Busco Família Vazquez em Pontevedra

Este tópico está classificado nas salas: Hispânia

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411417 | penetra9 | 20 jan 2019 18:07

Caros Confrades, estou a buscar o assento de nascimento de Casiano Reinaldo Vazquez. Filho de Manoel Reinaldo de Alvarez e Olimpia Vazquez Alvarez. Data de nascimento: 07 de janeiro de 1907 em Pontevedra. A dificuldade nas buscas surge pelo fato de não obtermos o município nem tão pouco o lugar do nascimento. Casiano casou-se no Brasil em setembro de 1940. Com os melhores cumprimentos, Jaqueline

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411433 | Advisor | 20 jan 2019 21:44 | Em resposta a: #411417

Si el topónimo Pontevedra se refiere al municipio de ese nombre, intente solicitar el acta de nacimiento escribiendo a
Registro Civil
Rúa Francisco Tomás y Valiente, s.n.
36071 PONTEVEDRA (España)

Si se refiere a la provincia de Pontevedra, tendrá que averiguar cual de los otros 61 municipios que la componen puede ser el de nacimiento. En el enlace encontrará el listado de municipios de la provincia, con sus nombres en las dos lenguas cooficiales: castellano y gallego. Advisor.
https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Municipios_de_la_provincia_de_Pontevedra

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411438 | penetra9 | 21 jan 2019 09:53 | Em resposta a: #411433

Prezado Advisor! Tenho as certidões de nascimento dos 3 filhos do Casiano Reinaldo, sua certidão de casamento no Brasil, sua certidão de óbito e em todos esses documentos consta como naturalidade Pontevedra na Hespanha. Tendo em mãos esses dados mais a filiação mais a data de nascimento dele, lhe pergunto: será possível localizar o Passaporte de Emigração com a ida dele para o Brasil? Um documento Espanhol qualquer do casiano pode me ajudar a saber se Pontevedra a que se refere os documentos Brasileiros trata-se de Município ou Província?

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411442 | natercia7 | 21 jan 2019 10:35 | Em resposta a: #411438

Bom dia confrade. Envio esta mensagem, mais com destino ao ADVISOR do que a si mesmo.
O seu pedido chamou a minha atençao, pelo facto de eu ter muitos VASQUEZ (de PUGA) em Pontevedra (distrito).
A resposta do confrade ADVISOR, sempre tao fundada, com tanta ajuda em endereços administrativos, leva-me a solicitar a ajuda dele sobre um antepassado perdido nas "brumas do passado". Trata-se de D. Diego SABEDRA (de ?) ARAUJO, que morreu em 21/01/1717 em Cequelinos ARBO, Pontevedra. Num testamento ele confessa ser o verdadeiro pai da D. Angela de ARAUJO PUGA y SAAVEDRA, castelã da casa-torre "A Moreira" de S. Miguel de Cequelinos, ARBO. Nao consigo descobrir quem sao os pais dele.
No testamento fala de cem missas em Redondela, num convento "relacionado" com o seu Pai. Quem era esse Pai? Seria possivel para o ADVISOR de me sugerir serviços ou arquivos ? Toda a ajuda serà a benvinda. Saludos da Natércia

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411457 | JMSA | 21 jan 2019 17:05 | Em resposta a: #411442

Boa tarde,

Devem estar relacionados com estes que estão aqui na base de dados do Geneall:
https://geneall.net/pt/antepassados/2140663/antonia-araujo-saavedra-de-puga/

Cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411458 | penetra9 | 21 jan 2019 17:08 | Em resposta a: #411442

Boa tarde confrade Natercia! Me interessei pela sua preciosa informação sobre um possível êxito na busca dos Vazquez em Pontevedra. É possivel me esclarecer o que significa "de Puga"? Há algum meio de pesquisa que viabilize as minhas buscas com as informações que eu possuo? Cumprimentos, Jaqueline

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411459 | Advisor | 21 jan 2019 21:26 | Em resposta a: #411438

Hay un portal de Movimientos migratorios iberoamericanos de reciente creación, pero aún no tiene incorporados a sus fondos los pasaportes de emigración, y no conozco sus planes más inmediatos.
Por lo demás, estuve preguntando a familiares pontevedreses sobre las zonas de la provincia más proclives a emigrar a Brasil y me dicen que eran los ayuntamientos de La Lama y Fornelos de Montes; las feligresías del primero son Antas, Barcia do Seixo, Covelo, Escuadra, Gaxate, Seixido, Verducido, Xende, Xesta y la que da nombre al municipio; las del segundo, Calvos, Estacas, Laxe, Oitavén, Traspìelas, Ventín, y la que da nombre al municipio.
Aunque esto sea buscar una aguja en un pajar, ¿le suena algunos de estos nombres en los documentos o en los recuerdos de los pesquisados? Advisor

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411468 | natercia7 | 22 jan 2019 10:22 | Em resposta a: #411459

Bom dia confreira Jacqueline.

O nome PUGA é muito antigo na Galiza. Geralmente é considerado toponimico, dado que hà no distrito de Orense, um lugar chamado PUGA em TOEN. A torrre ainda existe, os restos da torre mais precisamente.
Hà um site no internet, muito rico e documentado " PUGA um nome toponimico", que me ajudou muito a "assimilar" essa minha familia paterna. Hà também a versão, talvez pela interpretaçao das figuras do brasao de armas, que atribue às esporas um possivel oficio de ferreiros. As "pugas" (puhas) em galego designariam objectos aguçados. Um heraldista muito considerado e que bem conheci, em Monçao, Dr. José GARCAO GOMES dizia que eram esporas.
Os VASQUEZ de PUGA estavam muito enraizados nas "rias bajas", principalmente em RIBADAVIA.
Para jà é tudo o que posso dizer-lhe. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#411471 | natercia7 | 22 jan 2019 12:08 | Em resposta a: #411457

Bom dia, caro confrade,

Tem toda a razao. Essa pessoa no link, é sobrinha do meu 6° avô, D. Diego de PUGA y SAAVEDRA, irmao unico da sua mae. A mae dela, D. Rosa de PUGA y SAAVEDRA casou com um melgaçense, da Quinta do Lobo. Mas, para ela como para mim, o problema resta inteiro : -quem sao os pais do outro D. Diego SABEDRA ARAUJO, que faleceu em Janeiro 1717 e que era (provado documentalmente) o verdadeiro pai da Dona Angela de ARAUJO PUGA y SAAVEDRA , castelã da Moreira em S. Miguel de Cequelinos, casada com o seu primo D. Antonio SUAREZ de PUGA ? Seja como for, agradeço-lhe a mensagem e vou rapidamente verificar que todas as correções foram feitas no geneall. Os pais da D.M aria Rosa e do seu irmao, D. Diego, meu avô que apareciam inicialmente eram falsos. Por 1820, um neto desta D. Antonia, um maestrante de Ronda, numa "solicitud" para obter a condecoraçao de Carlos III, deu pais que nao existiam ; um D; Pedro e uma D. Pascua, quando o pai é o D. Diego SABEDRA de ARAUJO e a mae é Francisca TEIXEIRA, mulher solteira.
Os franceses acabavam de partir da casa-torre da Moreira e, como agradecimento, tinham pegado fogo ao que puderam. E que alguns "paisanos galegos" lhes tinham causado chatices durante a estadia.
Para reconstituir a sua genealogia, o maestrante, pessoa muito importante na regiao, "bordou" talvez um pouco ...ou nao. Para quê ? Para fazer desaparecer uma antepassada "mulher solteira", e provàvelmente de origem popular. Vemos isso todos os dias ainda hoje.
Muito obrigada Natércia

Resposta

Link directo:

Busco Família Vazquez em Pontevedra

#414074 | Tiago R de Andrade | 22 abr 2019 08:45 | Em resposta a: #411417

Bom dia,

Sou descendente de uns Vasques de Pontevedra, que penso serem os mesmos:

https://geneall.net/pt/nome/28374/ana-emilia-vasques/

Em casa da minha avó tenho um quadro do pai desta minha antepassada, Joaquim José Vasques.

TRA

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 22:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen