Abilio Vaz - Tras dos Montes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423748 | RobertaVaz | 30 abr 2020 06:08

Ola, bom dia!

Alguém teria noticias de uma família com sobrenome Vaz, que imigrou para o Brasil em 13.01.1913, pois estou a procura do assento de batismo de meu avó Abilio Vaz, sendo seus pais Leopoldina do Rio e Domingos Vaz.
Passaporte: http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825 PT-ADBGC-AC-GCBGC-PAS-077-1149H_m0375


Abilio nasceu em Portugal em 10.05.1903, porem, há algumas divergências quanto ao local de nascimento...
Na Certidão de Casamento Civil e Certidão de óbito constam que ele nasceu em Bragança,
Na Certidão de Casamento Religioso consta que ele foi batizado na Paroquia do Conselho de Vinhais - Diocese de Bragança.
Na Certidão de Registro de Estrangeiro consta que ele é de Edroso,
E na Certidão de Casamento dos meus pais, consta que Abilio é natural de Trancozo.
Meus parentes só sabem me dizer que ele é de Tras dos Montes, diante deste fato, pesquisei em inúmeros arquivos distritais, mas nada encontrei.
Algum colega consegue me ajudar com esta questão? Me dar um norte ou outras idéias para pesquisar.
Qual igreja seria esta Paroquia do Conselho de Vinhais - Diocese de Bragança?

Outro detalhe é que no passaporte de seu pai, o nome de Abilio consta assim: Abilio dos Santos, porem, em algum momento aqui no Brasil ele passa a ser apenas Abilio Vaz.

Desde já agradeço imensamente a atenção de vocês.
Um abraço

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423754 | mila1000 | 30 abr 2020 11:10 | Em resposta a: #423748

Batismo 8 Leopoldina
imagem 7.tif em 4/4/1870 em Quirás
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1223420
Filha de Antonio do Rio e Gracinda dos Santos


Batismo 20 de Domingos Manoel 10.tif
29/07/1872 Quirás
filho de Manoel Vaz e Elena Branca em

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1223422

Já solicitou o batismo de Abilio ao Arquivo de Bragança entre 1899/1900 ?

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423755 | mila1000 | 30 abr 2020 12:07 | Em resposta a: #423748

Esqueci de mencionar que no passaporte consta Ablio dos Santos com a idade de 12 anos, deve ter nascido entre 1899 e 1900. Nem sempre a data é a de nascimento.

Solicitei a uma amiga que respondeu que Maria d Ascençao nasceu no lugar Edroso, freguesia de Quirás, Vinhais. Seu batismo é o de numero 9 , em 5/6/1898, filha de Leopoldina do Rio.
Não consta o nome de Domingos Vaz. Podem ter casado após o nascimento da filha,sendo legitimada por esse casamento.

Já aviso que não possuo esse documento.



cartao de Helena Vaz Branca 17/8/1905
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9J7-P6X6?i=198&cc=2140223


cartão de Clotilde vaz das neves 13/8/1908
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9JP-3WV?i=740&cc=2140223


No family há arvore ,e, uma das fontes é Carla Patitucci. Creio que possa ser sua parente. Poderá mandar msg a ela.

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423760 | RobertaVaz | 30 abr 2020 16:56 | Em resposta a: #423754

Olá Mila,
Muito obrigada pela ajuda disposta! Estou imensamente feliz.
O assento de batismo de Leopoldina, eu não havia encontrado até você me ajudar. Gratidão!!
O assento de batismo do Domingos eu já havia encontrado.
Quanto a solicitar o batismo do Abilio para o Arquivo Distrital de Bragança, eu já fiz via requerimento online no próprio site deles, mas não obtive resposta positiva.
Você sabe me orientar se existe outro caminho a não ser este pelo site?

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423770 | mila1000 | 30 abr 2020 21:10 | Em resposta a: #423748

Batismo até Março de 1911 encontram-se no Arquivo. De Abril em diante estão nas Conservatórias.

A data de nascimento pode não estar correta, isso era comum, mas, de acordo com o que consta no Museu do imigrante SP, Domingos declarou que sua ultima residência foi em Quirás, que pertence a Vinhais,
A familia desembarcou no RJ, vindo então para SP no navio Santa Cruz em 12/01/1913.
http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php

Deveria solicitar buscas no Arquivo por um periodo maior. Pode ser que Abilio esteja como filho de Leopoldina, como aconteceu no batismo de Maria D Ascenção. Domingos pode ter casado mais Pa frente com Leopoldina.

Vi que existe um Getulio Costa,filho de Joao da Costa e neto de Helena. Envie mensagem à ele
getuliocosta@hotmail.com

Outra coisa, poderia dizer a data e o municipio do casamento de Abilio? Com quem ele casou?


"Na Certidão de Casamento Religioso consta que ele foi batizado na Paroquia do Concelho de Vinhais - Diocese de Bragança"
Deve ter sido na freguesia de Quirás, já que Domingos mencionou a freguesia como sua morada.

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423771 | rollbeaty | 30 abr 2020 21:37 | Em resposta a: #423748

Espero sinceramente que eles o ajudem a encontrar informações sobre sua família.

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423784 | RobertaVaz | 01 mai 2020 04:18 | Em resposta a: #423770

Olá Mila.
Como vai?
Torço e espero que bem!

Ah, sim... a data de nascimento deve estar errado mesmo, uma vez que observo que ela (a data) varia em documentos que tenho dele, ora consta nascimento em 1903, ora consta 1905!
Muito interessante a informação que você me deu quanto aos portos, agora isso me esclarece o porque em alguns documentos estava Porto de Santos e em outros Porto do Rio de Janeiro, agora está explicado, ele chegou no Brasil pelo Porto do Rio de Janeiro e depois pegou outro navio para Santos.

Você tem toda a razão! Pode ser que Abilio nasceu antes do casamento, eu sempre pesquisei a partir de 1889 em todas as freguesias que entrei..., mas vou retroceder mais uns 3 anos.

Eu entrei em contato com Getulio, pois vi a mensagem dele aqui no fórum e apesar de já fazer 13 anos que ele postou essa mensagem... ele me respondeu e estamos nos falando. Ele é neto de Helena Vaz Branca - irmã de Abilio. Fiquei imensamente feliz em conhecer ele e seus pais.
Ele fez o processo de nacionalidade para o pai, pois os mesmos tinham os documentos necessários da Helena.

Lógico que posso te passar os dados do casamento de Abilio, seguem abaixo:
data: 01/07/1936 (cartório e igreja mesma data)
cidade: Mundo Novo-SP (atual Urupês-SP)
conjugue: Carmem Pupim
Igreja: Paróquia de São Lourenço - Mundo Novo (Urupês)

Na certidão de casamento do Abilio x Carmem, ao citar os nomes dos pais do noivo (Domingos Vaz x Leopoldina do Rio), diz assim:
Casados: Paroquia de Conselho de Vinhais - Diocese de Bragança / Portugal
Cita também onde o Abilio foi batizado:
Paroquia de Conselho de Vinhais - Diocese de Bragança / Portugal
Diante destes fatos Mila, acredito assim como você de que Abilio nasceu em Quirás e seus pais casaram lá.
Encontrei muitos "Vaz" em Quirás, separei todos, vou montar minha arvore, mas nada de encontrar o assento de meu vozinho.
Inclusive caso algum dia precise de informações sobre esta família, estarei a disposição Mila.

Um abraço e fique com Deus!

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423785 | RobertaVaz | 01 mai 2020 04:21 | Em resposta a: #423771

Olá, bom dia!

Ah sim, já estão me ajudando muito.
É muito bom ter informações de nossos entes... e confesso que estou adorando voltar na historia, fazendo pesquisas...
Com a vontade de ter a nacionalidade portuguesa está nascendo um amor por genealogia... rsrsrs.

Um abraço.
Fique com Deus!

Resposta

Link directo:

Abilio Vaz - Tras dos Montes

#423819 | RobertaVaz | 02 mai 2020 15:34 | Em resposta a: #423770

Olá Mila,

No Aquivo Distrital, verifiquei que os assentos de batismos de Quirás, estao disponíveis para consulta online somente até 1880.
Você saberia me dizer se existe outro modo de consulta?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 mai 2024, 02:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen