Busca de descendentes açorianos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Genética | Pessoas

Busca de descendentes açorianos

#426202 | lucastavaresdemelo | 05 ago 2020 14:16

Olá a todos estou em busca dos acentos de nascimento dos meu bisavós portugueses. Tenho algumas informações mas incompletas e com discrepâncias nos dados. Se alguém puder me ajudar serei muito grato.

primeiro meu bisavô Francisco de Mello Souza, nascido por volta de 1878 ( em um outro documento diz que foi por volta de 1872), filho de José de Mello Souza e Maria Magdalena de Medeiros, ou em outro registro Maria Magdalena Constância. Sei que tinha pelo menos um irmão chamado Augusto de Mello Souza. Meu bisavô morreu em Silveiras no Vale do Paraíba em São Paulo. MAs segundo histórias os pais e o irmão podem ter passado por Queluz - São Paulo, Areas - São Paulo, e Itatiaia - Rio de Janeiro. A única informação que encontrei era que seus pais eram portugueses, mas não se especifica onde. Porem cresci ouvindo as histórias do meu avo e seus irmãos contando que o pai deles veio de Portugal ainda criança, eles contavam historias dele no navio, por isso acredito que ele tenha nascido em Portugal. Eles também sempre citavam os Açores como lugar de onde ele teria vindo. Não tenho nenhum outro dado dos pais dele portanto se alguém souber onde essas famílias Mello e Souza ou Medeiros eram mais comuns nos Açores já seria de grande ajuda.


Segundo, minha Bisavó Maria Julia de Paiva, nascida por volta de 1882 em um documento e 1880 em outro. Nesse ramo consegui mais informações mas não localizei o acento de nascimento. Meu bisavô francisco e minha bisavó Maria Julia se conheceram e se casaram no Brasil. Mas segundo relatos ela também veio de Portugal criança. Seus pais são Jacintho de Paiva Lima e Maria José da Costa. Foi ai que encontrei mais informações pelo family search. Jacintho e Maria se casaram em Lomba de Santa BArbara, Ponta Delgada Açores, em 30 de Abril de 1877. Tiveram em 1879 João seu primeiro filho, encontrei seu acento de nascimento na mesma cidade Lomba de Sta Barbara. Aparentemente alguém fez todo o processo pelo joão, pois tem todos os documentos incluindo o Óbito do Jacintho e da Maria José. Sei que minha bisavó era filha porque os nomes e as datas são as mesmas, No óbito da Maria José a minha bisavó Maria Julia é citada como uma dos sete filhos, e No óbito do Jacintho diz que ele morreu na cidade que minha Bisavó se estabeleceu. Porém não consegui localizar o seu acento em Lomba de Santa Barbara, acho que provavelmente eles mudaram de cidade. Sempre ouvi que minha bisavó também havia nascido em Portugal. Jacintho de Paiva Lima era filho de Manuel de Paiva Pontes e Maria de Jesus. Maria José da Costa era filha de Antonio Jacintho da Costa e Francisca Thomasia.

Estou preso nessa parte da genealogia, mas não queria desistir da procura, sinto que posso encontrar os acentos de nascimentos dos meus bisavos. Mas não sei onde mais buscar informações nesse momento. Portanto se alguém tiver alguma informação ou dica que possa me ajudar seria de grande ajuda. sintam-se a vontade para me enviar um email, lucasjtmelo@gmail.com.

Desde já agradeço a atenção dispensada em ler esse texto imenso.

Obrigado

Lucas José Tavares de Melo

Resposta

Link directo:

Busca de descendentes açorianos

#426203 | lucastavaresdemelo | 05 ago 2020 14:45 | Em resposta a: #426202

Só para acrescentar mais um ponto, cheguei a pesquisar os registros de passaporte de ponta delgada. e não tem nenhum registro de saída de Jacintho de Paiva Lima e Maria José da Costa, bem como sua filha, minha bisavó Maria Julia Paiva. Os registros vão até 1883, de 1883 para frente se perderam. Portanto levando em conta que minha bisavó provavelmente nasceu em 1882 ou 1880 é provável que tenha nascido em solo português, também procurei pelo seu registro de nascimento no Brasil em todas as cidades citadas no post acima e não encontrei, o que me faz acreditar ainda mais que ela era portuguesa. Os registros de passaporte são muito difíceis de ler então posso ter deixado passar algo, mas o fiz com bastante atenção

Resposta

Link directo:

Busca de descendentes açorianos

#426206 | mila1000 | 05 ago 2020 15:49 | Em resposta a: #426202

Quando encontrar algum documento, basta colocar o link.

Escreveu muito. Que tal simplificar??


Reparou que no óbito da Maria José, ela diz ter nascido em Funchal, no ano 1850?
Existe livro na Ilha da Madeira onde poderá pesquisar.



Maria José da Costa ,óbito 2/4/1938, em Santana ,nascida em 1850 ,Funchal, viúva de Jacintho Paiva Lima falecido em Cruzeiro
Deixou 7 filhos; joao/antonio/jacintho/ e luiz paiva/rosa paiva casada/maria da trindade e maia julia todos maiores
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS89-TQP1-N?cc=2765317&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPFD-PHXF


Obito de um filho: natural de Queluz
em 23/05/1937, em Silveiras:, de Manoel de Mello Souza,30 anos, natural de Queluz, filho de Francisco e Maria paiva
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSZJ-69WW-5?cc=2765317&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPTJ-DCLL


imigração 12/09/ 1925 de salvador para Santos em nome Maria J. paiva Lima, tem outros nomes, inicio folha
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9J7-4Y36?i=171&cc=1928179&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWSLC-LMN2


augusto j mello Souza, idade 37 anos, ano nascimento 1839, imigração de salvador para RJ, em 1876
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89N5-K2GG?i=66&cc=1928179&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWWLG-BMPZ


Boa sorte

Resposta

Link directo:

Busca de descendentes açorianos

#426208 | lucastavaresdemelo | 05 ago 2020 16:13 | Em resposta a: #426206

olá muito obrigado pela informação. tenho alguns pontos

Essa Maria J. Paiva lima provavelmente não é minha avó, pois imigrou de salvador para o rio em 1925.

O óbito do filho manuel, que era filho deles isso eu sei, diz que ele nasceu em 1907 em queluz então ela já estava por lá muito antes desse registro.

Tenho uma pergunta como conseguiu acesso a esse documento do Manuel, tentei acesso ao registro civil de silveiras e não consegui.


Quanto ao óbito da maria José penso que a informação que nasceu em funchal está errada, pois no nascimento do filho joão e no seu casamento diz que ela era natural da ilha de são miguel, como é óbito provavelmente alguem declarou isso por erro.

Muito Obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 07:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen