Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Eventos | Famílias

Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

#433929 | tmacedo | 22 mai 2021 14:14

Caros confrades,

Tenho tentado comprar a publicação “Colônia do Sacramento Batizados, Casamentos e Óbitos
1690 - 1777”, em 2 volumes, dos registos paroquiais da antiga colónia do Sacramento, de Dalmiro Buys de Barros, sem qualquer sucesso.

Só há cerca de 3 anos percebi que um Custódio Teles de Meneses, capitão naquela antiga Colónia em meados do século XVIII, pertencia a um ramo desta família que investigo. Tinha o maior interesse em tentar perceber qual foi a sua descendência - no caso de a ter tido.

Nessa altura reparei que, uns anos antes, saíra aquela publicação que busco sem sucesso desde aí.
Provávelmente estará esgotada. E, como a minha busca é feita a partir de Portugal, a situação ainda se torna mais difícil.

Qualquer informação que me possam dar será preciosa para tratar esse ramo descendente.
Ainda há exemplares à venda ? Se sim, aonde ?

Com os melhores cumprimentos e os agradecimentos por qualquer informação,

António Taveira

Resposta

Link directo:

Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

#434277 | Billius | 06 jun 2021 09:49 | Em resposta a: #433929

Acho que vai ser dificil encontrar

Resposta

Link directo:

Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

#434289 | evieira | 07 jun 2021 14:29 | Em resposta a: #433929

Caro António Taveira,

Possivelmente já tem estas informações:

Mas parte dos paroquiais (alguns de óbitos e o segundo livro de casamentos) da Nova Colónia foram digitalizados e estão no FS.

No livro 2 de casamentos com datas extremas 1762-1777 encontra-se uma única referência a Custódio Teles de Menezes, que é a seguinte:

cas.21.5.1769 Domingos de Menezes, preto forro de nação Lebolo, que foi escravo do Capitão Custódio Teles de Menezes, cc. Rita Rodrigues, preta forra de nação Mina, que foi escrava de António Rodrigues Souto.

Não existem filhos de Custódio a casar neste período, mas talvez vendo os óbitos que estão online se encontre alguma referência a descendentes.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

#434330 | tmacedo | 09 jun 2021 14:38 | Em resposta a: #434289

Caro Edmundo Simões,

Muito obrigado pela sua resposta à minha questão. Vou tratar de tentar aceder ao FS.

Pelo que diz, só uma pequena parte dos registos podem ser consultados pela net. É pena porque Custódio Teles de Meneses talvez tivesse casado na Colónia do Sacramento lá para 1730/1735. Esperava encontrar o assento de casamento de eventuais filhos e o óbito da mulher que faleceu antes dele.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

#434335 | evieira | 09 jun 2021 19:28 | Em resposta a: #434330

Caro António Taveira,

Completo a minha informação anterior.

Estão digitalizados no FS, pelo menos, os seguintes:

Baptismos 2 (1735-1746) e Baptismos 4 (1747-1755) [este só de escravos, mas referências a padrinhos e proprietários podem ser úteis]
Óbitos 2 (1735-1752) e Óbitos (1762-1763)
Casamentos 2 (1762-1777)

Não é tudo mas já é alguma coisa.

É possível que mais livros estejam digitalizados e mal catalogados algures. Estes encontram-se na pasta da freguesia do Sacramento / Rio de Janeiro.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Nova Colónia do Sacramento – Custódio Teles de Menezes

#435423 | Forbes | 29 jul 2021 21:50 | Em resposta a: #434289

Boa tarde

Vi este topico e peco desculpa por intervir.
Ha tempos que procuro informacoes sobre Manuel Fernandes Rey que ali esteve; sei que teve pelo menos 6 filhos, um de nome Antonio(Serrao da Veiga), nascido na Colonia, que casa em lisboa a 1728.
Acaso podem ajudar-me nesta pesquisa?

Grato desde ja

Cumprimentos
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 05:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen