Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Formação

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436909 | bruno_paz | 08 out 2021 19:35

Boa tarde.

Estou para dar entrada na cidadania portuguesa da minha avó por atribuição e, para tal, já achei a certidão de nascimento da minha bisavó (mãe dela). Ela foi casada com meu bisavô ANTÔNIO JOSÉ COELHO (pai da minha avó) e dele eu não estou conseguindo achar a certidão, pelo fato d'eu não saber onde ele nasceu em Portugal (Distrito, Concelho e Freguesia). Os dados de todos, são:

Nome avó: WANDA COELHO DA PAZ (NOME de solteira: WANDA MATTOS COELHO).

Filiação: Pai: ANTÔNIO JOSÉ COELHO; Mãe: AURELIA DE MATTOS VIEIRA.

Data de Nascimento: 10 de julho de 1929.

Foi casada com LUIZ POMBO DA PAZ (meu avô), nascido em 02 de abril de 1927, já falecido.

Estado: Rio de Janeiro.

Cidade: Rio de Janeiro.

País: Brasil.
--------------------------

Nome bisavó: AURELIA DE MATTOS VIEIRA.

Filiação: Pai: JOÃO DE MATTOS VIEIRA; Mãe: MARIA ROSA DE MATTOS VIEIRA.

Data de Nascimento: 06 de junho de 1907.

Nome do marido: ANTÔNIO JOSÉ COELHO.

Distrito: Viseu.

Concelho: Santa Comba Dão.

Freguesia: Óvoa.

País: Portugal.
--------------------------

Nome do meu bisavô: ANTÔNIO JOSÉ COELHO.

Data de Nascimento: 21 de agosto de 1900.

Filiação: JOSÉ JOAQUIM COELHO e THEREZA DE JESUS FINA.

Local do casamento: no Brasil, na Freguesia de Jacarepaguá - 12ª circunscrição, 6ª zona Jacarepaguá, livro B-0036, número 293.

Data do Casamento: 13 de dezembro de 1924, às 13 horas da tarde.

Nome da esposa: AURELIA DE MATTOS VIEIRA, que também era portuguesa.

Falecimento: 19 de março de 1936, no Rio de Janeiro, na Fregesuesia de Irajá.

Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: RIO DE JANEIRO - RJ.

País: Portugal.
--------------------------

Irmã do meu bisavô:

Nome: HILDA DE JESUS VIEIRA (nome de solteira: HILDA DE JESUS COELHO).

Data de nascimento: 15 de agosto de 1904.

Filiação: JOSÉ JOAQUIM COELHO e THEREZA DE JESUS FINA.

Registro de Casamento (18/04/1931): 4ª Pretoria Cível, Freguesias da Glória e Coração de Jesus. Foi casada com JAYME MATTOS VIEIRA (irmão da minha bisavó AURELIA), que nasceu em 03/08/1903. Os dois eram portugueses como os irmãos.
--------------------------

Já pesquisei em Muxagata (Distrito de Guarda), como minha avó havia dito, mas o arquivo distrital retornou informando que não achou o documento.
--------------------------

Como não sei mais como e onde procurar, resolvi recorrer aqui ao fórum na esperança de achar a certidão de nascimento do meu bisavô, ANTÔNIO JOSÉ COELHO.
--------------------------

Desde já, obrigado a todos.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436913 | mila1000 | 09 out 2021 00:05 | Em resposta a: #436909

Bruno,

Num jornal de 1931 há proclama de casamento religioso de Hilda . Solicite pesquisa na curia, pois, ela deve ter dito a freguesia de seu batismo.

Mila

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436914 | bruno_paz | 09 out 2021 01:11 | Em resposta a: #436913

Eu solicitei ao arquivo nacional a habilitação para casamento dela, pois geralmente (não sempre) na habilitação se diz de onde você é natural, com Concelho (cidade), Distrito (estado), etc...

Porém, pode ocorrer dela ter dito apenas que era de Portugal e mais nada, esse é o problema, pois no livro que consegui do casamento dela (que já está digitalizado), onde traz todos os dados do casamento, só diz que ela e seu marido eram de Portugal e mais nada, não tendo mais nenhuma informação de onde eles eram em Portugal.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436917 | bruno_paz | 09 out 2021 04:39 | Em resposta a: #436913

Mila, curia seria o quê? Eu pedi dados da habilitação do casamento para o CRC nacional (Brasil) também, além do arquivo nacional. Estou atirando para todos os lados para conseguir saber onde meu bisavô nasceu, pois só falta a certidão de nascimento dele para transcrever o seu casamento e tocar o processo de nacionalidade da minha avó para frente.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436919 | mila1000 | 09 out 2021 10:16 | Em resposta a: #436909

Curia Metropolitana do RJ detem arquivos das igrejas

http://arqrio.org/curia/contato_curia/

https://catedral.com.br/arquivo-da-curia/


Terá que solicitar pesquisa com todos os dados do casamento de Hilda /Jayme (nome completo, nascimento, filiação, endereço, data do casamento)
Não sei onde Hilda tinha sua morada, mas, deve ter casado na igreja mais próxima.
Por ocasião do casamento deve ter preenchido o certificado de batismo dizendo a igreja do batismo em Portugal, ou, a freguesia.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436928 | bruno_paz | 09 out 2021 20:09 | Em resposta a: #436919

Entendi!

Ela morava na rua Camões aqui no RJ, na Penha Circular. Mas teve outros endereços anteriores. Eu tenho a carteira de identidade dela de estrangeira que existia naquela época, pena não dar para anexar a imagem aqui do documento para você ver.

Muito obrigado, Mila! Eu vou pesquisar tudo isso.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436929 | bruno_paz | 09 out 2021 20:50 | Em resposta a: #436928

Os dados do casamento da Hilda, são:

Os dados do casamento, são: Ficha 82119/Fundo/Coleção: 4ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O, Ano Inicial: 1931/Número: 3834/Maço: 50.

Torcer para ela ter casado em alguma igreja nessas freguesias, porque para saber a igreja é complicado.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436930 | mila1000 | 09 out 2021 22:50 | Em resposta a: #436909

O irmão também residia em 1924 na Rua Camões. Basta verificar a igreja mais próxima ddesse bairro Penha Circular.

Não custa escrever à Curia.

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436932 | bruno_paz | 10 out 2021 04:29 | Em resposta a: #436930

Sim, meu bisavô Antônio. Minha bisavó morreu em 1997 (eu tinha 15 anos), e viveu até a morte dela nessa rua nessa mesma casa. Hoje quem mora nela é minha avó, filha deles. Meu bisavô conheceu minha bisavó pela cerca que dividia a casa de ambos rss

Eu escrevi à Cúria, Mila, MUITO obrigado pela ajuda. ????

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#436933 | bruno_paz | 10 out 2021 04:30 | Em resposta a: #436932

**pela ajuda! (corrigindo).

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#437084 | TurinTurambar | 17 out 2021 17:26 | Em resposta a: #436909

Boa tarde,

Após consultar o documento de casamento dos seus bisavós (José António Coelho e Aurélia de Mattos Vieira), disponível online, parece-me possível e até provável que o nome da mãe do seu avô seja Theresa de Jesus de Frias e não Theresa de Jesus de Fina / Fino. Ademais, localizei a existência do apelido de Frias em Muxagata (Fornos de Algodres) no final do século XIX (apesar de este apelido ser predominante na região de Aguiar da Beira).

Percorri os registos paroquiais de Muxagata (Fornos de Algodres) e apenas localizei o nascimento de uma Maria Teresa (13/12/1865), filha de Inocêncio de Frias (nascido em Cortiçada, Aguiar da Beira) e de Teresa de Jesus (nascida em Muxagata). Pode não ser a sua trisavó (apesar da mãe dela ser Teresa de Jesus) mas, de qualquer maneira, acho que merece que pondere a possibilidade de que o apelido seja, de facto, "de Frias".

Reparei, também, que existem "Coelhos" em Cortiçada por essa altura, apesar de este dado ser menos relevante, pelo facto desse apelido ser mais comum.

Outra coisa que poderia tentar, caso as restantes vias não resultem, seria localizar os acentos de baptismo de Aurélia de Mattos Vieira ou do seu irmão Jayme Mattos Vieira. Possivelmente terão, em anexo, o nome dos esposos de ambos e o seu local de nascimento. Se estes registos existirem (não os encontro online), possivelmente a sua melhor tentativa será contactar o pároco da freguesia de Óvoa, cujo e-mail pode encontrar aqui:

http://www.anuariocatolicoportugal.net/ficha_paroquia_padre.asp?paroquiaid=680

Cumprimentos,
Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#437175 | bruno_paz | 22 out 2021 19:13 | Em resposta a: #437084

Turim, conversei com meu tio (irmão do meu pai) e ele está com 4 pessoas pesquisando lá em Portugal e, segundo o que ele disse, parece que o pai legítimo do meu bisavô morreu e ele deve ter sido criado por algum outro membro da família. E deve ser verdade, pois no livro de casamento aqui no Brasil do meu bisavô ANTÔNIO JOSÉ COELHO aparece que o pai legítimo dele é JOSÉ AUGUSTO COELHO, que faleceu em Portugal em "data ignorada". Por isso que consta na carteira de identidade dele o JOSÉ JOAQUIM COELHO, que deve ter sido o pai que o adotou e criou. Naquela época acontecia muito isso, de quando o pai biológico morria algum membro da família assumia a criação. Já o nome da mãe variando é questão de entendimento mesmo das pessoas, pois tem locais que aparecem como "Fina", "do Fino", "Freira" e "da Freira".

E ele não teve apenas uma irmã, que foi a HILDA DE JESUS COELHO, mas também teve outra que se chamava ANTÔNIA, e ambas nasceram em Muxagata mesmo (já foram localizadas as certidões das duas e elas são de Muxagata), no Concelho de Vila Nova de Foz Côa, mas o meu bisavô não. Por isso que essa teoria de ter sido criado por outro homem membro da família (ou não) pode ser verdadeira. Portanto, apesar da irmãs terem nascido em Muxagata, ele não nasceu lá, nem em Foz Côa nem em Fornos de Algodres.

Uma confusão isso, e vai ser realmente difícil achar onde meu bisavô realmente foi registrado (não é nem mais onde nasceu).

Resposta

Link directo:

Busca de certidão de nascimento de bisavô português.

#437176 | bruno_paz | 22 out 2021 19:21 | Em resposta a: #437175

Quanto à certidão da minha bisavó AURELIA DE MATTOS VIEIRA, esta já foi encontrada em Santa Comba Dão, e nela não consta nada referente ao seu marido, o meu bisavô ANTÔNIO JOSÉ COELHO, pois eles não devem ter transcrito o casamento em Portugal. Por isso que só está faltando a certidão do meu bisavô para poder transcrever o casamento dos dois em Portugal, para aí sim, depois, realizar a nacionalidade da filha deles, a minha avó WANDA COELHO DA PAZ (nome de solteira: WANDA DE MATTOS COELHO).

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 06:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen