Relação entre brasões 'Aboab' + 'da Fonseca'

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Relação entre brasões 'Aboab' + 'da Fonseca'

#431595 | rodrigoasfonseca | 25 fev 2021 19:16

Prezados (as),

Escrevo de Belo Horizonte e tenho algumas questões que organizei em duas partes. Venho buscando reunir o máximo de informações sobre os Fonseca. Vamos às dúvidas:

1. Encontrei três brasões para Aboab. Uma francesa de apelido Aboab chegou a me mostrar uma porcelana de sua família com sendo dos Aboab, mas tinha uma árvore como brasão, similar àquela que vemos em Pinho ou Oliveira. Pode ser que se tratasse de um equívoco, não era um objeto histórico.

Na Wikipedia não encontrei outros desenhos a não ser os dois aos quais me refiro a seguir. Primeiramente, gostaria de saber sobre aquele que tem as formas de um castelo e de um canhão. Ele difere bastante dos brasões que costumo ver por aí. Ele pode ser visto no sítio da Wikipedia em inglês que traz o artigo 'Aboab family', trata-se de "Cadet arms".

O que seriam os "Cadet arms?" Gostaria, se possível, que me explicassem qual era o contexto de sua concessão. O que ele representa?

2. A família Aboab é uma conhecida família rabínica, sendo o Rabino Isaac Aboab da Fonseca um dos mais famosos no mundo judaico. Sua família passou por Espanha, Portugal, Holanda, Brasil e Estados Unidos. O brasão dos Aboab que teve origem em Aragon tem o fundo amarelo e 5 estrelas vermelhas de 5 pontas.

A família da Fonseca também tem igual brasão, diferindo apenas por meio do touro sobre ele. Ao menos sob minha análise leiga, eles parecem iguais. Cheguei a ler que a família Fonseca surgiu na época de D. Sancho I em Portugal. A Wikipedia diz que a família sefardita Aboab teve origem com Abraham Aboab em 1263. Há possibilidade de uma família ter herdado da outra as suas insígnias? Quem teria herdado de quem?

Para além da heráldica, se tiverem informações sobre a união Aboab + da Fonseca, peço que façam a gentileza de iniciarem um tópico genealógico a este respeito, pois tenho interesse em obter o máximo de informações sobre as origens dos Fonseca, incluindo as descendências de Isaac Aboab da Fonseca.

Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 17:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen