Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

Este tópico está classificado nas salas:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406876 | asrsm1973 | 28 ago 2018 14:54

Boa tarde

Ando ainda ás voltas com a pesquisa sobre a minha bisavó materna.

Volto a relembrar o caso.
A minha avó e os seus irmãos têm na sua certidão de nascimento o nome dos seus avós maternos, a saber,.Gertrudes Augusta Urbano Cordeiro do Vale e Anastácio Cordeiro do Vale. (pais de Maria da Conceição Cordeiro do Vale, mãe da minha avó)
Sobre a minha bisavó Maria da Conceição eu já tinha referido que não consigo encontrar a certidão de nascimento/baptismo, embora saiba pela sua certidão de óbito que é natural da freguesia dos Anjos em Lisboa e que nasceu a 11-04.1907. Já fiz o pedido para o arquivo da Torre do Tombo, já procurei online...nada de certidão de nascimento.
Agora a questão que me intriga, na sua certidão de óbito diz que sua mãe, Gertrudes Augusta Urbano (sem o "Cordeiro do Vale") é mãe solteira e a Maria da Conceição Cordeiro do Vale é filha de pai incógnito!!!!
Então de onde surge o nome "Cordeiro do Vale"? Não surge em antepassados da parte de sua mãe....já verifiquei.
E então como aparece o nome de Anastácio Cordeiro do Vale na certidão de minha avó como sendo seu avô materno?
Enfim, será que alguém me pode ajudar?
Queria muito encontrar a certidão de nascimento/baptismo de minha bisavó Maria da Conceição....acho que será lá que irei perceber, talvez em algum aditamento, alguém que a terá perfilhado.....

Desde já muito obrigada pela atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406877 | asrsm1973 | 28 ago 2018 14:56 | Em resposta a: #406876

Acrescento que provavelmente minha bisavó não terá sido baptizada, uma vez que não casou nem baptizou seus filhos....
Já ouvi dizer que não professava qualquer religião....não sei se será verdade....


Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406879 | JMSA | 28 ago 2018 15:13 | Em resposta a: #406877

Boa tarde,
Com grande probabilidade a sua avó foi perfilhada mais tarde pelo seu bisavô que a registou como filha e acrescentou o apelido dele. Estas situações não são invulgares.
Melhores cumprimentos,
JMSA

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406880 | asrsm1973 | 28 ago 2018 15:16 | Em resposta a: #406879

Boa tarde,

pois foi isso que eu também pensei, e provavelmente a informação poderá estar na certidão de nascimento...ou não....não sei porque não a consigo encontrar....


Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406883 | silvestre | 28 ago 2018 16:06 | Em resposta a: #406876

Também não a encontrei. Já procurou no livro de legitimações? https://tombo.pt/f/lsb06
O facto de ela aparecer como filha incógnita na certidão de óbito, pode significar que a informação tenha sido retirada do registo de nascimento dela... No óbito, não há referências a averbamentos noutros livros?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406885 | asrsm1973 | 28 ago 2018 16:43 | Em resposta a: #406883

Sim, já pesquisei nesse livro. Quanto a indicação de averbamentos não há nenhuma no registo de óbito....estou agora a pesquisar nos registos de nascimento de Lisboa https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=6025880
Vamos ver se encontro algo....

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#406891 | asrsm1973 | 28 ago 2018 18:04 | Em resposta a: #406883

Também já vi neste e nada....
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=6022839

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#407020 | asrsm1973 | 31 ago 2018 17:42 | Em resposta a: #406876

Boa tarde

Mais uma questão sobre a dificuldade de encontrar a certidão de nascimento de minha bisavó....
Será que existe alguma forma de encontrar, pedir, enfim, essa mesma certidão apenas com os dados da certidão de óbito?
A sua certidão de óbito tem a data de nascimento e a freguesia de que é natural (Anjos - Lisboa 11-04-1907) , mas não refere em que data foi realmente registada. Há uma forte probabilidade de ela ter sido registada já com 4 ou 5 anos (falavam antigos familiares) porque não terá nascido em Lisboa mas que veio fugida com a mãe para Lisboa e seria filha indesejada pelo pai e sua família, daí não ter sido registada no local onde nasceu (zona do Sobral de Monte Agraço). Mas isso são histórias difíceis de comprovar e nem sei se tal seria possível.
Verifiquei todos os livros existentes nos arquivos online da Torre do tombo até ao ano de 1911 na freguesia dos Anjos e mesmo na zona do Sobral de Monte Agraço....nada.
Para pedir no registo civil pedem a data do documento, coisa que não tenho....sinto-me de mãos atadas para avançar com esta investigação....

Obrigada

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#407155 | JCC | 04 set 2018 16:52 | Em resposta a: #407020

Nãolhevou dar gande ajuda mas tenho um caso parecido em que alguém era dad como nascida em Albergaria no assnto de casamento da filha. Em Albergaria (velha e Nova) nada encontrei. Alguns anos mais tarde veio àminha mão uma certidão de óbitoonde era dada como nascida em Cmpanhã, Porto. Aí encontrei o assento de nascimento e a anotação, à margem, da sua perfilhação... Isto por volta de 1901
Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#407165 | apa50 | 04 set 2018 22:31 | Em resposta a: #406876

Prezada Andreia,

Tenho um caso na minha família que a pessoa foi registrada por ocasião de seu casamento quando precisou juntar a Certidão de Registro no processo de habilitação para o casamento.
O registro de seu nascimento foi declarado pelo pai.
Sou do Brasil portanto não sei se isto pode ocorrer em Portugal.
Estou à disposição para mais esclarecimentos.

Sonia

Resposta

Link directo:

Mistério sobre minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale

#407548 | asrsm1973 | 11 set 2018 15:22 | Em resposta a: #407155

Boa tarde

Neste caso tanto na certidão de óbito de minha bisavó como na certidão de nascimento de seus 4 filhos, minha bisavó Maria da Conceição surge como sendo natural da freguesia dos Anjos, em Lisboa. Infelizmente não existe certidão de casamento porque meus bisavós não casaram, pois não professavam a religião católica. Por isso é menos um documento a verificar....enfim. Continuarei a minha busca, mas obrigada na mesma.

Andreia Soares matos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen