Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423105 | Lyris | 11 abr 2020 23:18

Boa noite

Estou fazendo a genealogia da minha familia materna e só consegui chegar ao meu 6. avô,
Capitão Bento Vieira de Pina, da artilharia de caça, em Cachoeira, na Bahia. Não sei onde ele nasceu e casou. Os registros da Cidade de Cachoeira, na Bahia não vão antes desse ano.

Pesquisei no ultramarino e tem um documento do rei dizendo que o mesmo tem direito a Patente de Capitão, isso no ano de 1752.

Como eu faria para obter os registros dele quando o mesmo entrou para o exercito? Já me comuniquei aqui no Brasil com o exercito e eles me informaram que meu avô deveria estar subordinado à Coroa Portuguesa e que eles nada tem sobre ele.

Gostaria de saber se meu 6.vovô é Português e quem seriam seus pais.

Peço ajuda a quem puder.

Lyris Pina de Miranda

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423158 | Jorge Resende | 13 abr 2020 14:52 | Em resposta a: #423105

https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1255171 Pode obter este documento enviando pedido por mail com informações deste link ao Arquivo Histórico Ultramarino, veja na net contato email

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423159 | Jorge Resende | 13 abr 2020 14:57 | Em resposta a: #423105

http://memoria.bn.br/pdf/094536/per094536_1939_00045.pdf leia págs 273 e 274

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423172 | Lyris | 13 abr 2020 22:42 | Em resposta a: #423159

aeeeeeeee :) J. Resende !!!

Obrigada de coração por ter me ajudado. Pelo que observei ele foi inquiridor, etc antes dele ser Capitão na Villa de Cachoeira (atual Cachoeira), na Bahia.

Eu vou escrever para o link que você também me enviou para ver o que eles vão me dizer. Eu farei questão de dizer para você.

Lyris

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423173 | Jorge Resende | 13 abr 2020 23:09 | Em resposta a: #423105

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1222241

Quando se inscreve o nome dele no Arquivo Distrital de Lisboa/Torre do Tombo, surge isto…
Tem a ver com Jesuítas… Inquisição na Baía…

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423175 | Jorge Resende | 13 abr 2020 23:24 | Em resposta a: #423105

Ele morreu em que data na Cachoeira? Teria ido de Portuga ou nasceu na Baía?

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423176 | Jorge Resende | 13 abr 2020 23:59 | Em resposta a: #423105

https://portal.arquivos.pt/search?q=%22Bento+Vieira+de+Pina%22&qHidden=%22Bento+Vieira+de+Pina%22 No Arquivo Histórico Ultramarino e no Arquivo Nacional do Brasil

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423177 | Jorge Resende | 14 abr 2020 00:01 | Em resposta a: #423105

Biblioteca Nacional do Brasil e não Arquivo Nacional do Brasil existem cópias destes documentos

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423217 | Lyris | 14 abr 2020 21:42 | Em resposta a: #423175

Boa noite, Resende :)

Em primeiro lugar, muito obrigada mais uma vez pelo seu fraternalismo em me ajudar. Segunro, eu vouler tudo isso com calma.

Eu já procurei em tudo quanto foi lugar, aqui em Salvador, Bahia,o registro de óbito dele e da esposa e não consigo achar. Não sei se ele foi embora para algum estado ou país :( Mas, eu não desisto, fico procurando até em outros estados do Brasil para ver se encontro.

Att.

Lyris

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423219 | Lyris | 14 abr 2020 21:53 | Em resposta a: #423176

J Resende, eu vou pedir todos esses documentos que você encontrou, inclusive esse que quer proibir a entrada (não sei se na Bahia, ou em Portugal), do meu vovô e do sócio dele. Eu não entendi isso muito bem.

Eu desconheço onde meu vovô Bento Vieira de Pina nasceu. Os registros do Family Church que eu tenho não tem data muito antiga. Eu estou me comunicando com vários cartórios da Bahia e eles dizem que os livros estão todos ruins de se manusear. Já falei com eles que aqui em Salvador tem um local para restauração e dou até o contato, mas eu não sei o motivo deles não enviarem esses livros para a Restauração. Preferem deixar os registros históricos se perdendo através do tempo e sendo comido pelas traças.

Mas, eu não desisto. Vou procurar porque eu preciso saber minhas origens maternas, pois da minha familia paterna "Miranda Henriques", eu já cheguei até ao século 1.

Gratidão

Att.

Lyris

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423221 | Jorge Resende | 14 abr 2020 23:30 | Em resposta a: #423105

No Family, coleção Baía, registo civil, existem livros de Cachoeira de óbitos, ele em 1778 era vivo, por isso, se pesquisar nos livros de óbito dali em diante talvez apanhe o dele! É pena que os arquivos deixem morrer livros tão valiosos...

Resposta

Link directo:

Capitão subordinado à Coroa Portuguesa sec 18

#423253 | Lyris | 15 abr 2020 18:02 | Em resposta a: #423221

Boa Tarde, J Resende :)

Portugal me respondeu me enviando um link onde eu acharia os documentos do meu vovô. Mas, eu não entendi direito. Não sei como manusear o site e estou já com dor de cabeça. Talvez eu deva me comunicar com o site através de email.

Eu vou colocar aqui o que Portugal me escreveu:
Conforme referido na descrição poderá ver a imagem do documento na Biblioteca Nacional Digital, Ripo de Janeiro, Projeto Resgate https://bndigital.bn.gov.br/dossies/projeto-resgate-barao-do-rio-branco/

Eu vou procurar novamente no Family Search, em Cachoeira, na parte dos óbitos, talvez eu tenha me passado, não é ?

Bem, vou continuar minhas pesquisas e vou escrever para o site para ver se obtenho alguma resposta.

Mais uma vez, meus agradecimentos :)

Att.

Lyris de Miranda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen