Dúvidas Profissões Ancestrais.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dúvidas Profissões Ancestrais.

#434196 | Mauro Rúben | 02 jun 2021 14:41

Olá Muito Boa Tarde, Espero que esteja tudo bem.

Realizei algumas pesquisas, sobre os meus familiares, e que consegui verificar que membros da família, irmãos filhos dos mesmos país, tios etc e até padrinhos, eram Soldados, Militares etc, a terra é muito pequena se tivesse uma população de 500 pessoas na época era muito, isto no século 18.

Bem uma dessas famílias achei em registos da torre do tombo também no século 18, que alguns se habilitaram para a ordem de cristo que tiveram de comprovar para entrar na ordem que eram de famílias nobres que inclusive um imigrou para o Brasil para a secretaria de estado da baía, nomeadamente antepassados colaterais, que alguns foram padrinhos dos meus antepassados e que tinham os mesmos sobrenomes e eram da mesma terra, e um deles que era militar e pela data de nascimento e pelo nome, parece mesmo ser meu antepassado direto.

numa outra via de outra família da mesma terra ao qual sou descendente, achei outra coisa, não sei se eram mais pobres ou mais ricos, nos registos militares um irmão dos meus antepassados que era filho dos mesmos pais, como sendo "Soldado" de profissão, e em outras notas biográficas mais abaixo aparece "jornaleiro", o que isto realmente significa as pessoas poderiam ter 1 profissão e uma ocupação e qual o estatuto na sociedade nesta época destas pessoas?

Isto tudo no século 18.

Obrigado,
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Dúvidas Profissões Ancestrais.

#434197 | Mauro Rúben | 02 jun 2021 15:02 | Em resposta a: #434196

Na segunda família de outra via familiar, enganei-me no século porque eram do século 19, de um irmão de um antepassado meu, como sendo "Soldado" de Profissão, e aparece em outras notas
mais abaixo "jornaleiro", o que isto significa?

Obrigado e Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Dúvidas Profissões Ancestrais.

#434205 | Mauro Rúben | 02 jun 2021 17:19 | Em resposta a: #434197

Também vi outras pessoas que não são meus familiares, mas que também têm lá na Profissão como sendo Soldados e em outras notas mais abaixo Jornaleiro, e que tiveram em vários escalões militares.
neste caso irei enviar aqui esse irmão de um antepassado meu para verem: https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/details?id=502373&ht=manuel%7csilva

Resposta

Link directo:

Dúvidas Profissões Ancestrais.

#434206 | GP Porto | 02 jun 2021 17:59 | Em resposta a: #434196

Boa tarde,

Jornaleiro é aquele que ganha a jorna, ou seja, ganha ao dia; normalmente associado a trabaho rural indiferenciado.

Cumprimentos,
Porto

Resposta

Link directo:

Dúvidas Profissões Ancestrais.

#434208 | Mauro Rúben | 02 jun 2021 18:28 | Em resposta a: #434206

Obrigado sim existe várias profissões, o mais frequente é aparecer trabalhador, proprietário, lavrador etc, o Jornaleiro como nunca tinha aparecido não sabia bem o que era, mas a minha dúvida é que diz lá na Profissão Soldado e em baixo em outras notas diz Jornaleiro, como pode ver aqui: https://ahmgermil-exercito.defesa.gov.pt/details?id=502373&ht=manuel%7csilva

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 18:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen