Sugestão de pesquisa - apelido das Beiras

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Sugestão de pesquisa - apelido das Beiras

#433685 | GP Porto | 11 mai 2021 14:38

Boa tarde,

Estou com uma dúvida quanto ao próximo passo na investigação de um apelido das Beiras, e gostaria de obter sugestões de investigadores mais experientes acerca de qual a melhor abordagem a esta pesquisa.

Há um apelido que surge nos documentos paroquiais da Covilhã pela primeira vez (pelo menos nas paróquias da localidade propriamente dita) por volta de 1730, associado a um indivíduo, mais especificamente nos casamentos dos seus filhos, onde os filhos apresentam esse apelido, mas o pai, curiosamente, não. Este indivíduo só é associado ao apelido nos baptismos dos seus netos, quando refere os nomes dos avós. Não é claro onde o pai nasceu, já que alguns documentos referem que nasceu na Covilhã, outros na zona de Seia.
O pormenor curioso é que esse apelido surge igualmente em Alcains, em documentos entre 1650 e 1700; é a única localidade de que tenho conhecimento onde o apelido surge ainda no século XVII.
Das duas, uma: ou esse indivíduo que aparece na Covilhã é familiar dos de Alcains, apesar de não ter encontrado esse nascimento em Alcains; logo terá mentido quanto à sua naturalidade; ou o apelido é uma alcunha da região, e o indivíduo da Covilhã não tem nada a ver com os de Alcains.

A minha questão é: para além dos documentos paroquiais e processos do SO referentes à Covilhã e a Alcains, que documentação sugerem que pesquise? Documentos paroquiais do Fundão, que fica a meio caminho? De Castelo Branco?

Obrigado desde já pela ajuda,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Sugestão de pesquisa - apelido das Beiras

#433716 | gwencalon | 13 mai 2021 13:51 | Em resposta a: #433685

Boa tarde GP Porto,

Deixarei que outros mais experientes respondam a sua questao propriamente dita.
No entanto, queria partilhar que tambem eu me deparei com misterios semelhantes.

Num dos casos, no nome uma avoenga comecaram a aparecer apelidos nos registos dos descendentes que nao tinham constado antes. Vim a descobrir, no testamento da sua mae (tambem afirmado depois no seu proprio testamento ou do marido), que afinal era filha ilegitima de outro homem que nao aquele que constava do seu assento de casamento. Portanto se houver testamentos pode ser que ai encontre pistas importantes.

Ha outro caso em que um avoengo assume um apelido que nao encontrei nos seus ascendentes, sendo a unica referencia que esse apelido corresponde ao lugar de onde uma avo sua era natural.

E depois ha outros casos para os quais nao tenho ainda a menor explicacao. Nalguns destes o que fiz foi tentar explorar ramos colaterais, onde por vezes o mesmo apelido tambem aparece. Noutros especulei que pudesse ter sido para fugir a inquisicao (mas sem grande fundamento). Outra possibilidade, e serem apelidos herdados dos padrinhos, ou entao uma alcunha mesmo.

Apesar de nao ter uma resposta concreta, espero que lhe possa ter dado algumas ideias.

Boa sorte,
Paula

Resposta

Link directo:

Sugestão de pesquisa - apelido das Beiras

#433720 | GP Porto | 13 mai 2021 16:43 | Em resposta a: #433716

Boa tarde cara Paula,
Obrigado, as suas sugestões são interessantes; o problema é que não tendo a certeza absoluta a naturalidade desse elemento que aparece (nasce ou vai viver) na Covilhã é-me complicado ver colaterais; mesmo os nascimentos dos filhos - identifiquei 6 - é uma informação incompleta, pois tenho o baptismo de 2 dos filhos e casamentos de 4, e apesar de nos casamentos referirem a naturalidade dos noivos filhos deste indivíduo - neste caso, serão todos eles naturais de s. João mártir - não encontro os baptismos em falta. E considerei várias alternativas nos apelidos, já que muitas vezes, neste período, surge por diversas vezes a situação, por exemplo, de um Manuel Martins filho de José Fernandes e de Maria Rodrigues... mas nada.
Sei que existem termos que deram em apelidos - no Alentejo há um grande número de exemplos - pelo que as beiras não serão excepção; agora ter alguem na Covilhã, que poderá ter nascido numa paróquia de Seia e o único local onde existem mais pessoas com o mesmo apelido ser Alcains, é no mínimo estranho...

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Sugestão de pesquisa - apelido das Beiras

#433725 | jaboo | 13 mai 2021 23:01 | Em resposta a: #433685

Caro GP Porto,

A sua mensagem não é muito clara quanto ao apelido que anda a investigar. O apelido é "das Beiras"?

Infelizmente nem sempre é fácil investigar a origem de um certo apelido pois poderão ser diversas: toponímico, alcunha, patronímico etc. Quando um certo apelido aparece numa geração sem estar nas 2-3 geraçoes prévias, em geral é porque é alcunha. Raros são os casos em que uma pessoa usava um apelido que lhe vinha dos trisavós. Mas poderá sempre haver excepçoes.

Quanto à naturalidade do individuo em questão, tentou procurar o registo de casamento dele? De certo vai ali aparecer a sua naturalidade. Se não existir, sugiro consultar os registos da freguesia um a um (na época em que esse indíviduo viveu nela) e ver se esse individuo aparece como padrinho de uma criança. Se ele foi de fora da freguesia, em geral aparecerá essa indicação. Existe também a possibilidade de não ter encontrado o registo de nascimento desse individuo por esse registo ter desaparecido (queimado, roubado, não ter sido registado por esquecimento do padre etc) e não porque o individuo mentiu. Mas em geral, é preciso ter cuidado com os dados que aparecem nos registos de batismo sobre os avós pois nem são sempre fiáveis, especialmente se esses avós já tinham falecido há muitos anos.

Cumprimentos,
João Braz

Resposta

Link directo:

Sugestão de pesquisa - apelido das Beiras

#433756 | GP Porto | 15 mai 2021 10:31 | Em resposta a: #433685

Bom dia caro João Braz,

Obrigado pelos seus comentários e dicas.
Não encontrei o casamento; por outros casamentos contemporâneos, normalmente o noivo ia casar na paróquia da noiva - s. João mártir - e nessa paróquia em particular não encontrei. E devem ter aqui casado e ficado a morar, pois os filhos alegadamente nascem aqui (digo alegadamente porque nos casamentos dizem ser naturais desta paróquia, mas não encontrei os nascimentos).
Vou alargar o âmbito da pesquisa a outras paróquias pertencentes à Covilhã; pode ser que tenha sorte.
Referi ser este apelido "das Beiras" porque nunca o encontrei em qualquer outro local no mesmo período- sec. XVII e início do XVIII - a não ser em Alcains em 4 ou 5 indivíduos; os que começam a aparecer em Lisboa, Porto ou Coimbra ou mesmo no Brasil a partir de finais do sec. XVIII são (pelo menos os que encontrei) descendentes do da Covilhã. Se fosse um indivíduo na Covilhã e um em Alcains, diria que seria um apelido e/ou de outra região, mas ao da Covilhã é indicada mais do que una origem- Covilhã e Seia - e em Alcains há vários indivíduos que apresentam esse apelido... daí eu assumir que não será uma coincidência.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 22:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen