assento de baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Genética | Pessoas

assento de baptismo

#436905 | leonardohora | 08 out 2021 17:03

Olá,

Estou a buscar pelo assento de batismo do meu bisavô. Jacintho(ou Jacinto) José Loureiro. Da Póvoa de Varzim 03/07/1884.

Essa busca tem anos e foi feita por profissionais que não obtiveram sucesso, pois, disseram provavelmente que ele era adotado. Tentei a roda de expostos mas ja havia acabado no ano provável de nascimento.

A mãe casou-se com o suposto pai em 1887 e não “anexou” a certidão o facto e tê-lo como filho.

Em 1896, com sua ida ao Brasil, tirou o passaporte junto com o suposto pai, que também não tirou como acompanhante e sim como principal e para destinos diferentes.

Nem no próprio registo de pedido de passaporte dele aparece o pai, somente a mãe como filho natural.

Vou deixar aqui o que eles disseram:
“Pesquisei nascimentos de todas as freguesias dos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde entre 1883 a 1886. De salientar que as freguesias de Póvoa de Varzim (centro) e de Vila do Conde (centro), foram pesquisados os anos de 1880 a 1898, data em que Ludovina Rosa Marques parte para o Brasil com dois filhos menores.
O nascimento de Jacinto José Loureiro não foi localizado.
A única solução que aponto é tentar localizar uma escritura de legitimação de Ludovina Rosa a seu filho. Essa pesquisa será feita presencialmente no arquivo Distrital do Porto nos livros de notas de Póvoa de Varzim. Não posso garantir sucesso, mas é a única pesquisa que julgo ser viável fazer de momento. “
“O Arquivo Municipal da Póvoa do Varzim não detém livros de Expostos da Roda (da Póvoa do Varzim) depois de 1848. De qualquer forma, a roda da PV foi extinta em 1850. A partir dessa data os expostos passaram a ser distribuídos pelos Hospícios de Expostos.

Analisando a documentação que enviou, e pela experiência que tenho neste tipo de pesquisa, é provável que o Jacinto não tenha sido registado como exposto, mas sim como filho natural. “ palavras de outra equipe sobre roda de expostos.

Gostaria de uma luz de vocês que são experientes.

Tenho os seguintes documentos: disponíveis para ajudar:
-registo de pedido de passaporte dele e dos pais.
- passaporte dos três.
-entrada pela polícia marítima do Brasil.
-certidão casamento dos pais.
-certidão de nascimento dos pais e dos 2 irmãos que nasceram depois dele.
-certidão de óbitos de outros dois irmãos.
-certidão de casamento dele no Brasil.
-certidão de óbito dele do Brasil.
- certidão da minha avó e ele como declarante.

Muito agradecido desde já.

Estou a disposição para qualquer coisa.

Att. Leonardo Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 18:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen