Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#18118 | silvestre | 05 mar 2002 22:15

Caros participantes
Há algum estudo sobre os Abranches desta localidade da Beira, nomeadamente a ascendência de Ana de Abranches que casou com Francisco Pinto, avós do padre António Pinto de Figueiredo de Sinde, Tábua? Sobre este último lancei um tópico "Abranches Pinto de Sinde" e obtive ajudas inestimáveis.

Cumprimentos

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28379 | Eduardo Osório | 10 out 2002 10:23 | Em resposta a: #18118

Cara Vera:

Só há pouco tempo participo neste fórum e vi agora a sua mensagem, e também que ninguém lhe respondeu!

Este casal aparece no Brás Garcia de Mascarenhas, do Dr. António Vasconcelos (Apêndice – pg. 159), com alguma geração.

Acerca da ascendência de Ana Francisca de Abranches, os elementos de que disponho são:

1. Ana Francisca de Abranches, b. Bobadela a 26.10.1595, aí c. a 20.09.1619 c. Francisco Pinto, sr. da Casa do Mato em Sinde. Um seu filho, António de Abranches Pinto, foi FSO por carta de 27.07.1674 (ver ANTT).
2. Licº Belchior Francisco Marques, b. Bobadela a 13.01.1565, «dos principais da Bobadela, pessoa nobre e da governança», c. em Sameice a 02.02.1587 c.
3. Beatriz de Abranches, n. Sameice, prima de seu marido
4. Gaspar Francisco Nunes, n. Bobadela, aí f. a 21.06.1602. «No ano de 1602 se lhe fez inventário de 6.000 cruzados, e acham-se nele 15 colheres, jarro, bacia, saleiro, copos e taça, tudo em prata».
5. Maria Marques Mascarenhas, n. Folhadosa, f. Bobadela a 31.05.1613
6. Pedro Afonso de Gouveia «o Novo», n. Sameice, aí f. a 06.03.1602, c. c.
7. Maria Marques de Abranches, n. Contenças, f. Sameice a 06.11.1623
8. Francisco Gonçalves, f. Bobadela 23.04.1566
9. Catarina Nunes
10. Marcos Garcia Mascarenhas, n. Valezim
11. Beatriz Marques, n. Folhadosa
12. Pedro Afonso de Gouveia «o Velho», n. Torrozelo, «sr. de Figueiredo em Tourais, f. em Sameice a 04.04.1602, c. em Sameice a 15.01.1542 c.
13. Domingas Rodrigues de Macedo, f. em Sameice a 15.11.1583, 1ª mulher de seu marido. A filiação que segue (26 e 27 é apenas provável).
14. Domingos Marques (Mascarenhas?), n. S. Romão, FCR, Juiz em Azurara da Beira, c. c.
15. Beatriz de Abranches, n. Contenças.
20. Marcos Garcia Mascarenhas, o 1º desta linha de que trata António de Vasconcelos.
24. João Afonso de Gouveia
25. Isabel de Sequeira
26. Aparício Rodrigues de Macedo, f. Sameice a 13.09.1561
27. Inês Afonso, f. Sameice a 02.10.1554
30. Fernando Lourenço de Abranches, Fidº da Casa de D. João III, que depois de viúvo foi cónego na Sé de Viseu.
31. Isabel ou Joana Mendes, «dos Mendes da Serra da Estrela».
52. Simão Rodrigues «o Velho»
53. Beatriz Anes Ferrão Castelo Branco
54. Afonso Gonçalves «o Marinheiro»
55. Inês Afonso

Quem está a preparar uma publicação sobre os Abranches da Beira é o Dr. Manuel Abranches de Soveral, ao qual tenho prestado a minha modesta colaboração. Sei que ele não deixará de ver esta mensagem e poderá estar interessado em elementos que possa ter.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28409 | silvestre | 10 out 2002 18:27 | Em resposta a: #28379

Caro Eduardo Osório


Agradeço muito a sua resposta, principalmente agora que estava a pensar deslocar-me ao Arquivo de Coimbra estudar este ramo.
Suponho que as pessoas numeradas com 2 e 3 são os pais de Ana Francisca de Abranches. Os nºs 4 e5 são avós paternos e os 6 e 7 maternos?
Há quase um ano, quando coloquei esta mensagem e outra sobre o padre António P. de Figueiredo, neto de Francisca, meu 8º (?) avô, contactei via mail com Manuel Abranches Soveral que já me tinha ajudado com um outro ramo familiar do Carregal do Sal (Zuzarte e Gomes de Andrade). O nome de Pedro Afonso de Gouveia "O Velho",(12) faz também parte dos antepassados de Currelos. Parece a tapeçaria sem fim de Penélope... e há muito que espero a publicação do livro que citou e de "Consanguinidades em Currelos".
Mudando de assunto: tem familiares em Viseu de apelido Osório?
cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28485 | gonçalo calheiros | 11 out 2002 17:54 | Em resposta a: #28379

Caro Eduardo:
Antes de mais um abraço,a manifestar-lhe o que gosto de o "ver" no fórun.Vou aproveitar para lhe perguntar se tem algum dado sobre André Garcia Tavares cc(3.9.1698,Bobadela)Izabel de Andrade.Cumprimentos a todos os seus do
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28494 | Eduardo Osório | 11 out 2002 19:47 | Em resposta a: #28409

Cara Vera:

De facto, esta numeração corresponde à clássica árvore de costados de uma qualquer pessoa. A fórmula é simples: os pais de «n» são sempre «2n» e «2n+1».

Osórios em Viseu, não sei... os meus vêm de Nespereira (Gouveia) e foram para lá da Ratoeira (Celorico da Beira). Do que não há dúvida é que há parentes em todo o lado.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28495 | Eduardo Osório | 11 out 2002 19:52 | Em resposta a: #28485

Caro Gonçalo:

Tenho de facto esse casal, de quem aliás julgo que já falámos, mas não tenho ascendentes.

Cumprimentos do
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28525 | fsb | 12 out 2002 01:49 | Em resposta a: #28494

Caro Eduardo Osório,

Pedindo desculpa à amiga Vera pela intromissão no tópico, venho perguntar-lhe, já que diz ser dos Osórios de Nespereira, se é primo dos Osórios de Castro da Quinta da Cioga do Monte (meus primos direitos)?

Cumprimentos
Francisco Serpa Brandão

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28546 | silvestre | 12 out 2002 12:46 | Em resposta a: #28494

Caro Eduardo

Caso não seja pedir muito, tem a ascendência de Maria Coelho de Figueiredo, de Sinde,filha de João Nunes e de Isabel Coelho, mulher do filho de Ana Francisca, António de Abranches Pinto?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28550 | jpcmt | 12 out 2002 13:36 | Em resposta a: #28546

Senhora D. Vera Silvestre:
Na minha base de dados apenas consta o seguinte:
1.- Maria Coelho de Figueiredo
2.- João Nunes de Figueiredo
3.- Isabel Coelho
4.- Pedro Nunes (Ribeiro)
5.- Rita de Figueiredo
6.- Luís Coelho
7.- Maria Antunes

E mais não sei.
Melhores cumprimentos,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28561 | silvestre | 12 out 2002 15:13 | Em resposta a: #28550

Mais uma vez, agradeço.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28574 | Eduardo Osório | 12 out 2002 15:56 | Em resposta a: #28525

Caro Francisco Serpa Brandão:

Sou sobrinho direito do Dr. José Osório, filho de sua irmã Mª Emília, e de minha e sua tia Zília.

Lembro-me de uma célebre partida de «croquet» em Nespereira, há um bom par de anos... em que um de vocês persistia em deitar abaixo o pino inicial cada vez que jogava!

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28575 | Eduardo Osório | 12 out 2002 16:03 | Em resposta a: #28561

Cara Vera:

Tenho os mesmos elementos que a resposta anterior, com a diferença de em vez de Rita ter Justa.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#28583 | fsb | 12 out 2002 18:11 | Em resposta a: #28574

Caro Eduardo,

Sorri com essa história do jogo de Croquet, mas não sei efectivamente se o «notável» jogador era eu ou algum dos meus irmãos. A verdade é que, com toda a franqueza, o Croquet nunca foi um jogo onde me sentisse muito à vontade...! Mas há quantos anos terá sido isso? Lembro-me de ir a Nespereira ainda novito e já lá vão meia dúzia que fiz os 50...
Teria muito gosto em contactá-lo através do meu e-mail pois necessito de obter alguns dados genealógicos dos pais e avós do meu tio José, seus avós e bisavós portanto. Ficaria por isso muito grato se ligasse para o meu e-mail:

serpabrandaoarrobanetcabopontopt

Um abraço
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#50517 | Alves dos Santos | 28 out 2003 15:51 | Em resposta a: #28379

Caro Eduardo Osorio,

Venho um ano depois da ultima informaçao neste item, desejar que me possa ajudar.
Tenho um ramo familiar da minha esposa de nome Jose Carvalho originario de Bobadela (Guimarães) que casou em 1Mar1745 em Caminha com Margarida Pereira.
Jose Carvalho era filho de Mariana Teixeira Nunes (Birgea - Bobadela - Guimaraes) e de Manuel Carvalho.
As minhas questoes são:
O lugar de Birgea existe ainda?
Bobadela, pelo que posso verificar nos mapas, já não é freguesia de Guimaraes, pelo que, sera a mesma Bobadela a que faz referencia?
Na sua nota, faz referências a varios elementos NUNES, encontra alguma relação com a Mariana Nunes que indico acima?

Muito respeitosamente,
Jose Santos

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#50550 | silvestre | 28 out 2003 18:35 | Em resposta a: #50517

Caro senhor
Esta Bobadela é em Oliveira do Hospital, Distrito de Coimbra mas próxima de Viseu.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Abranches, de Bobadela, início sec. xvii

#50566 | Eduardo Osório | 28 out 2003 19:31 | Em resposta a: #50517

Caro José Santos:

A povoação da Bobadela a que se refere este item é uma freguesia do concelho de Oliveira do Hospital. Além desta, só conheço a Bobadela perto de Sacavém. Lamento não poder ajudar.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 18:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen