Encontrar família e ascendentes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Encontrar família e ascendentes

#415805 | ValeJaneiro1 | 24 jun 2019 10:58

O meu bisavô António Diegues, faleceu em 17-10-1915 em ValeJaneiro Vinhais com a idade de 75 anos. Pelas contas que fiz terá nascido no ano de 1840.

Sei que o seu casamento com Joana Maria Rodrigues, natural da aldeia de França, Bragança terá sido combinado entre os seus familiares que eram padres.
O padre familiar de António Diegues paroquiava na aldeia de Vila Verde, Vinhais

O padre pelo lado da Joana Maria Rodrigues paroquiava na aldeia de Vale de Janeiro, Vinhais de seu nome Anastácio Rodrigues Mercê, natural da aldeia de Montesinho, Bragança

A minha dificuldade está em não conseguir encontrar os ascendentes e local de nascimento de António Diegues

Sou grata a quem possa sugerir-me qual o caminho a seguir para obter estes dados. Se alguém souber algo agradecia se me pudesse dizer.

O António Diegues e a Joana Maria Rodrigues constituíram família em Vale de Janeiro, sendo eu o 4’ grau da família.
Onde poderei iniciar essa pesquisa, não tenho experiência nesta pesquisa e apenas hoje me inscrevi no fórum geneal.net, pelo que me parece terei que pagar para aceder, também se me ajudarem a entender como, agradecia
Muito obrigado
Cremilde


,

Resposta

Link directo:

Encontrar família e ascendentes

#415806 | MCNN | 24 jun 2019 13:40 | Em resposta a: #415805

Boa tarde

No link seguinte pode ver o pedido de passaporte de um João Manuel Diegues, natural de Vale de Janeiro, e que era filho de um António Diegues e de uma Joana Maria:

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1289463

Ora bem, atendendo a sua naturalidade e ao nome dos pais, são boas as hipóteses de que se trate de um filho dos seus bisavós.

Atendendo à idade que então afirmou ter, este João Manuel Diegues terá nascido em 1880 ou 1881.

O ideal era consultar o batismo deste João Manuel, pois esse registo deve conter a informação sobre onde os pais casaram, de onde os pais eram naturais e ainda deve identificar os avós dele.

Infelizmente, ainda não estão disponibilizados para consulta online os batismos desses anos relativos à freguesia de Vale de Janeiro.

Mas pode sempre solicitar ao Arquivo Distrital de Bragança que localize e lhe envie uma cópia não autenticada desse assento de batismo (para não ter que pagar o valor de uma certidão). No pedido forneça-lhes o nome do batizado (João Manuel), a freguesia onde procurarem o nome dos pais e os anos em que deverão pesquisar.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Encontrar família e ascendentes

#415819 | ValeJaneiro1 | 24 jun 2019 19:14 | Em resposta a: #415806

Senhor Mário César Navarro
Foi co muita emoção que li a sua mensagem, são mesmo as pessoas que eu tentava localizar no tempo e nos lugares, bem como a sua ascendência, em especial o meu bisavô Manuel Diegues.
O meu pai contava-me muitas histórias, sempre pensei que era de Montesinho, mas nas minhas buscas nada encontrei.
Vou fazer o que me sugere e tentar encontrar esse meu tio avô que foi para o Brasil.

Sou muito grata por me ter ajudado e pela alegria que senti. Afinal há uma forma de fazer essa busca, sozinha não conseguiria chegar a esta informação.
Só hoje me inscrevi no vosso Fórum , aparece uma mensagem a dizer que só é válida até dia 27-6-2019. Para continuar a acompanhar o fórum o que devo fazer???

Muito muito obrigado, que receba em dobro toda a ajuda que me deu
Cremilde
,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 jun 2024, 18:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen