como operar como o cepese

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil

como operar como o cepese

#415073 | sonia gonçalves | 28 mai 2019 01:38

Solicito a ajuda de como solicitar cópia do passaporte de meus avós paternos. Gostaria de saber todos os dados que vem no passaporte. Vem o nome dos filhos que vieram jubto com ele? vem foto ?
Gostaria de saber os tramites que devem ser feito e os valores em Euro e Real. e qual a forma mais barata para o envio do pagamento. Via Banco é inviável, muito caro. ..
Antecipo meus agradecimentos a quem possa me ajudar. TENHO 76 ANOS , TENHO MUITA POUCA VISÃO E DIFICIL LOCOMOÇÃO.

Resposta

Link directo:

como operar como o cepese

#415076 | MCNN | 28 mai 2019 10:58 | Em resposta a: #415073

Bom dia

O CEPESE não tem quaisquer passaportes. O CEPESE tem única e exclusivamente uma base de dados que construiu pela recolha da informação dos registos de pedidos de passaportes para o Brasil de diversos Arquivos Distritais, nomeadamente do Norte de Portugal.

O CEPESE disponibiliza gratuitamente e online parte da informação da sua base de dados. Aquilo que eles só disponibilizam relativamente a um determinado pedido de passaporte (ID) mediante pagamento são as seguintes informações:

a) Data do Pedido de Passaporte

b) Nº de Passaporte, Livro do Registo de Passaportes, Arquivo Distrital onde se encontra.

Como tal, o CEPESE não lhe irá fornecer nenhuma cópia de passaporte. Apenas lhe irá disponibilizar informação sobre um dado pedido de passaporte.

De posse dessa informação, o utilizador poderá então questionar o Arquivo Distrital onde foi feito o pedido de passaporte sobre o que é que o referido Arquivo possui sobre esse passaporte.

Nalguns casos o Arquivo Distrital apenas tem o registo do pedido de passaporte, não tendo pois mais informação do que aquela que o CEPESE já disponibilizou. Eventualmente esse registo poderá conter uma fotografia, alguma descrição física e a indicação de quem acompanharia o requerente na viagem.

Noutros casos o Arquivo Distrital tem à sua guarda o processo de passaporte, e nesse caso sim contém bastante informação. Por exemplo, se o registo de passaporte (que é o que foi disponibilizado pela base de dados do CEPESE) não menciona a freguesia de onde o requerente era natural, em princípio consegue-se encontrar essa informação no processo de passaporte.

De notar que muitas vezes o processo de passaporte já não existe, no Arquivo Distrital do Porto por exemplo creio que só existem os processos de passaporte a partir dos primeiros anos do século XX.

Finalmente, sobre o pedido ao CEPESE, o que se faz é enviar um mail pedindo a informação sobre um dado ID da Base de Dados deles, eles respondem enviando a indicação de uma Conta Bancária para a qual se deverá fazer a transferência e, quando eles receberem o pagamento, enviam-lhe por mail aquela informação (data do pedido de passaporte, numero do passaporte, Arquivo, etc) que eu referi anteriormente.

Depois, e como já escrevi anteriormente, o que tem de fazer é pedir ao Arquivo Distrital que tem o registo desse pedido de passaporte a informação que eles eventualmente tenham. Podem ter muito, ou podem ter quase nada.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

como operar como o cepese

#415110 | sonia gonçalves | 29 mai 2019 03:09 | Em resposta a: #415076

Caro Sr. Mário Cesar Navarro, fico muita grata pela util informações que me forneceu.


Sonia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 00:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen