Agostinho de Góis de Vasconcelos

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Agostinho de Góis de Vasconcelos

#424985 | manbervas | 17 jun 2020 21:07

Boa tarde,

Estou a abrir este tópico para discutir Agostinho de Góis e Vasconcelos, que viveu na Madeira no século XVI e terá sido Morgado da Penha d'Águia, em Machico:

https://geneall.net/pt/nome/503266/agostinho-de-gois-de-vasconcelos/

Estou interessado, em particular, no facto de ser dado como pai de Manuel Teixeira de Vasconcelos, marido de Cecília de Castro, que viveu no Porto da Cruz, Machico, na segunda metade do século XVI.

Penso que há aqui um conflito de datas. Segundo o genealogista madeirense Henriques de Noronha, que neste ponto não me parece estar errado, esse Agostinho casou-se em 1560 com Maria de Gaias. A documentação que nos resta é escassa, mas é certo que Manuel Teixeira de Vasconcelos teve um filho homónimo que se casou a 5 de Novembro de 1598, com Maria Gonçalves, no Caniço. Ou seja, apenas 38 anos depois do casamento do suposto avô. A única forma de estas datas baterem certo seria assumir que tanto o Manuel pai como o filho se casaram muito novos, com pouco mais de 15 anos. Não sendo impossível, parece-me mais provável que o 1º Manuel e Agostinho fossem da mesma geração.

Além disso, uma filha de Manuel Teixeira e Cecília de Castro, chamada Maria de Góis, casou-se em 1586 e aparece como madrinha de baptismo já em 1582, o que a meu ver invalida definitivamente que Agostinho possa ser seu avô.

Outra hipótese seria que 1º Manuel Teixeira seja na verdade irmão de Agostinho de Góis, e portanto filho de João Teixeira de Vasconcelos e de Maria de Góis. Dois dos seus filhos chamam-se precisamente João Teixeira de Vasconcelos e Maria de Góis (já referida), como vem indicado no perfil do Geneall:

https://geneall.net/pt/nome/520595/manuel-teixeira-de-vasconcelos/

Gostaria de saber se alguém que já se tenha debruçado sobre estes indivíduos durante a sua pesquisa genealógica sabe de algum documento que ligue Agostinho de Góis a Manuel Teixeira, ou se sabe com que fundamento foi atribuída a paternidade deste último a Agostinho. Também gostaria de saber o que pensam da hipótese que avancei.

Bernardo.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 06:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen