Camachos, de Moura, Alentejo (dos mesmos de Inocêncio Joaquim Camacho Rodrigues)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Camachos, de Moura, Alentejo (dos mesmos de Inocêncio Joaquim Camacho Rodrigues)

#422493 | mpra | 14 mar 2020 19:38

Caros confrades,

Os registos paroquiais de Moura para o século XVIII apresentam, em particular na freguesia de Santo Agostinho, consideráveis lacunas que, espero, poderão vir a ser colmatadas com documentação notarial. Será que algum confrade já se cruzou com documentação referente aos Camacho da cidade (antiga vila) de Moura?

Os mais antigos que conheço:

1 - Mateus da Costa
Natural da ilha de São Miguel, foi casado com Joana Maria (natural de Moura?), e tiveram:
- Francisco da Costa Camacho, que segue.

2 - Francisco da Costa Camacho
Natural de Moura, aí deve ter casado com Ana Joaquina, também natural de Moura, filha de António Rodrigues Barradas (?) e de Catarina de Jesus. Tiveram:
- António Joaquim Camacho, que segue.
- Maria, baptizada em Moura, na freguesia de São João Baptista, aos 02-02-1782. s.m.n.

3 - António Joaquim Camacho
Não encontrei o seu baptismo. mas deverá ter nascido c. 1770 (nesta altura a família poderia morar na freguesia urbana de Santo Agostinho?). Casou em Moura, na freguesia de São João Baptista, aos 02.10.1791, com Pulquéria da Conceição, filha de Lourenço Gomes e Mariana Joaquina, supostamente todos naturais de Moura. A sua assinatura consta de várias reuniões da vereação da Câmara Municipal de Moura. Tiveram:
- José do Carmo Camacho, que segue.
- Maria, baptizada em Moura, São João Baptista, 22.02.1795. s.m.n
- Mariana, baptizada em Moura, São João Baptista, 20.11.1796. s.m.n.

4 - José do Carmo Camacho
Baptizado em Moura, na freguesia urbana de São João Baptista, aos 30.09.1792. Casou em Moura, São João Baptista, aos 11.11.1809, com Maria do Carmo Maneta (?), natural da mesma freguesia, filha de Barão José Ferreira e Joaquina Rita Modesta. Conheço a sua assinatura de numerosos assentos em que serviu de testemunha ou padrinho. Tiveram:
- Inácio, bp 16.09.1813 s.m.n.
- Francisco Joaquim Camacho, que segue.
- António Joaquim Camacho, casado com Maria do Carmo, s.m.n.

5 - Francisco Joaquim Camacho
Natural de Moura, São João Baptista, baptizado aos 26.10.1817. Casou aos 07.04.1841 com Josefa Maria Rosa Couto (1), natural de Reguengos de Monsaraz, e em segundas núpcias com Eufémia Maria Silvestre Pereira (2), natural de Santa Maria da Lagoa de Monsaraz. Viveu em Moura, onde foi proprietário. Teve dos dois casamentos:
- (1) Genoveva Máxima Camacho cc Manuel do Carmo Rodrigues da Costa (pais de Inocêncio Joaquim Camacho Rodrigues). c.g.
- (1) Izidoro Maria Camacho cc Vitória Augusta da Guarda Ximenes. c.g.
- (1) Alexandre José Camacho cc. Margarida da Purificação d'Aguilar Piçarra. s.m.n.
- (1) Mariana Ricardina Camacho cc Domingos Martins Gião Pimenta. s.m.n.
- (1) Catarina Augusta Camacho cc Joaquim António da Rosa Mendes. s.m.n.
- (2) Beatriz Augusta Camacho cc Joaquim Bernardo de Oliveira. s.m.n.

Agradeço qualquer informação referente a qualquer uma destas pessoas.

Cumprimentos,
Manuel

Resposta

Link directo:

Camachos, de Moura, Alentejo (dos mesmos de Inocêncio Joaquim Camacho Rodrigues)

#452798 | fredvvs | 05 mar 2024 17:57 | Em resposta a: #422493

Olá Manuel,
A familia da parte da minha mãe provém de Moura também, mas eles mudaram-se mais tarde para Portel, onde a minha mãe cresceu... o nome da minha mãe é Maria José Conceição dos Santos Camacho Rodrigues, não consigo terminar a árvore genológica da minha família devido a falta de informação e lacunas, é bastante dificil dirigir-me a Moura para fazer a verificação de registos pois neste momento vivo longe (Seixal), mas a minha mãe acredita que Inocêncio Joaquim Camacho Rodrigues e Brito de Camacho, foram tios do pai dela... gostava de algum dia descobrir ou confirmar.

Se puder ajudar entre em contacto comigo através do Linkedin: https://www.linkedin.com/in/fredericogodinho/

Cumprimentos,
Frederico Godinho.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen