | Gian | 02 mar 2002 13:26

Procuro informações da Família Marques, estabelecida em Palmas-PR, de origem portuguesa.

Giancarlo Marques Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#17920 | fafá | 02 mar 2002 20:14 | Em resposta a: #17904

Caro Giancarlo, sou Marques de Portugal, mas da cidade de Famalicão...
abraços Fátima Marques

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18006 | Fernando | 04 mar 2002 16:56 | Em resposta a: #17904

Caro Giancarlo,

Eu também sou Marques de Portugal. Sabe se tem alguma ligação com os Marques da Beira Baixa?

Fernando Marques

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18008 | Gian | 04 mar 2002 17:06 | Em resposta a: #18006

Fernando,

Não sei onde fica Beira Baixa. O meu trisavô, chamado Albino Marques, veio do Porto para Paranaguá-PR/Brasil, e de Paranaguá seguiu para Palmas...MAs não sei se ele era de Porto ou se era de alguma vila nos arredores.

Cordial
Giancarlo Marques Zeni

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18018 | aeiou2 | 04 mar 2002 20:11 | Em resposta a: #18008

Oi Gian,
Para saberes mais alguma coisa desse teu avô Albino Marques,terias que saber a freguesia onde nasceu e mais ou menos uma data.Se tiveres os assentos de baptismo /nascimento dos teus,pais e avós poderás saber onde nasceram ou casaram os bisavós e assim chegarás aos teus trisavós.Um dia destes irei novamente ao Porto e ao A.D.P.e se tiver algum dado posso tentar ver alguma coisa.
Onde estás,não há Igreja dos Mormons? É que se houver por uma quantia simbólica podes requesitar os rolos de microfilmagens que correspondem aos livros de assentos de baptismos e casamentos e óbitos das freguesias de Portugal e da maioria dos países.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18019 | pabreu | 04 mar 2002 20:20 | Em resposta a: #18018

Sobre os marques pinto da zona de mangualde(viseu)?

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18071 | Gian | 05 mar 2002 01:40 | Em resposta a: #18018

Oi Maria...obrigado pelas dicas, mas eu nunca consegui entender isso direito, esse sistema português de conservatórias, freguesias, asentos e tal...:-/

Abcs,
Gian

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18081 | aeiou2 | 05 mar 2002 10:58 | Em resposta a: #18071

Oi Gian
Em Portugal os assentos de nascimento e... depois da implatação da Replública (1910) são feitos nas,respectivas Conservatórias do Registo Civil e as pessoas têm que saber a qual pertencem e em que data esse registo foi feito.Esses assentos têm hoje um impresso próprio e onde ficam os dados relativos à família paterna e à família materna.Geralmente no que diz respeito aos avós muitas vezes dizem onde se casaram e até nasceram ,outras nada consta.Antes de 1910,os registos eram feitos na altura do baptismo e ficavam no cartório da respectiva Igreja,nesta altura esses registos ou melhor esses livros e /ou os microfilmes estão nos respectivos Arquivos Distitrais e /ou no Arquivo da Torre de Tombo em Lisboa.Se se sabe o nome da pessoa,o nome dos pais,a morada,freguesia,igreja onde foi baptizado...e a data do acontecimento (quando não a sabemos colocamos uma data de acordo com a data possível do acontecimento e quem faz a pesquisa verifica 5 ou 10 anos para trás e para a frente da data indicada.É assim que eu faço,quando faço a pesquisapessoalmente.
Procura saber o maior número de factos referente ao teu trisavô o que poderás encontrar,andando para trás,como já te indiquei,no teu caso deves começar pela tua Mãe e andando para trás no tempo de assento de casamento para assento de baptismo chegarás aos registos portugueses,pois como ainda és novinho,o teu trisavô terá nascido por volta de 1900,assim tu n.1988 a tua Mãe 1988-20=1966,a tua avó materna 1966-20=1946 a tua bisavó (a que te está a interessar no momento) 1946-20= 1906 e como geralmente nessa época o marido era mais velho veio como hipótese 1900.
Deves,consultar,jornais da época,obituários,
almanaques,associações da respectiva profissão,papéis velhos que estão metidos nalguma gaveta e que ninguém quer...ouvir estórias das pessoas mais velhas...
Não sei se fui clara.Conta sempre com a minha ajuda.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18096 | Gian | 05 mar 2002 16:06 | Em resposta a: #18081

Oi Maria!
Me esclareceu bastante!Obrigado pelas dicas!
:-)

Acho que os dados da minha trisavó, que se chamava Cirene Wedekin(d), serão fáceis de encontras, pois ela era filha de alemães, e eu tenho muitas fontes de genealogia alemã. Será que achando dados dela, tal qual nascimento, casamento, locais, etc., fica mais fácil chegar ao esposo dela, meu trisavô?

Abcs,
Gian

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#18113 | aeiou2 | 05 mar 2002 20:30 | Em resposta a: #18096

Oi Gian,
Julgo que sim,pois na certidão de casamento estão concerteza os dados do marido e se for um casamento celebrado em igreja Alemã não devem falhar já os da mulher não virão tão completos.Antigamente ainda era pior pois ignoravam a família da mulher,mas são datas recentes e é preciso sempre ter fé,que vamos encontrar algo se não for à primeira tentativa será à segunda.Conta sempre comigo,só que às vezes ando com um bocado de trabalho e as pesquisas genealógicas ficam para trás.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#74262 | FIGUEIRA | 30 set 2004 15:56 | Em resposta a: #18006

Caro Fernando,

Eu nasci em Lisboa, mas a minha família materna são Marques da Baira Baixa, mais precisamente da aldeia dos Padrões, freguesia da Portela do Fojo, município da Pampilhosa da Serra, o único concelho da Beira Baixa que pertence ao distrito de Coimbra.

Um abraço!

Nuno Marques Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques Pires

#111554 | mc | 08 fev 2006 10:15 | Em resposta a: #74262

Caros confrades do Brasil
Relativamente à família Marques portuguesa emigrada para o Brasil, deixo aqui alguns dados sobre José Marques Pires e seu filho António Marques Pires que estiveram no Brasil vários anos, onde poderão ter deixado raízes:
José Marques Pires
n. 24-03-1860 na freg. Santa Cruz de Albergaria-a-Velha, conc. do mesmo nome, diocese de Aveiro, Portugal - f. 11-04-1943 em Matosinhos, Portugal.
-Filho natural de Maria Rosa de Jesus, solteira, paroquiana da freg. de Stª Cruz de Albergaria-a-Velha, moradora na rua dos Corraes da mesma vila. O pai era incógnito, mas, segundo se dizia na família, seria o irmão do pároco daquela freguesia.
Já casado e com os seus três filhos ainda pequenos partiu para o Brasil, deixando a família em Matosinhos. Percorreu o Brasil de lés a lés até finalmente se instalar em Manaus, onde abriu um botequim no centro da cidade, junto à Igreja Paroquial. Este estabelecimento chamava-se “Café Chamariz-Tabacos, Cervejas, Cafés, de J.M. Pires”. Ali esteve alguns anos sózinho, até que mandou ir a família em Setembro de 1901. Seu filho António Marques Pires, nascido a 11-11-1891 em Matosinhos, faleceu cerca 1915 afogado no rio Amazonas-Manaus.
Se souberem algo mais sobre esta família agradeço me informem.
Saudações
mc

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques Pires

#114411 | Candido Marques | 18 mar 2006 12:57 | Em resposta a: #111554

Ui malta.
Epá, como sou novo nestas andanças, alguem sabe dizer a verdadeira origem do nome Marques?Alguem conhece o brasão dos Marques que me parece que há?Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#114473 | sahelder | 19 mar 2006 14:37 | Em resposta a: #17904

Procuro parentes da família "Marques de Sá" espalhados por Portugal, Brsil e outros países.
Helder Marques de Sá

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques

#269957 | Peña Rey | 05 fev 2011 09:48 | Em resposta a: #17904

Giancarlo:

Minha tataravó chamava-se MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO, casada com João Antonio Moreira com quem teve o filho do mesmo nome do pai: João Antonio Moreira, que casou em Palmas em 1895, com Francisca Câncida Pires.

Caso julgue interessante estou ao dispor para contato.: clovispena@terra.com.br

Clovis M. Pena - Curitiba.

Resposta

Link directo:

RE: Família Marques Pires

#269958 | Peña Rey | 05 fev 2011 09:58 | Em resposta a: #111554

Rilza:
Dirijo-me pela busca que faço de documentos e informações da minha tararavó MARIA MARQUES DA ANNUNCIAÇÃO, mãe do meu bisavô João Antonio Moreira, casado com Francisca Cândica PIRES em 1895, em Palmas, Paraná. Obrigado.

Clovis M. Pena - Curitiba - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen