Validade de um Passaporte

Este tópico está classificado nas salas:

Validade de um Passaporte

#432041 | Tania1610 | 18 mar 2021 17:24

Boa Tarde, já pesquisei aqui no fórum mas não encontro um tópico relacionado com este assunto.
Gostava de saber qual era a validade de um passaporte por volta de 1900? Se de cada vez que uma pessoa viajava tinha de tirar um documento ou se o documento teria validade de 2/3 anos ou mais?
Tenho um bisavô (Aveiro) que se deslocava bastante ao Brasil, e gostava de perceber qual a validade dos documentos (sei que há sempre o BI associado ao passaporte).
Já agora o vapor/navio quando saía para o Brasil era só através do porto do Porto ou de Lisboa (no que refere a Portugal Continental)?
Obrigada a quem puder ajudar.

Resposta

Link directo:

Validade de um Passaporte

#432050 | jfariaferreira | 18 mar 2021 19:40 | Em resposta a: #432041

Cara Tânia,

Muito lhe agradeço a criação deste post! Infelizmente, não consigo ajudar, mas junto-me aos seus questionamentos, esperando que alguma pessoa mais experiente com passaportes possa ajudar.

Cumprimentos,
João Faria-Ferreira

Resposta

Link directo:

Validade de um Passaporte

#432051 | PAIVAMANSO | 18 mar 2021 21:54 | Em resposta a: #432050

Vou responder com grande receio da memória já cansada me atraiçoar. Quando tinha saúde suficiente para caminhar pela cidade, ia ao AUC - Arquivo da Universidade de Coimbra pesquisar para encontrar os registos de Passaportes e os processos dos documentos que lhes deram origem. Que me perdoem se disser asneira mas arrisco afirmar que o prazo de validade de cada Passaporte era de 60 dias, talvez nalguns casos de 90 dias. Li milhares de Registos de Passaportes e lamento já não ter quase nenhumas certezas. Quero aproveitar para dizer que em cada ano eram registados nos Livros imensos Passaportes e quem os for procurar deve ter o nome da Pessoa que seria o titular, a idade, os nomes dos pais, do conjugue e dos filhos, o lugar onde moravam e a Freguesia. É claro que mesmo não tendo estes dados também pode procurar, mas quantos menos dados tiver, mais horas ou dias vai ter de se esforçar. Atenção ; Sempre que encontrar o registo de um Passaporte, deve pesquisar se lá está o processo que lhe deu origem, com sorte até a transcrição do Batismo poderá encontrar, além de outros documentos relevantes. Amanhã telefonarei para o AUC para tentar confirmar os prazos.
Abraço . Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Validade de um Passaporte

#432052 | Tania1610 | 18 mar 2021 22:25 | Em resposta a: #432051

Boa noite, muito obrigada pela sua resposta, mesmo que não tenha a certeza já é uma óptima ajuda.
Sei o que procuro, o problema é que são tantos registos que uma pessoa já cansa a vista...
Obrigada

Resposta

Link directo:

Validade de um Passaporte

#432053 | PAIVAMANSO | 18 mar 2021 22:35 | Em resposta a: #432051

Faltou dizer muita coisa porque de facto a minha memória já está muito cansada, mas principalmente é preciso Saber o Ano em que o Passaporte foi concedido e se lá estiver arquivado o processo do pedido do Passaporte a partir do ano de 1920 ou 1930 já aparece um documento com a foto do indivíduo que requereu o Passaporte. Mais uma vez peço desculpa porque essas datas são apenas um exemplo que não posso precisar. Antes da fotografia ser uma arte generalizada, as Pessoas eram descritas pelo tipo de rosto, a cor do cabelo e dos olhos, se tinham sinais particulares no rosto ou falta de algum dedo mas mãos etc. Encontrei vários Passaportes e respetivos Processos de Pedido dos mesmos e enviei várias digitalizações para os Brasileiros descendentes de Portugueses que nalguns casos ficaram agradecidos porque nunca tinham visto uma foto do Avô. Desculpem escrever muito para dizer tão pouco, mas não consigo ser mais conciso. Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Validade de um Passaporte

#432064 | PAIVAMANSO | 19 mar 2021 16:08 | Em resposta a: #432053

Telefonei para o AUC para tentar obter a confirmação dos prazos de validade dos Passaportes com datas cerca do ano de 1900 mas tal não foi possível. pedi para me ligarem com uma funcionária da sala de leitura mas nada feito. Sugeriram que enviasse um email, porque as funcionárias estão em tele trabalho.
Não insisti. Nestes tempos de pandemia temos de compreender e aceitar as dificuldades que alteram e condicionam quase todos os serviços. Informaram que os Livros dos Registos dos Passaportes e os Respetivos Processos de Pedido dos Mesmos, ainda só poderão ser consultados presencialmente quando a sala de leitura e pesquisa reabrir ao público.
Abraço. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Validade de um Passaporte

#432301 | Tania1610 | 26 mar 2021 22:06 | Em resposta a: #432064

Boa Noite Sr Jorge, muito obrigada pelo contacto com a AUC, só vi agora que tinha dado resposta ao tópico.
Com a pesquisa deu para perceber que antes, eles eram descritos fisicamente e que posteriormente começou a existir a introdução da fotografia que dava para identificar a pessoa em causa.
Fiquei surpreendida com a quantidade de pessoas que requeriam passaporte, e nos entretantos lá continuo à procura do meu bisavô, no meio de tantos que como disse já dá pra trocar os olhos com tanta informação.
Tenho pena pois, da informação que tenho ele terá passaporte antigo e não dos que têm foto, mas já será qualquer coisa.
Obrigada pela sua atenção

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 17:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen