Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436800 | santemerson | 04 out 2021 14:29

Prezados (as) Senhores (as),
bom dia.

Meu bisavó foi registrado na Igreja Paroquial de Paredes (Parada) em 1886, de acordo com o assento de batismo dele.
Porém, não consigo localizar nos arquivos distritais nem no family search os registros paroquiais de Paredes (Batismo e matrimonio) dos anos subsequentes (1909 a 1912). Só encontro dados referente à Freguesia de Parada.

Alguém saberia me informar como localizar estes arquivos referente à Paredes? Pode ser que ai esteja o assento de batismo do meu avó que tanto procuro.

Grato

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436802 | Jorge Resende | 04 out 2021 15:15 | Em resposta a: #436800

AVÔ OU BISAVÔ????? NOME DELE?
TAMBÉM HÁ GRIJÓ DE PARADA... SERÁ QUE INCLUI ASSENTOS DE PAREDES?

NOTA: COM A CRIAÇÃO DAS CONSERVATÓRIAS DO REGISTO CIVIL EM 1911 DEPOIS DE MARÇO OS REGISTOS DE NASCIMENTOS CASAMENTOS E ÓBITO PASSARAM A SER ALI EFETUADOS, DEIXANDO DE SER NAS IGREJAS .

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436803 | Jorge Resende | 04 out 2021 15:19 | Em resposta a: #436800

https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1183453 OS BATISMOS DE PARADA/PAREDES

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436804 | Jorge Resende | 04 out 2021 15:28 | Em resposta a: #436800

EM 1886 BATISARAM-SE
ALFREDO ABILIO
ACACIO JOAQUIM
JOSE ANTÓNIO
ANTONIO PUREZA
OLIMPIO MARCELINO



ALGUM DESTES É O SEU AVÔ???

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436807 | mila1000 | 04 out 2021 16:21 | Em resposta a: #436800

Emerson,

Boa tarde.

Em 27/05/1881 , na freguesia Parada- Bragança, existe um batismo de nº 14 de Maria da Graça, filha de Vicente Marques e Josefina Augusta (exposta). Neta paterna de Antonio Marques e Anna Rita, materna avós incognitos.

Vicente era natural de Paredes , mas, casou em Paço das Sortes (creio que seja a freguesia de Sortes...), não pesquisei o casamento.

Encontrei essa anotação num arquivo que tenho do Albino,mas, não há documento desse batismo.Lembro quando o auxiliava, fui até uma igreja LDS, mas, agora não há atendimento presencial.



Seu avõ:
Luciano Augusto dos Santos:
Nascimento entre junho ou julho de 1911
Filiação: Albino dos Santos e Florinda Gonçalves
Albino dos Santos era de Parada,Bragança.
Nascimento em 1876 ou 1877, Filho de Vicente Marques e Josefina Augusta
Florinda Gonçalves era de Taboadela - Salto - Montalegre
Nascimento 14/03/1886, Filha de Thereza Gonçalves


- Seu bisavô Albino dos Santos nasceu em Parada-Bragança.... (Registo já encontrado)...

- 1º Casamento (1897) em Paredes com Albina do Rosário (falecida).... (Registo encontrado)

- 2º Casamento (1903) em Salto-Montalegre foi com Maria Benta (Natural de Salto-Montalegre) em Santa Maria do Salto-Montalegre, cujo matrimônio gerou duas filhas (1903 e 1907) ambas naturais de Salto-Montalegre....Maria Benta faleceu em 09/07/1909 o óbito foi registrado na Paróquia Santa Maria... (Todos estes registros já foram encontrados).

- 3º Casamento com Florinda Gonçalves (Natural de Salto-Montalegre), cujo matrimônio gerou seu avô Luciano Augusto...... (Registo não encontrado)

Todas as informações anteriores nos levavam a crer de que o casamento e o batismo também ocorreram em Salto. Todavia, os arquivos não foram encontrados na CRC-Montalegre.

Bragança foram 03 informações: O nascimento do seu bisavô (Parada-Bragança), o Registro de Passaporte (http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1236666) e a informação do livro de casamento do avô Luciano (1930) onde consta que ele era natural de Bragança. Em Parada as pesquisas já foram feitas e nada se encontrou.


As informações acima, retirei do seu tópico antigo.


Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436808 | mila1000 | 04 out 2021 16:24 | Em resposta a: #436800

Acabo de lembrar que em 1914 existe um passaporte de benigna de jesus, 35 anos, irmã de Albino. Verificando o passaporte, consta uma filha Esperança de jesus (3 anos) e Deolinda de Jesus (1 ano).
Nao encontrei chegada dessa irmã em SP, tambem não solicitei à conservatória o batismo das crianças, pois, se não vieram ao brasil, podem ter averbamentos no registo civil...

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436812 | santemerson | 04 out 2021 17:58 | Em resposta a: #436807

Oi Mila,

Que bom revê-la por aqui. Espero que estejam todos bem por aí.

Retomei as pesquisas recentemente e este detalhe do assento de batismo do meu bisavô passou totalmente desapercebido. Ele, na verdade, teve o registro feito em Paredes e não em Parada, como antes dito.
Em todas as pesquisas que fizemos e que eu revisei, esta foi a única lacuna. Se houver registros paroquiais em Paredes (1909 - 1912) quem sabe a sorte não me sorri desta vez.

Cumprimentos,

Emerson

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436813 | santemerson | 04 out 2021 18:25 | Em resposta a: #436807

Oi Mila,

Não localizei este arquivo da irmã de meu bisavô, você teria o link ?

Cumprimentos,

Emerson

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436815 | Jorge Resende | 04 out 2021 18:33 | Em resposta a: #436800

Emerson, estou fora do baralho...

A minha amiga Mila, diz que seu bosavô era Albino Santos, certo? Que este Albino casou em 1897 e que os assentos de batismo e casamento foram encontrados, certo?

Porquê procura assento de batismo em 1909-1912 de um seu bisavÔ ????

Não estou a atingir, confesso, se quiser esclarecer, fico grato

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436816 | mila1000 | 04 out 2021 18:40 | Em resposta a: #436800

Emerson,

Não tenho link, apenas, uma anotação no arquivo que tenho do Albino. Quando fui nos mormons, não imprimi o documento. Só conseguirá visualizar se for na igreja.


Na freguesia Parada, tem um lugar de nome Paredes ...


Mila

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436817 | mila1000 | 04 out 2021 18:46 | Em resposta a: #436800

Estimado Jorge,

O bisavò do Emerson era o Albino dos Santos. Ele viuvou 2 vezes,e, no terceiro casamento nasceu o aVõ Luciano Augusto dos Santos.
Quando Albino imigrou, desembarcou no RJ, e, foi para Santos com a terceira mulher,e, os filhos. Chegou em 15/03/1912, e, Luciano estava com 7 meses.
Na hospedaria em SP consta que Albino residia em Paredes.

Dificil é saber onde ocorreu esse terceiro casamento,e, onde nasceu Luciano.

Cumprimentos.

Mila

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436818 | Jorge Resende | 04 out 2021 18:54 | Em resposta a: #436800

Ok Mila, estava a navegar!!!!
Na verdade não parece fácil este imbroglio, pois se não se sabe onde Albino casou à 3ª e onde vivia em 1909, a coisa vira preta!!!Mesmo!
Cumprimentos
Jorge

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436819 | Jorge Resende | 04 out 2021 19:18 | Em resposta a: #436800

EMERSON, TUDO LEVA A CRER QUE LUCIANO, O SEU AVÔ, NASCEU EM JUNHO DE 1911 POR ISSO, ESQUEÇA ASSENTO DELE EM QUALQUER IGREJA POIS EM JUNHO DE 1911, OS REGISTOS ERAM JÁ REALIZADOS NAS CONSERVATÓRIAS!!!!!
ASSIM, SE ELE FOI REGISTADO EM PORTUGAL, A CONSERVATÓRIA DE PARADA DEVE TER ESSE REGISTO DE NASCIMENTO, SE ELE FOI REGISTADO NO BRASIL, O QUE PODERÁ TER ACONTECIDO... AÍ DEVE ESTAR O REGISTO DE NASCIMENTO DELE.
SE SOUBER ONDE ELE CASOU, EM QUE IGREJA, SE EM ALGUMA IGREJA CASOU, PESQUISE NA CURIA DA ZONA DESSE CASAMENTO, POIS O ASSENTO DE NASCIMENTO DEVE LÁ ESTAR NESSE PROCESSO.

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436822 | santemerson | 04 out 2021 19:30 | Em resposta a: #436819

ESTIMADO JORGE,

PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO POR SUA ATENÇÃO.
O MEU AVÔ NÃO TEVE REGISTRO NO BRASIL.... O CARTORIO E A IGREJA ONDE ELE SE CASOU, TAMBÉM NÃO REGISTROU NEM ARQUIVOU QUALQUER INFORMAÇÃO PRECISA A RESPEITO DELE.

PELA INFORMAÇÃO QUE ME PASSA A RESPEITO DAS CONSERVATÓRIAS, ACREDITO QUE O IDEAL, NO MEU CASO, SERIA BUSCAR UMA LISTAGEM DAS CONSERVATÓRIAS EXISTENTES ENTRE SALTO-MONTALEGRE ATÉ PAREDES-PARADA E REFAZER TODA A MINHA PESQUISA, CONSERVATÓRIA POR CONSERVATÓRIA.

EXISTE ALGUM ÓRGÃO ONDE EU CONSIGA ESTA LISTAGEM DE CONSERVATÓRIAS?

CUMPRIMENTOS

EMERSON

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436824 | Jorge Resende | 04 out 2021 20:00 | Em resposta a: #436800

Emerson, acredito que não faz ideia do que deseja, pois Montalegre é distrito de Vila Real e Bragança não fica perto!... Não faço ideia de quantas conservatórias existem entre estes dois percursos, mas lembro que na maioria dos concelhos, existe uma Conservatória em cada Vila... Em resumo, está a procurar uma agulha num vastíssimo palheiro!!!!
Se Albino era do lugar de Paredes, freguesia de Parada , será em redor dessa zona que deve pesquisar a conservatória. Mas, no Distrito de Bragança nos seus Concelhos estimo que sejam também algumas...
Difícil empresa, mas continuo a dizer-lhe que o registo de nascimento, a ter sido feito em Portugal, foi em Conservatória, se os pais o tiverem batizado pela igreja também em Portugal, tanto pode ter sido em qualquer de Bragança. dos Açores ou do Algarve, mais de 100 anos passados, quem pode dizer???

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436825 | Jorge Resende | 04 out 2021 20:06 | Em resposta a: #436800

https://www.portugalio.com/conservatorias-de-registo-civil/distrito-braganca/
Para ter uma curta ideia, só no Distrito de Bragança (nos seus concelhos...) ...

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436828 | santemerson | 04 out 2021 20:33 | Em resposta a: #436824

CARO JORGE,

É QUE OS ASSUNTOS ACABARAM POR SE MISTURAR.

EU CITEI SALTO DE MONTALEGRE PORQUE O MEU BISAVÔ ALBINO MORAVA LÁ COM A SEGUNDA ESPOSA. E A FLORINDA (TERCEIRA ESPOSA) TAMBÉM É DE SALTO-MONTALEGRE.

COMO O PASSAPORTE DE ALBINO FOI EMITIDO EM BRAGANÇA 1912 PRESSUPONHO QUE ELE MIGROU DE SALTO ATÉ PARADA, E NESTE TRAJETO DEVE TER OCORRIDO O MATRIMÔNIO (ALBINOXFLORINDA) E BATISMO DO MEU AVÔ LUCIANO.

POR ISSO A NECESSIDADE DE SE VERIFICAR TODOS OS POSSÍVEIS LOCAIS POR ONDE ELES PASSARAM.

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436831 | Jorge Resende | 04 out 2021 22:35 | Em resposta a: #436800

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1068314 tif 5
Casamento de Albino em Salto, creio que já conhece!... 1903

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436837 | mila1000 | 05 out 2021 00:53 | Em resposta a: #436800

No casamento de 1903 Albino estava com 33 anos. se for verdade, não poderia ter 35 quando solicitou passaporte em 1912...


Paçó de Sortes onde os pais Vicente / Josefina Augusta casaram, seria a freguesia de Sortes ou a de Paço ?

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436839 | santemerson | 05 out 2021 01:30 | Em resposta a: #436837

Este arquivo eu já tinha Jorge.

E, Mila, tem razão, ele nasceu em 1876, estaria com 26 27 anos neste casamento.

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436874 | santemerson | 06 out 2021 16:41 | Em resposta a: #436800

Estimada Mila,
boa tarde.

Estive revisando os outros tópicos, e o Jorge Santos à época sugeriu que efetuassemos buscas nos locais de origens dos avós/bisavós maternos de meu avó.
- FLORINDA GONCALVES, Salto-Montalegre, 04/03/1886

- mãe da Florinda, MARIA THEREZA GONCALVES, consta no registro de Florinda como moradora em TABOADELA

- Vó de Florinda, CATERINA GONCALVES,

Será que conseguimos encontrar os assentos de batismo de MARIA THEREZA GOCALVES (mãe) e CATERINA GONCALVES (vó) de Florinda ?

Com os melhores cumprimentos

Emerson

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436888 | mila1000 | 07 out 2021 16:15 | Em resposta a: #436800

Emerson,

Já olhei após nascimento de Florinda,não encontrei mais filho de Maria Tereza.

Pesquisar batismo de Maria Tereza, filha de Catarina seria demorado. Resta saber se Taboadela é em Bragança, ou, seria a que fica em Silvâ de Cima, Concelho se Satão, Viseu.
Não sei se há mais alguma,



Sem querer encontrei um passaporte em nome de Maria Delfina, filha de Maria Teresa Gonçalves. Sei que pode não ser irmã da Florinda ,mas, ao verificar a freguesia, não há livros de batismos de 1894-1895. Eu queria comprovar se a avó era catarina Gonçalves.
PASSAPORTE DE MARIA DELFINA
1914-06-15
Filho de: Maria Teresa Gonçalves;
Natural de: Castro Vicente-Castro Vicente-Mogadouro;
Idade: 19 anos;
Literacia: não sabe escrever;
Estado Civil: solteiro(a);
Profissão: Agricultora;
Destino: Brasil.

passaporte 621 **** anotado veio de Macedo (?)
https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289826

Os livros de castro Vicente estãp disponiveis no Centro de História da Familia dos mormõns.
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=96RJ-VZ7%3A259254001%2C265537201%2C265557701%2C265103802%2C259561301%3Fcc%3D1976616



Chegou a escrever á Conservatória à respeito das sobrinhas de Albino?
Tornei a pesquisar, mas, não achei entrada delas em SP. A mãe pode ter emitido passaporte, e, ficado em Portugal.



passaporte de Benigna de Jesus, 35 anos, irmã de Albino. Leva consigo as filhas Esperança de jesus (3 anos) e Deolinda de Jesus (1 ano).


Mila

Resposta

Link directo:

Arquivos Paroquias de Paredes - Parara - Braganca

#436898 | santemerson | 08 out 2021 01:55 | Em resposta a: #436888

Oi Mila,

Acabei por não pesquisar as sobrinhas de Albino.

Sobre a irmão de Florinda creio não ser realmente, mas só saberemos com o assento de batismo.

Sobre Taboadela, creio ser a de Viera do Minho, pela proximidade com Salto de Montalegre. Embora na Espanha também tivesse Taboadella e não tão longe de Salto.

Eu realmente fico intrigado com esta história porque em minhas pesquisas no Centro da Familia dos Mormons eu cheguei aos meus antepassados até o ano de 1836 (infelizmente ainda não encontrei estas anotacões). Todos eram devidamente registrados (nascimento, casamento e óbito).

Porque ele (Albino) não registraria seu casamento com Florinda e o batismo de Luciano ? As vezes me pergunto se estamos na linhagem correta, se o nome está correto, enfim...

Na próxima semana irei ao centro da família. Vou tentar localizar avós e bisavós maternos de Luciano, quem sabe.

cumprimentos

Emerson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 15:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen