Certidão de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Eventos | Famílias | Genética

Certidão de nascimento

#424005 | asrsm1973 | 07 mai 2020 14:21

Boa tarde

Ando ás voltas com a pesquisa sobre a minha bisavó materna.

A minha avó e os seus irmãos têm na sua certidão de nascimento o nome dos seus avós maternos, a saber,.Gertrudes Augusta Urbano Cordeiro do Vale e Anastácio Cordeiro do Vale. (pais de Maria da Conceição Cordeiro do Vale, mãe da minha avó)
Sobre a minha bisavó Maria da Conceição eu não consigo encontrar a certidão de nascimento/baptismo, embora saiba pela sua certidão de óbito que é natural da freguesia dos Anjos em Lisboa e que nasceu a 11-04.1907. Já fiz o pedido para o arquivo da Torre do Tombo, já procurei online...nada de certidão de nascimento.
Agora a questão que me intriga é que na sua certidão de óbito diz que sua mãe, Gertrudes Augusta Urbano (sem o "Cordeiro do Vale" que aparece na certidão dos netos) é mãe solteira e a Maria da Conceição Cordeiro do Vale é filha de pai incógnito!!!!
Então de onde surge o nome "Cordeiro do Vale"?
E então como aparece o nome de Anastácio Cordeiro do Vale na certidão de minha avó como sendo seu avô materno?
Pensei que poderia ter sido perfilhada mais tarde....mas não há qualquer registo de averbamento que me indique tal acontecimento.
Não há sequer uma certidão de casamento pois os meus bisavós não casaram nem batizaram os seus filhos, o que me leva a pensar se seriam católicos ou não.
Enfim, será que alguém me pode ajudar?
Queria muito encontrar a certidão de nascimento/baptismo de minha bisavó Maria da Conceição....acho que será lá que irei perceber, talvez em algum aditamento, alguém que a terá perfilhado.....

Desde já muito obrigada pela atenção

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424020 | Jorge Resende | 07 mai 2020 23:39 | Em resposta a: #424005

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=8141780
Livro da 1ª Conservatória de Lisboa/Anjos em 1911, com registos de nascimentos de 1906, 1907,...

Tente pesquisar aqui, não existe índice.

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424035 | asrsm1973 | 08 mai 2020 16:22 | Em resposta a: #424020

Obrigada pela informação. Terei que ir pesquisar presencialmente quando tal for possível....parece-me que este livro não está ainda disponível online.

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424039 | Jorge Resende | 08 mai 2020 18:42 | Em resposta a: #424005

A PESQUISA PODE DAR UM POUCO DE TRABALHO MAS SE AÍ ESTÁ O LINK É PORQUE ESTÁ ONLINE

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424040 | asrsm1973 | 08 mai 2020 18:52 | Em resposta a: #424039

Desculpe, não tinha conseguido entrar como deve ser.
Obrigada mais uma vez, vou ver então o livro em questão.

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424044 | Jorge Resende | 08 mai 2020 23:43 | Em resposta a: #424005

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=7663703 tif 281

Tirou alguma conclusão deste registo de óbito???

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424055 | asrsm1973 | 09 mai 2020 15:16 | Em resposta a: #424044

Boa tarde Sr. J. Resende

De facto eu ao procurar a minha trisavó Gertrudes Augusta, natural de Estoi, deparei-me com uma certidão de nascimento de uma Gertrudes Augusta da Cruz de Oliveira, e consequentemente a sua certidão de óbito. (Esta que me enviou).
Porém não acredito que esta senhora seja a minha trisavó pois na certidão de óbito da sua filha seu nome consta como Gertrudes Augusta Urbano, solteira. Embora pudesse ter voltado a casar, a minha avó, sua neta, diz que tal não aconteceu, ela criou a minha avó e seus irmão depois de a mãe destes ter falecido bem nova,acabando ela por falecer num sanatório em Lisboa (minha avó não se recorda bem).
Em Estoi e freguesias de Faro (vi todas) não encontrei nenhuma Gertrudes Augusta Urbano. Poderá ser uma das muitas Gertrudes Expostas que encontrei? E ter ficado com o nome Urbano da família que mais tarde a terá criado?
Infelizmente não consigo encontrá-las, mãe e filha, minha bisavó e trisavó, que sempre estiveram envolvidas em mistério....Também procurei nos livros de nascimentos que me indicou e não encontrei nada.
Sinto-me num beco sem saída.... Onde terão ido buscar os dados para a certidão de óbito da minha bisavó Maria da Conceição Cordeiro do Vale?
Enfim....

Muito obrigada mais uma vez pelas dicas.

Bem-Haja

Andreia Soares Matos

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424057 | Jorge Resende | 09 mai 2020 15:36 | Em resposta a: #424005

Se fosse possível gostaria que me indicasse como posso ver o batismo e óbito de Maria da Conceição. Reparo que anda há muito tempo neste sufoco, porém, noto que os dados não são muito concretos.
Cumprimentos
Resende

Resposta

Link directo:

Certidão de nascimento

#424058 | asrsm1973 | 09 mai 2020 15:48 | Em resposta a: #424057

A certidão de batismo não tenho, é essa exactamente que ando à procura. Tenho a certidão de óbito que pedi na conservatória. Posso envia-la por email.... e posso enviar também a da minha avó, filha da Maria da Conceição, para que veja a discrepância de informação entre as certidões.....

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 12:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen