Crisma

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Crisma

#18351 | rafael mião | 11 mar 2002 07:56

Ex.mos Senhores
Agradeço a seguinte informaçâo:
O sacramento do "Crisma"(séc.XVI),era dado às crianças,aos adultos,ou a ambos?
Os meus agradecimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18410 | Portuguez | 12 mar 2002 12:59 | Em resposta a: #18351

Caro Rafael Carvalho

Muito interessante a sua questão, à qual aliás não sei responder, pois penso que muitas pessoas mudavam ou acrescentavam os seus nomes próprios no crisma, já que se verificam diferenças entre a nomenclatura dos assentos baptismais e os nomes que usaram depois ao longo da vida. A minha pergunta é: será que a Igreja Católica manteve registos escritos desses crismas, com interesse para biografia?

Melhores Cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18420 | orgc | 12 mar 2002 15:46 | Em resposta a: #18410

Caro Alexandre Tavares Festas
Os meus agradecimentos pela resposta rápida e valiosa que me deu.
É como diz a respeito de mudarem ou acrescentarem os nomes na altura do crisma,o que por vezes causa confusão,por nos squecemos desta particularidade.
Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18427 | Paulo | 12 mar 2002 17:32 | Em resposta a: #18420

Caros Rafael e Alexandre,

Com efeito algumas vezes as pessoas mudavam de nome quando recebiam esse sacramento. Para se saber (o que nem sempre é possível) quando essa mudança se verifica sugiro as seguintes pesquisas:

1 - Verificar se existe alguma anotação ou averbamento, junto do registo de baptismo (tenho casos destes registados desde o século XVII).

2 - Procurar nos livros paroquiais da época e freguesia em questão (sejam eles de Baptismos, casamentos ou óbitos) a existência de listagens das pessoas crismadas "nesta freguesia no ano de ..." que surgem misturados com os demais registos.

3 - Ler integralmente os registos de casamento de pessoas com os mesmos apelidos pois com alguma frequência, no registo do casamento vem referida a mudança de nome.

Ainda assim, e na maior parte dos casos, nenhuma destas pesquisas resulta.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18477 | MABEL | 13 mar 2002 19:27 | Em resposta a: #18427

Remeto os esclarecimentos acerca das mudanças dos nomes para os reputados genealogistas que abrilhantam este forum.
Contudo (e esta será eventualmente a minha achega) a Igreja Católica tem, em termos cronológicos e sacramentais: a Primeira Comunhão, a Comunhão Solene e o Crisma ou sacramento da Confirmação, o que nos leva a pensar que este último será dado após alguns conhecimentos dos fundamentos católicos, o que implica que normalmente fosse ministrado a jovens ou a adultos e não tanto a crianças.
Espero que a informação lhe sirva para alguma coisa.
Cumprimentos.
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18490 | manuelr | 13 mar 2002 22:42 | Em resposta a: #18351

Caro Rafael Carvalho

Nos registos que tenho consultado, normalmente nos mistos, aparecem 2 ou 3 folhas, com o registo dos crismados.Há até pais que são crismados no mesmo dia que os filhos. Também já vi registos, em que, por exemplo, uma Genebra muda o nome para Teresa e depois continua a usar o nome de Genebra.
O que confunde mais nos registos,é que o padre muitas vezes faz o registo de " ouvido", outras deve ser o " sacristão " que os faz, outros assenta-os quando se lembra. Isto quando não se esquece! Normalmente confirmo pelos óbitos, ou por padrinhos de batismo, pois quando são solteiros, aparece o nome dos pais. Para não falar nos casos em que no casamento têm um nome e quando são pais ou mães aparecem com outro. Há freguesias em que fazer 3 ou 4 ligações, se torna um autêntico puzzle. Como vê, dá para tudo!

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18503 | orgc | 14 mar 2002 06:18 | Em resposta a: #18490

Cara Mabel,e caros Paulo e Manuel Rolão
Não levem em desconsideração o agradeci
mento colectivo,mas é mais prático para este efeito.
De facto têm fornecido informações valiosas sobre este tema e chamado a atenção para o cuidado que devemos ter na consulta dos reg.paroquias.Os meus agradecimentos e abraços a todos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18512 | 1984 | 14 mar 2002 14:27 | Em resposta a: #18503

Ilustres
O Crisma é administrado a quem chegou à idade da razão. Escolhe-se confirmar a fé, presumida pelos padrinhos dos baptisados. Daí como verdadeiro baptismo a escolha do nome com que se quer ver reconhecido.
Odor de Mar

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18546 | magalp | 15 mar 2002 06:51 | Em resposta a: #18512

Caro Maresia/1984

Assim é, ou era pelo catecismo anterior ao Cpncílio do Vaticano II. Só q. a fé era presumida pelos pais e testemunhada pelos ditos padrinhos. Estes compremetiam-se a substituir os pais na falta destes.
Mas, a questão posta por Rafael Carvalho é como seria no séc.16, aí confesso q. não me lembro já...
A possível mudança de nome, ou nomes, prendia-se com uma epecial devoção a determinado santo ou santa.
M. Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18655 | 1984 | 18 mar 2002 14:28 | Em resposta a: #18546

Ex.ma Sr.ª
A minha resposta foi dada a pensar no século XVI. Quando as normas eclesiáticas de registo dos crentes substituíam a ausencia de normas a que hoje chamariamos de registo civil.
Hoje, em Portugal, seria impossível a mudança de nome sem prencher os requisitos e cumprir os procedimentos que as leis de registo exigem.
Com meus sentidos respeitos
Odor de Mar

Resposta

Link directo:

RE: Crisma

#18668 | Portuguez | 18 mar 2002 21:16 | Em resposta a: #18427

Caro Paulo Alcobia Neves

Desculpe só agora agradecer a sua resposta, e a boa ajuda. Penso que os registos quaresmais das paróquias também podem revelar interesse para o estudo das famílias, pelo menos em certos casos.
Uma minha bisavó tinha nove irmãs, e quase todas as dez acrescentaram o nome com o crisma. Penso que não havendo registo de nomes próprios no assº de baptismo, nomes usados e assinados em adultas, não possa haver outra explicação que o crisma. Já quanto aos apelidos não me fio muito nos assentos, faziam o que queriam e usavam como lhes apetecesse em muitos casos.

Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 12:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen