Costa Falcão - Beira Baixa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Costa Falcão - Beira Baixa

#17905 | luis_melo | 02 mar 2002 13:31

Alguém me poderá ajudar a identificar dados de ascendência de António da Costa Falcão, casado com D.Maria Cãndida de Figueiredo Frazão (cerca de 1820), pais de João Carlos Sarafana da Costa Falcão (Alcaide)

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#17906 | manuelr | 02 mar 2002 13:42 | Em resposta a: #17905

Caro Luís Melo
Não disponho de elementos em Lisboa para responder à sua mensagem.
Não deve no entanto António da Costa Falcão andar muito longe de:
João Carlos da Costa Falcão de Castelo Branco, cc Maria Delfina de Figueiredo Frazão, pais do 1º Visconde do Alcaide Alberto Carlos da Costa Falcão, nascido em 1869

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#17913 | luis_melo | 02 mar 2002 15:16 | Em resposta a: #17906

Caro Manuel Rolão,

Agradeço a sua mensagem.

De facto António da Costa Falcão e D.Maria Cândida de Figueiredo Frazão foram os pais de João Carlos da Costa Falcão e avós do 1º Visconde do Alcaide. O que me interesava era obter ascendência de António da Costa Falcão.

Se me puder ajudar agradeço

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#22893 | camac41 | 14 jun 2002 18:25 | Em resposta a: #17905

Caro Luís de Melo

Nas pesquisas da minha ascêndencia encontrei um ramo ligado a Alcaide através de um Leandro Pinto Falcão cuja ascendência transcrevo com a indicação das fontes do Arquivos Paroquiais (Mistos, Baptismos, Casamentos)
1-Gonçalo Falcão
Maria das Neves
2-Pedro- M1 184-Alcaide(26 Ago 1626-)
2-Isabel- M1 207-Alcaide(12 Nov 1635-)
2-Maria- M1 235v-Alcaide(10 Mar 1638-)
2-Bernarda- B1 21v-Alcaide(12 Abr 1643-)
2-Beatriz Falcão-B1 52-Alcaide (7 Mar 1646-) cas. 3 Mar 1665 C1 34v - Alcaide
Custódio Pinto-M1266-Alcaide(14Jul1640-24Fev 1714)
3-Domingos Pinto- M2 88v-Alcaide(21Ago1672-) cas. 3 Out 1701 M3 53v/54-Alcaide
Maria Antunes
3-Manuel- M2 116v-Alcaide 17 Fev 1675-)
3-Pedro- M2 144v-Alcaide (1 Dez 1677-)
3-Leandro Pinto Falcão- B2 2-Alcaide (8 Nov 1682-19 Fev 1754) cas. 10 Fev 1715 C1 70V/71 - Rosmaninhal
Isabel Fernandes-01622 M4 126-Rosmaninhal (10 Dez 1698-27 Jan 1764)

Só desenvolvi o ramo da Beatriz Falcão pois era o que me interessava mas eventualmente os outros podem ser pistas para o que procura.
No Rosmaninhal existem diversos Farrazão, desde o inicio do Sec XVI que posteriomente aparecem com a grafia de Frazão.

Ao seu dispor com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#154517 | JLCS | 01 mai 2007 11:46 | Em resposta a: #17905

Este forum está parado há muito tempo. No entanto, decido relançá-lo já que estou a pesquisar o mesmo assunto, os Costa Falcao de Castelo Branco, mais propriamente do Fundáo.

O António Costa Falcão casado com Maria Cândida, irmã de José Figueiredo Frazão de Castelo Branco, 1º visconde do Sardoal, é filho de:

Marcelino da Costa Falcão, filho de
João da Costa Falcão, cc Maria da Conceição Esteves, filho de

António da Costa, casado com Catarina da CXosta Falcão.

Desta geração para trás ainda não conseguimos ligações mas há referências antigas na família que as ligam a outras Familias Falcão que ascendem a João Falcão (Falconet), em 1350, que figura no GP.

Talvez unindo esforços consigamos lá chegar.

José Luús Sepúlveda

pioneer@portugalmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244108 | João Falcão e Cunha | 13 nov 2009 20:40 | Em resposta a: #154517

Este email estava num forum da genea, não sei se é o seu
Há um livro Frazões das Beiras, de Armando Sacadura Falcão, que, apesar de ter alguns "erros" (que penso na maioria
lhe pode explicar os parentescos do lado Figueiredo Frazão, e que esta Maria Candida é parenta dos Sardoal, mas não tão proxima, é sim mãe do 1º Visconde do Alcaide.
O seu trisavô António Costa Falcão tinha, pelo menos, mais mais uma irmã Maria Candida (em memória da avó, visto a mãe deles ser Maria Amélia) e um irmão José Augusto casado para Coimbra ou Condeixa.
Do lado Costa Falcão, não sei grande coisa
Há, a tal irmã Maria Candida era minha bisavó do Teixoso casada com Bernardo da Fonseca e Cunha, tiveram uma serie de filhos tendo sobrevivido 6, 3 rapazes e 3 raparigas (que já morreram todos) e todos casaram e tiveram diversos filhos.
Penso que são algumas informações
João Falcão e Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244339 | JLCS | 16 nov 2009 22:29 | Em resposta a: #244108

Prezado Primo João Falcão e Cunha,
Na verdade, confirmo a existencia desses seis filhos (tres filhas e tres filhos) que tiveram descendencia que não sei se a tenho completa. Curiosamente, o seu nome não me aparece na descendencia de Maria Cândida Magalhães Falcão, cc José Bernardo da Fonseca e Cunha, seu avô. De qual desses seus filhos ou filhas é descendente?

Estivemos há algum tempo no Teixoso, com a prima Helena Rossas e foi dela que conseguimos a genealogia dos falcões do Teixoso.

Por outro lado, não sei até que ponto tem acesso ao tal livro que refere de Armando Sacadura Falcão mas seria muito interessante se conseguissemos saber os ascendentes do António da Costa Falcão.

Se me quizer contactar directamente para o meu email, poderia emviar-lhe em àrvore alguns elementos que possuo para assim podermos confrontar alguns elementos.

Dito isto, fico a aguardar noticias suas.

Até breve

José Sepúlveda

pioneer@portugalmail.pt

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244342 | João Falcão e Cunha | 16 nov 2009 22:51 | Em resposta a: #244339

Do mais velho José Maria Magalhães da Costa Falcão e Cunha o qual casou com uma ainda prima Ana Gabriela dos Santos Botto Machado, os quais são meus avós
A Helena Rossa é prima direita do meu pai, via umas duas vezes e ainda conheci o primo Henrique.
O seu email é o que está no canto inferior. se for já tentei enviar-lhe um contacto
João Falcão

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244367 | JLCS | 17 nov 2009 08:51 | Em resposta a: #244108

Na verdade, não o tinha recenseado. Tinha como filhos a+enas a Ana Maria Falcão Botto Machado e o Pedro Botto Machado Falcão e Cunha.
Creio que são, afinal, esses os seus apelidos, não é verdade?
Para completar e melhorar essa base de dados, ficava grato se me desse mais referências de nassicmento, casamento ou falecimento dos seus pais ou avós e elementos sobre os seus descendentes e de seus irmãos, ok?

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244450 | prosperos | 18 nov 2009 01:15 | Em resposta a: #154517

Caro José Luís Sepúlveda

Na freguesia do Pedrógão de S. pedro, concelho de Penamacor, existe um registo de casamento efetuado em 28-5-1866, reportado a 29-6-1837, provavelmente por esquecimento do Pároco, e por necessidade dos próprios de António da Costa Falcão, de 39 anos, natural do Teixoso, proprietário, filho de João da Costa falcão, e de D. Maria da Conceição, proprietários naturais do Teixoso, com D. Maria Cândida de Figueiredo Frazão, de 19 anos, natural do Pedógão, filha de Bernardino de Sena castiço, e de D. Jerónima Delfina, de Figueiredo Frazão, natural do Salgueiro, Fundão, proprietários.

Com os meus cumprimentos

João Manuel próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244471 | JLCS | 18 nov 2009 13:06 | Em resposta a: #244450

Prezao José Manuel dos Santos,

Muito obrigado pel sua informação.

Na verdade, já tinha relatadop nos meus arquivos desse registo tardio, cuja fonte não consigo de momento identificar mas possivelmente de apontamentos familiares que me foram chegano à mão.

Mas, surpreendeu-me que o António da Costa Falcão seja filho de João da Costa Falcão já que nos meus registos ele é filho de Marcelino da Costa Falcão, sendo o João da Costa Falcão seu avô.

Qual será a verdade? Concerteza só encontrando a certidão de nascimento do António.

Se por acaso possuir ou encontrar outros registos dos Costa Falcão ou relacionados, agradecia o favor de me informar.

José Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244664 | prosperos | 21 nov 2009 12:34 | Em resposta a: #244471

Caro José Sepúlveda

Dado que o registo foi feito cerca de 30 anos após o acto, não poderei garantir que esteja correcto. O registo existe, nestes termos, é o que posso garantir. Por outro lado, no Arquivo Distrital de Castelo Branco, registo do Pedrógão anteriores a 1850 mais ou menos, não existem pelo que eles deverão estar em Lisboa, aqui interessando sobretudo os Baptismos dos filhos. Também os registos do Teixoso não vão muito mais atrás, admintindo que parte dos filhos nasceram no Teixoso, pois também procurei no Teixoso, sobretudo para saber quem era e como entroncava o Honorato da Fonseca e Cunha e Mário Bernardo Morais e Cunha, que casaram com pessoas da minha família, e de existe descendência no Teixoso, e outros locais. Os Notariais de Penamacôr também não falam do contrato esponsalício que deverá ter sido efectuado, já que a irmã quando casou com Pedro Salvado Sarafana o fez, e em Penamacôr, e no caso de haver eu devê-lo-is ter registado, pois passei a pente fino todos os registos desde o início do século XIX. Dever-se-á ver se os baptismos dos filhos em Pedrógão ou no Teixoso, mas na Torre do Tombo. Das minhas pesquisas fiquei com algum conhecimento dos Fonseca e Cunha, mas nos Falcões não consegui ir mais longe.
Gostaria que me dissesse como chegou ao Marcelino da Costa Falcão. É que João há muitos na descendência, mas Marcelino não há mais nenhum.

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#244717 | JLCS | 22 nov 2009 11:26 | Em resposta a: #244664

Na verdade, já me questionei diversas vezes sobre o Marcelino da Costa Falcão, cujo nome consta de genealogias familiares que nos foram entregues por um familiar directo ainda vivo mas com avançada idade.

Por outro lado, vi algures numa página do geneanet ou ancestry a mesma referencia que, como confirmava com os elementos que possuia, não tive o cuidado de a guardar convenientemente, embora a tenha para aí.

Curioso ainda o facto de recentemente ter recebido outra genealogia, do confrade deste forum joão falcão e cunha que pensei ter ido beber ao genea. Só que o genea não refere o nome dos pas do Marcelino e nesta genealogia os mesmos vêm referidos: Marcelino, filho de João da Costa Falcão, neto de Catarina da Costa Falcão e António Costa, nomes que também já faziam parte da minha árvore. Daqui o inicio dos Costa Falcões? Caso para averiguar, ainda sem confirmação.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#245834 | ghacorreia | 10 dez 2009 13:54 | Em resposta a: #244108

O meu avô, José Augusto da Costa Falcão, nasceu no Barco em 1898, filho de José Augusto da Costa Falcão e de Maria Apolinária de Borja Galvão. Tinha três irmãs, Maria Cândida, Maria do Carmo e Maria José.

A sua ligação a Coimbra, começa quando foi estudar para aquela cidade, primeiro para o Colégio Militar e depois para a faculdade de Direito. Casou em 1922, com Maria Albertina de Sousa Sardinha Borges de Oliveira, e permaneceu em Coimbra até à sua morte em 1969.

Teve duas filhas, Maria José Falcão Homem de Almeida e Maria Albertina Borges de Oliveira Falcão Trêpa.

Aquilo que ouvi durante a minha adolescência, sobre a família do meu avô Falcão, foi que a família descendia dos primeiros Falcão conhecidos (origem em Constança), que segundo se julga, provinham do aportuguesamento do nome Falkland (originário da Escócia), nome este que foi trazido para Portugal por um Fidalgo Escocês que acompanhou a Rainha D.Filipa de Lencastre.

No brasão do meu avô, e que foi sempre usado pela minha mãe, como filha mais velha, figuram as folhas de figueira dos “Figueiredo” e os costados dos “Costas”. Os nosso primos mais chegados e com os quais convivi na infância, foram, o Visconde do Alcaide (João Falcão), a família Franco Frazão, a família Castello Branco e sei também que a família Falcão e Cunha nos era muito chegada.

Com a morte da minha mãe em 2006, tomei posse de vários documentos sobre a família do meu avô mas pouco elucidativos. Sei que os meus bisavós viveram os últimos 30 anos de vida na Quinta do Prazo (pertence hoje a uma Ordem Franciscana), no Barco, após o incêndio que devastou a sua casa solarenga, também na mesma zona.

Tenho a intenção, logo que me seja possível, de me deslocar àquela região e pesquisar um pouco para ver se descubro as minhas origens. Entretanto, se alguém que vir esta mensagem me quiser contactar, peço que o faça pela mesma via e eu terei imenso prazer em responder ou até de fazer um contacto telefónico. Gostaria muito de contactar com alguns membros da família que ainda existam.

Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#245840 | gouvre | 10 dez 2009 16:46 | Em resposta a: #245834

Cara Maria Isabel


Talvez possa ajudar, mas pouco.
Sabe me dizer se os seus primos, filhos da sua tia D. Maria José Falcão ainda são vivos?
Um era José Joaquim e o outro José luís ou António Luís; eles estavam bem informados.
O palacete que ardeu não foi no Barco mas sim no Tortosendo.
A quinta do prazo é um seminário da congregação do verbo Divino, e a casa no Barco pertence à A.R.P.A.Z.
As suas tias eram Maria José, Maria do Carmo, e Maria Angélica.
O seu avô Falcão era natural do Teixoso e a sua avó D. Maria Apolinária era do Barco. Tenho o assento de nascimento de um irmão de sua avó D. Maria Apolinaria, que diz ser filho de José Fernandes Galvão natural do Tortosendo e de D. Maria Angélica Borja natural do Barco, neto paterno de Estêvão Fernandes do Amaral e de Josefa Maria Galvão natural do Tortosendo, e materno do Doutor António Borges de Carvalho e de Maria Vitoria naturais do Barco. Nasceu aos nove dias do mês de Fevereiro do ano de 1857, e foi baptizado pelo Reverendo José Fernandes do Amaral tio dos pais do Baptizado; foram padrinhos o Doutor Policarpo Fernandes Galvão do Tortosendo tio do baptizado e D. Maria Apolinaria Borges Galvão irmã do Baptizado. Seguem as testemunhas.
A sua avó será difícil encontrar o registo de Baptismo, pois os registos de Baptismo do Barco, não se encontram entre 1806 e 1855.
Se precisar, 1943mf arroba gmail ponto com

Com os melhores cumprimentos
Maria Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#245865 | gouvre | 11 dez 2009 12:22 | Em resposta a: #245834

Reparei que não queria dizer seu avô mas bisavô.
No Cemitério do Barco existe o Jazigo de família, foi o primeiro a ser construído

Maria fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#245889 | FranciscoF | 12 dez 2009 06:02 | Em resposta a: #245865

Caros Senhores,
Peço desculpa de me intrometer, mas "just out of curiosity" gostaria de saber se alguém me poderia identificar um Dr. Costa Falcão, salvo erro conservador ou notário aposentado que vivia em Coimbra, viúvo, nos anos de 1960. Era uma pessoa muito aprumada (e monárquico) com quem mantive breves conversas, mas que não sei identificar melhor. Creio que não teve descendência. Ainda era parente de uma família Telo da Beira Baixa. Any feelings?
Francisco F.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#245931 | ghacorreia | 13 dez 2009 13:59 | Em resposta a: #245889

Caro Francisco,

Sou filho de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida, neta do Dr. Costa Falcão de Coimbra que corresponde exactamente à sua descrição. Ele realmente vivia sozinho em Coimbra porque as suas duas filhas viviam fora. A minha Avó Maria José de Oliveira da Costa Falcão Homem de Almeida casou em Coimbra com o meu Avô Jaime Nowe Homem de Almeida e foram viver para Lisboa onde residiram até à sua morte. O meu bisavô Costa Falcão era Monarquico e era conhecido na zona de Celas por ter um automóvel com o brasão da família. Toda a sua ascendendia é da Beira Baixa, raizes que temos estado agora a procurar.

Se quiser mais pormenores: goncalo.correia@gmail.com

Cumprimentos,
Gonçalo Homem de Almeida Correia

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#245954 | FranciscoF | 13 dez 2009 23:16 | Em resposta a: #245931

Caro Senhor,

Folguei saber que o seu bisavô é, sem dúvida, a pessoa que eu conheci. Enviarei uma mensagem sobre ele para o seu e-mail.
Cumprimentos,
FF.

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#246021 | João Falcão e Cunha | 15 dez 2009 00:01 | Em resposta a: #245834

O seu avó José Augusto era sobrinho da minha bisavó Maria Candida, primo direito do meu avô José Maria Magalhaes da Costa Falcão e Cunha.
Eu ainda fiquei com algumas coisas que a irmã do meu pai dizia que eram da Tia Apolinária, não sei se será verdade
Sempre ouvi falar de uma prima Maria do Carmo ou Maria José, casada com o Elvinio Tarouca que teriam uma pensão em Alpedrinha.
Do lado Falcão e Cunha, primos direitos do seu avó eram seis (três José Maria, João Bernardo e Augusto, e três Maria José, Alice e Berta) os quais todos casaram (e morreram) e tiveram filhos, e netos e já bisnetos.
O anel de brazão que a Avó Candida usava era Costa e Figueiredo / Falcão, sendo o timbre o dos Falcões
Se poder responder-lhe a mais questões
João Falcão e Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#246045 | ghacorreia | 15 dez 2009 12:24 | Em resposta a: #246021

A minha mãe, Maria José Falcão Homem de Almeida era amiga do Falcão e Cunha(ministro) que penso ser seu parente, e que o tratava por primo, por serem da mesma família. A tia Maria do Carmo casou efectivamente com o Elvino Tarouca e a certa altura tiveram a Pousada de S.José em Alpedrinha. Havia também a minha outra tia, Maria José, que só recentementre soube com quem casou. O brazão do meu avô José Falcão é o mesmo, porque as armas de que me fala são as que estão representadas nele.Quem o usa neste momento, após a morte da minha mãe, é a minha irmã mais nova, porque eu herdei, por morte do meu pai, o dos Homem de Almeida.

Estou muito feliz por finalmente conseguir, através deste meio excepcional, que é a Internet, conhecer algumas das origens e ligações da família, que até agora me eram desconhecidas.

Estou neste momento a escrever (apenas algumas memórias, sem cariz literário) sobre as famílias dos meus pais, para deixar aos meus descendentes e assim poderei acrescentar mais alguns factos.

Encontrei outro dia, nos papéis da minha mãe (felizmente deixou muitos e bem conservados), um cartão do meu tio bisavô João Apollinário de Borja Galvão.

Para sua informação, o meu avô José Augusto Falcão morreu em Coimbra em 1969 e está sepultado no jazigo da família da mulher. Teve duas filhas, Maria José de Oliveira da Costa Falcão Homem de Almeida e Maria Albertina Borges de Oliveira da Costa Falcão Trêpa. A primeira (a minha mãe) faleceu em 2006 e a segunda ainda é viva.

Muito obrigado pelo seu contacto e terei muito gosto em continuar a trocar informações por este meio ou outro que porventura possamos acordar.

Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#246080 | João Falcão e Cunha | 16 dez 2009 00:44 | Em resposta a: #246045

Eu estou na sua geração, os nossos avós eram primos direitos.
O José Bernardo Veloso Falcão e Cunha, (ministro) era primo direito de meu pai, filho do tio Augusto, o mais novo, que tinha menos 20 anos que o meu avô José Maria, que era o mais velho.
O meu avô e a minha avó eram primos (não sei porque razão) e tiveram uma filha Ana Maria Botto Machado da Costa Falcão e Cunha Sotto-Mayor de Almeida e um filho Pedro António Botto Machado da Costa Falcão e Cunha, o meu pai que morreu em 1982 com 59 anos e a tia morreu viuva e sem filhos em 2003
O meu mail é jfalcaocunha@gmail.com
João Maria de Almeida Lima Falcão e Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#246189 | JLCS | 18 dez 2009 17:48 | Em resposta a: #246045

Prezada Maria Isabel, Fernanda e restantes amigos.

Foi com grande prazer prazer que vi este forum a animar-se de repente, depois de muito tempo parado.
A exemplo dos contactos que tive com o joão Falcão e Cunha, confrade neste foru,, poderei disponibilizar alguns eleçentos que venho reconhendo da família e que vou actualizando à medida que a informação se vai desenvolvendo.

Sou casado com Ana Maria Dine Falcão Sincer e Sepúlveda, desse ramo dos Costa Falcão do Teixoso e do Fundão.
Se quizerem ter a gentileza de facultar os vossos emails (no caso dos aqui já indicados, de os poder utilizar, poderia enviar a àrvore que possuo dos ascendentes e descendentes, a fim de podermos em conjunto alinhá-ka e corrigi-la, quando necessário e, mais importante, actualizá-la.

Vou esmiuçar a informação que aqui já existe e tentar cruzá-la com o que tenho.

Já há algum tempo que não passava no forum, daí que só agora, que estamos de férias, arramjei um pouco de tempo.

Não quero perder a oportunidade de vos desejar um Feliz Natal a todos.

José Luís Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa da parte de Maria Isabel Falcão Homem de Almeida

#246448 | ghacorreia | 23 dez 2009 14:57 | Em resposta a: #246189

Caro José Luis,

Desculpe a resposta tardia. Poderá contactar-me directamente para goncalo.correia at gmail.com onde poderei dar-lhe contactos mais directos para a minha mãe.

Os melhores cumprimentos,

Gonçalo Correia

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#270839 | JMBBA | 17 fev 2011 22:23 | Em resposta a: #244342

Boa tarde,

Sou sobrinha de Maria Augusta Abreu de Almeida Ferreira de Viseu actualmente residente em Barrô. A pedido da minha tia, procuro o contacto da amiga de juventude, Sra. D. Helena Rossa do Tortosendo. Ao inserir o seu nome no Google vim aqui parar. E pela menção ao nome Henrique, deduzo que seja o antigo médico da Covilhã e seu marido. Será que me pode dar o contacto telefónico para que ambas entrem em contacto? Muito agradecida. Alexandra Maria Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#305994 | Maria Janz | 16 mai 2012 02:46 | Em resposta a: #270839

Boa noite,

Alguém me pode dar dados sobre João Carlos da Costa Falcão, nascido no Teixoso, Covilhã a 13/11/1903?
Era filho de António da Costa Falcão e de Maria Soares Prata. Aqui no Geneall só encontro registo da sua irmã Maria José Cândida Prata da Costa Falcão casada com José Pedro Sincer. Nem sequer aparece o seu irmão António.
Agradecia que me dessem qualquer ajuda ou conselho, pois já contactei o Arquivo D de Castelo Branco e nessa data não está registado nenhum baptismo no Teixoso.
Gostava de saber ( sou realmente novata neste blog) como poderei fornecer dados para se completar a descendência desta rama dos Costa Falcão que se encontra tão incompleta.

Obrigada a todos!

Maria João Janz

Resposta

Link directo:

RE: Costa Falcão - Beira Baixa

#305999 | MariaDavid | 16 mai 2012 12:01 | Em resposta a: #244108

Caro João Falcão e Cunha

Deparei-me com esta mensagem e fez-se um click. O João é filho de Aurora Isilda Estrela dos Santos e de João Bernardo Falcão e Cunha, do Teixoso?
Vou aguardar, ansiosa, a sua resposta.

Maria

Resposta

Link directo:

Costa Falcão - Beira Baixa

#353144 | mariajoaofalcaoecunh | 26 dez 2014 00:17 | Em resposta a: #244108

O meu nome é Maria João Morais Soares falcão e Cunha Fialho filha de João Bernardo falcão e Cunha Fialho a minha avó que não sei o nome todo dela era maria.José irmã do tio augusto t.berta T.zé Maria tia Alice do teixoso falo com a minha prima leninha do teixoso que está agora no porto gostava de saber o nome dos meus bisavós e da minha avó o meu pai faleceu no ano do meu primo José Bernardo com quem estive sempre até falecer como casei muito cedo perdi todo o contacto com a família menos alguns Zé Maria médico vi alguns no funeral mas nem os conheci gostaria de saber quantos primos afinal tenho eu tenho 2filhos Gonçalo e Sara e 2netas gémias sei que há gemidos na família penso que da parte da tia Isabel de castelo branco .

Resposta

Link directo:

Costa Falcão - Beira Baixa

#353145 | mariajoaofalcaoecunh | 26 dez 2014 00:36 | Em resposta a: #22893

Gostaria de saber que parentesco havia com o visconde do alcaide do meu pai João Bernardo primo direito do José Bernardo filho do tio augusto se puder ajudar agradeço. Maria joão

Resposta

Link directo:

Costa Falcão - Beira Baixa

#353195 | Silcar | 27 dez 2014 18:31 | Em resposta a: #353144

Cara Maria João,
Talvez possa ajudar. Tenho alguns dados da sua família, pois uma tia minha Maria Amélia da Silveira casou com um tio seu João Bernardo Falcão e Cunha, pais de Isabel Cândida da Silveira Falcão (que penso ser a que refere tia Isabel de Castelo Branco).
A sua avó deverá ser Maria José Falcão e Cunha que nasceu no Teixoso a 22.12.1891 e lá baptizada a 19.05.1892 casada que foi com Álvaro da Silva Fialho.
Era irmã de
1. João Bernardo Falcão e Cunha casado com a minha tia Maria Amélia Teixeira da Silveira;
2. Amadeu Falcão e Cunha;
3. D. Berta Augusta Falcão e Cunha que casou com Pedro de Matos Serrasqueiro Rossa;
4. Augusto Falcão e Cunha
5. D.Alice Cândida Falcão e Cunha que casou com Álvaro Navarro Marques de Paiva que foram pais de Nuno da Cunha Navarro que casou com a prima direita Isabel Cândida.

Eram filhos de José Bernardo da Fonseca e Cunha e de D. Maria Cândida de Magalhães Falcão
Netos paternos de João Bernardo da Fonseca e Cunha e de D. Maria Maximina Soares da Rocha.
Netos maternos de José Augusto da Costa Falcão e de D. Maria Amélia Freire de Magalhães.

Alguns destes já no geneall.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Luís Silveira

Resposta

Link directo:

Costa Falcão - Beira Baixa

#353196 | Silcar | 27 dez 2014 19:15 | Em resposta a: #353144

Cara Maria João,

Por lapso não referi nos irmãos de sua avó:
José Maria Falcão e Cunha casado que foi com D. Ana Gabriela dos Santos Botto Machado.

Cumprimentos,

LS

Resposta

Link directo:

Costa Falcão - Beira Baixa

#375146 | Mar2006 | 12 nov 2016 10:57 | Em resposta a: #17905

Ao consultar uns registos paroquiais do Teixoso, acabei de "tropeçar" por acaso no assento de óbito de D. Maria Cândida Figueiredo Frazão que faleceu com 75 anos, no Teixoso em 23/10 /1891, viuva de António da Costa Falcão, nascida em Pedrógão, Fundão. Era filha de Bernardino de Sena Castiço e de D. Jerónima de Figueiredo Frazão, proprietários, naturais de Salgueiro, Fundão. Deixou 2 filhos.
Ass de óbito n 55 do ano de 1891 da freguesia do Teixoso.

Resposta

Link directo:

Costa Falcão - Beira Baixa

#449688 | Gus123456ap | 25 ago 2023 23:51 | Em resposta a: #17905

Por mera coincidência cheguei agora a este forum, que, pelo que me apercebo, até poderá ter sido iniciado por meu cunhado Luis Melo.
Sou também descendente dos Falcões da Beira Baixa, do Teixoso, do Alcaide e de Pedrógão de S. Pedro.

De António da Costa Falcão do Teixoso e mulher, foi filho:

1. JOÃO CARLOS DA COSTA FALCÃO, nascido em .... , no Teixoso, falecido em .... . Foi provedor da Misericórdia de Lisboa. Correspondeu-se com Eça de Queiroz, que lhe dirige uma carta publicada na «Correspondência». Casou com D. MARIA DELFINA SARAFANA. Tiveram:

2. João Carlos de Figueiredo da Costa Falcão, 1º visconde do Alcaide, grande fotógrafo amador, amigo de Eça de Queiroz, que foi sua visita no Alcaide, a quem incutiu o gosto pela fotografia, s.g.;
2. Augusto Pedro de Figueiredo da Costa Falcão, que segue.
2. Maria do Carmo de Figueiredo da Costa Falcão, nascida em ..., casada com o Dr. Dom Francisco de Almeida, de ….. Tiveram:
3. Dom Fernando da Costa Falcão de Almeida, médico e arqueólogo, director da Faculdade de História da Universidade de Coimbra, o “descobridos de Idanha-a-Velha, c.c. D. Isabel Gorjão Henriques, c.g.;

2. AUGUSTO PEDRO DE FIGUEIREDO DA COSTA FALCÃO, nasceu a ... em ...., faleceu a ... em ..... Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Grande proprietário agrícola e exemplar e progressivo administrador das suas terras. Viveu em Pedrógão de S. Pedro, concelho de Penamacor, numa grande casa que aí possuía. Foi ainda senhor da casa dos Falcões, no Alcaide, que doou a seu sobrinho Dom Fernando. Casou na Capinha a 14/10/1906 com D. JÚLIA CAPELO FRANCO FRAZÃO, filha do Dr. João António Franco Oliveira Frazão de Castelo Branco, último morgado dos Francos, da Capinha, que mandou construir a Casa do Vale Dourado, na Capinha, e de sua mulher D. Maria Amélia Capelo da Fonseca, de Alcafozes. Tiveram, entre outros, a:

3. Maria Delfina Capelo Franco Frazão de Figueiredo Falcão, que segue.

4. Maria Delfina Capelo Franco Frazão de Figueiredo Falcão (n. 05.12.1913, Pedrógão de S. Pedro, Penamacor – f. 20.04.1984, Monsanto, Idanha-a-Nova) casou em 30.10.1937, em Penamacor, com o Dr. João António de Castro Pereira Lopes Cardoso (n. 25.03.1910, Foz do Douro, Porto - f. 16.02.1996, Mafamude, Vila Nova de Gaia), advogado (1942-1996), Grande-Oficial da Ordem de Mérito (1995) , autor de diversas obras jurídicas. Tiveram, entre outros, a:

5. Augusto Pedro Falcão Lopes Cardoso (n. 08.07.1940, S. Sebastião da Pedreira, Lisboa), advogado, bastonário da Ordem dos Advogados (1987-1989), autor de diversos trabalhos jurídicos. Casou em 16.12.1963, em Vila Nova de Gaia, com D. Maria Manuela Queiroz de Ataíde da Rocha Páris de Vasconcelos (n. 27.08.1940, Santa Marinha, Vila Nova de Gaia), doutorada, professora liceal. Tiveram, entre outros, a:

6. Augusto-Pedro da Rocha Páris Lopes Cardoso (n. 01.02.1966, Sé, Porto), advogado. Casou a 21.12.1991 em S. João da Foz, no Porto, com a Drª Marta Maria Carvalho Rodrigues Coelho (n. 22.08.1968, Nevogilde, Porto), advogada, c.g. (que escreve esta mensagem).

(tenho este ramo, aqui em síntese, muito mais desenvolvido)

Tudo isto vem, até à geração de meu Pai, na obra de Armando de Sacadura Falcão, «Frazões da Beira Baixa».
Vejo que se fala na ligação aos Falcões e Cunha, do Prof. Dr. Paulo Cunha, com o qual meu Avô se dava, de facto, como primo, quer pelo lado dele, pela Madeira, quer pelo lado de minha Avó, pelos Falcões.

Espero ter dado um contributo para um trabalho que alguém venha a fazer sobre os Falcões.

Com cordiais cumprimentos,

Augusto-Pedro Lopes Cardoso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 21:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen