Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438059 | tomas_almeida | 13 dez 2021 00:17

Boa noite,

procura ajuda na obtenção de um assento de baptismo que me têm causado enorme transtorno por não o conseguir encontrar (talves por grande inêxperiência minha).

Procuro o assento de baptismo de Maria Roza Pereira, natural da freguesia de Carapeços, Barcelos. Sei que casou no dia 3 de junho de 1792 nessa mesma freguesia com Custódio José Domingues, natural da mesma freguesia. Através desse assento de casamento sabemos que é filha de Manoel José Pereira da Silva e de Dona Maria Roza.

Seria possível obter ajuda? Ficaria eternamente grato.~

Muito obrigado!

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438065 | tomas_almeida | 13 dez 2021 17:48 | Em resposta a: #438059

Reforço este pedido. Obrigado!

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438066 | badim | 13 dez 2021 19:19 | Em resposta a: #438059

Caro Tomas

Eu penso que Maria Rosa, nasceu o 16/02/1779 casou com 13 anos, os pais tinham casado o 29/01/1777.

Cumprimentos Victor

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438072 | 23ewdw | 14 dez 2021 00:50 | Em resposta a: #438059

Caro Victor,

muito obrigado pela sua resposta. Efetivamente é estranho casar com 13 anos e nunca me passou pela cabeça tal coisa.

dentro deste tema, na sua certidão de nascimento, o nome dos seus avós maternos aparece como Capitão Manuel Domingues da Cunha e Dona Maria Rosa da Graça (não sei se estou correto). Ambos estes supostos títulos podem significar alguma coisa? Estou a tentar encontrar a certidão de casamento de ambos mas não estou a ter sucesso devido ao maus estado de conservação dos livros de carapeços.

se alguém me podesse ajudar a perceber melhor estes pormenores e a investigar melhor ficaria muito grato. Sem dúvida que este fórum é o mehlor amigo de qualquer apaixonado por isto (especialmente um jovem como eu!)

obrigado.

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438073 | tomas_almeida | 14 dez 2021 00:54 | Em resposta a: #438059

Cometo sempre o mesmo erro e não reparo a conta que estou a utilizar. As minhas desculpas.

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438078 | badim | 14 dez 2021 19:06 | Em resposta a: #438072

Caro Tomas

O Capitão Manuel Domingues da Cunha, filho de Caetano Manuel Domingues e Mariana Francisco e neto de Manuel Domingues e Ana Fernandes e materno de Gonçalo Domingues e Catarina Francisco, casou em 03/11/1751 com Maria da Graça Lourenço Francisco, esta filha de Caetano Lourenço e Maria Francisco.
O Caetano Manuel Domingues casou o 10/11/1707 com Mariana Francisco, o filho Manuel, quando casou com Maria da Graça, ja tinha 40 anos, Caetano Lourenço começou a ter filhos cerca de 1730, mas não encontrei esse casamento, temos um a casar em 1726, mas não é o mesmo o seu vivia no lugar de Soutelo.

Cumprimentos

Victor

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438278 | tomas_almeida | 01 jan 2022 21:27 | Em resposta a: #438059

Boa noite,

no mesmo sentido deste tópico aonde à procura do assento de baptismo de uma Maria Rosa Alvares da Cunha da freguesia de carapeços, barcelos. Era filha do Capitão Manoel Domingues da Cunha e de Dona Rosa Maria da Graça. Sei tmbém que casa no dia 29/01/1777 com Manoel José Pereira da Silva também em carapeços.
Alguém me consegue ajudar a encontrar este assento?

Muito obrigado e um bom ano.

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438279 | Jorge Resende | 01 jan 2022 21:48 | Em resposta a: #438059

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016351&FileID=390431 em 1752, um filho de um Manuel Domingos da Cunha de nome Bernardo, página da direita, 1º assento, todavia a mãe era uma maria francisca... Se Maria Rosa casou em 1777, de 1759 para trás até 1752 nada surge sobre seu batismo.... Rosa Maria Graça era defato a mãe dela????

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438280 | tomas_almeida | 01 jan 2022 21:53 | Em resposta a: #438059

Creio que sim. O seu nome aparece tanto no assento de casamento como num assento de baptismo de uma filha desta Maria Rosa Alvares da Cunha (Maria Rosa Pereira nascida a 16 fev. 1779). Também tive essa dúvida se poderia ser essa Maria Francisca. Acha que há uma possibilidade?

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438281 | Jorge Resende | 01 jan 2022 22:06 | Em resposta a: #438059

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016351&FileID=390446

Bento José, outto filho de Manuel, mãe Maria Francisca....

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438282 | Jorge Resende | 01 jan 2022 22:41 | Em resposta a: #438059

De Maria Rosa Alves da Cunha, nada apanhei, pode ser que algum dos assentos de impossível leitura seja o assento do seu batismo, pode ser... Vi até 1730... Na verdade o nome da mãe, no assento de casamento, tudo leva a crer seja Rosa Maria da Graça, e acrescento que cerca da imagem 120 pouco para trás surgiu-me um assento de uma Maria filha natural de uma Rosa solteira que pode bem ser o assento dela, e que mais tarde tivesse sido legitimada pelo pai...

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438283 | Jorge Resende | 01 jan 2022 22:53 | Em resposta a: #438059

http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016362&FileID=390888

Casamento de Manuel Cunha com Maria Francisca em 1751...
Talvez a Rosa fosse criada da casa!... E tivesse nascido a Maria Rosa...

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438284 | Jorge Resende | 01 jan 2022 23:29 | Em resposta a: #438059

Já vi e revi e não voltei a encontrar o assento dessa Maria filha de uma Rosa solteira...
Mas que vi, vi... Talvez na verdade não fosse filha legítima de Manuel e Rosa...Tendo Manuel casado em 1751, com Maria Francisca, pode ter havido o nascimento de Maria Rosa fora dessa união...

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438294 | ADB | 02 jan 2022 16:36 | Em resposta a: #438284

Caro Tomás

Estamos perante um pai homónimo, ou seja, esse casado com Maria Francisca não é o Capitão, casado com a Dona Rosa.

Achei estranho que esse outro Manuel nunca aparecesse referenciado como Capitão. Na falta do assento de casamento do Capitão e do batismo da filha, resolvi consultar os óbitos, na esperança deles trazerem alguma luz sobre o assunto. Apesar de na prática não adiantarem de muito, porque nãos nos dão pistas sobre a origem da família, serviram para excluir esse outro Manuel homónimo.

Assim, esse Manuel faleceu em 1792, casado com Maria Francisca. Ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016369&FileID=400427 (tif.78).

De seguida, em 1794, faleceu Dona Rosa, mulher do Capitão ... Ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016369&FileID=400429 (tif.80).

Finalmente faleceu, em 1801, o Capitão. Ver aqui http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1016369&FileID=400440 (tif.91).

Tentei localizar casamento de eventuais irmãos de Dona Rosa mas, sem resultados. Talvez ela fosse filha única.

Prevejo muitas dificuldades em conseguir saber a origem da família. Para mim, eles não eram dali. O batismo da filha e o casamento deles foram noutro local e, depois, a família deslocou-se para Carapeços, onde se estabeleceu. Uma hipótese é através do testamento do casal, o problema é saber onde e quando foi feito. Se foi paroquial, de Carapeços não há livros de testamentos. Se foi notarial, será necessário saber em que tabelião foi feito e se foi em Barcelos.

Tem sempre a hipótese de pesquisar em freguesias vizinhas mas, o casal pode nem sequer ter vindo do concelho de Barcelos. Uma agulha num palheiro ...

Só se aparecer algum descendente da família que tenha descoberto a "pólvora" é que poderá resolver o caso. Para o efeito, aconselho-o a abrir um tópico com os nomes do Capitão e mulher.

Cumprimentos e bom ano.

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438295 | tomas_almeida | 02 jan 2022 17:06 | Em resposta a: #438059

Caro Jorge e Filipe,

Em primeiro lugar tenho a obrigação de agradecer a tão importante ajuda e dedicação que investiram neste tópico. Sem dúvida que sem este apoio nunca teria chegado a esta conclusão.

Irei adicionar então um novo tópico sobre este tema em específico e tentar encontrar uma resposta.

Outra questão que tenho é sobre o testamento do casal. Como poderei proceder para encontrar o tal (se é que ele existe!).

Mais uma vez agradeço a ajuda e atenção entregue ao meu problema. Fico extremamente grato.

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438296 | tomas_almeida | 02 jan 2022 17:22 | Em resposta a: #438059

Outras 2 dúvidas;

-Sendo este Capitão não existe forma de saber mais sobre ele junto do Arquivo Militar p.ex.?

-O Dom na certidão de óbito de Rosa Maria significa alguma coisa? Algum título? Isso poderia ajudar nas pesquisas.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438297 | ADB | 02 jan 2022 18:23 | Em resposta a: #438296

Caro Tomás

Relativamente ao testamento, a única hipótese é consultar os testamentos nos tabeliães de Barcelos (se é que o testamento foi feito lá). Teria de ver que tabeliães existiam na época e ver livro a livro, folha a folha. É como procurar uma agulha num palheiro, a não ser que tenha a sorte do testamento ter sido feito próximo da morte dela mas, pode ser vários/muitos anos antes. Como este tipo de documentação não costuma estar on-line, terá de o fazer presencialmente no Arquivo de Braga.

Quanto ao "Dona" dela, poderia ser já da família dela (de sangue ou relevante na sociedade) ou então por ela ser mulher do Capitão, o que lhe dava algum estatuto social. Ela até podia ser de família mais humilde mas, por casar com um capitão, adquiria o estatuto de "Dona".

Boa sorte nas pesquisas, bem vai necessitar dela ...

Filipe

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438310 | 24rdsadf | 03 jan 2022 12:17 | Em resposta a: #438059

Caro Filipe,

na tentativa de saber mais sobre esta situação encontrei a Inquirição de Genere de um neto, pela parte materna, da Maria Rosa Álvares da Cunha, um Joaquim José Domingues.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9VR-FH7X?cc=2125025

Acha que isto nos pode ajudar a saber mais? Infelizmente as minhas capacidades de interpretação ainda não são as melhores e por isso pedia a sua ajuda, se fosse possível obviamente, em descobrir o que têm de relevante este documento.

Muito obrigado.

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438313 | tomas_almeida | 03 jan 2022 12:25 | Em resposta a: #438059

Cometo sempre o mesmo erro ao trocar de conta. As minhas desculpas

Resposta

Link directo:

Ajuda na procura de um Assento de Baptismo

#438347 | ADB | 03 jan 2022 22:07 | Em resposta a: #438315

Caro Tomás

Infelizmente não, as testemunhas só dizem que os avós maternos são de Carapeços.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 19:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen