Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438088 | borgesrui | 15 dez 2021 11:45

Caros confrades

Trata-se de um pedido um pouco fora do contexto mas ainda assim deixo-o na esperança de alguém possuir informação sobre o nome do proprietário da antiga loja da Rua Augusta em Lisboa - Adão Camiseiros.
Sei que uma das filhas do proprietário desta famosa casa comercial - Maria Fernanda Parreiral Pereira (dos meus Parreirais de Torres Novas) casou com o Prof. Nunes Espinosa chefe de gabinete do Prof. Marcelo Caetano. Mas apesar das minhas pesquisas não consigo chegar ao nome do seu pai e mãe para explorar mais este lado do ramo familiar.
Antecipadamente grato por alguma dica que me permita prosseguir.
Cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438091 | j.lilaia | 15 dez 2021 17:23 | Em resposta a: #438088

Caro Rui Borges,

Não encontrei qualquer informação adicional ao que já tem.

No entanto, como a data e o local de nascimento parecem estar identificados (Mina/Amadora em 12/03/1935), se pedir uma certidão de nascimento (ou mesmo apenas uma cópia não certificada), conseguirá obter todos os dados de pais e avós.

Tenha apenas em atenção que á data a Amadora pertencia á freguesia de Carnaxide, concelho de Oeiras, e que o registo deverá estar na Conservatória deste último.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438093 | borgesrui | 15 dez 2021 17:48 | Em resposta a: #438091

Caro João Lilaia

Como sempre o meu caro confrade é de uma imensa amabilidade. Julgo ser efetivamente o caminho que me resta seguir.
Muito obrigado e caso não troquemos mensagens entretanto deixo-lhe os meus votos de um Feliz e Santo natal.
Cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438112 | LDS | 17 dez 2021 05:32 | Em resposta a: #438088

A empresa tinha por denominação apenas Adão, Lda. e o nome do sócio principal era Eduardo Cardoso Pereira. Surgem mencionados, juntamente com outros sócios ao longo das mudanças do pacto social, no Diário do Governo já no n.º 233/1946, Série III de 1946-10-07, p. 2444 (a Série III foi criada em 1914 mas só está disponível online a partir de 1943 no site oficial dre.pt).

No Diário do Governo n.º 211/1958, Série III de 1958-09-09 p. 2105 são indicados ambos os nomes:
§ 1.º Para que a sociedade fique vàlidamente obrigada é necessário que os respectivos actos ou contratos sejam assinados pelo sócio Eduardo Cardoso Pereira ou por quem se mostre devidamente habilitado por meio de procuração outorgada por este.
§ 2.º No caso de morte, ausência ou impedimento devidamente comprovado do referido sócio, a assinatura da sócia Maria Fernanda Parreiral Pereira obrigará igualmente a sociedade.
https://files.dre.pt/gratuitos/3s/1958/09/1958d211s000.pdf

No Diário do Governo n.º 5/1962, Série III de 1962-01-06 p. 50 é indicada finalmente a morada da loja, logo no cap. 1º:
A sociedade continua a adoptar a firma Adão, Lda, tem a sua sede em Lisboa e estabelecimento na loja n.º 238, com serventia também pelo n.º 240, da Rua Augusta e 1.º andar sobre aquela loja, com entrada pelo mesmo n.º 240.
https://files.dre.pt/gratuitos/3s/1962/01/1962d005s000.pdf

Não tive paciência para continuar...

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438127 | borgesrui | 18 dez 2021 23:20 | Em resposta a: #438112

Caro LDS

Muitíssimo grato pelo tempo que dedicou ao meu pedido e pela relevante contribuição. Um peça importante do puzzle que estou a tentar completar.
Entretanto já solicitei ao Arquivo de Oeiras certidão de nascimento de Maria Fernanda Parreiral pelo que em breve espero novas descobertas.

Cumprimentos
Rui Borges

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438147 | borgesrui | 21 dez 2021 22:22 | Em resposta a: #438088

Caros

Constatei que as informações obtidas e partilhadas pelo confrade LDS neste tópico foram entretanto utilizadas para inserir / atualizar os dados relativos a Eduardo Cardoso Pereira citando como fonte este tópico: FOR-190219.
Tendo entretanto obtido informação complementar por via do assento de batismo de Maria Fernanda Parreiral Pereira (assento 141/1935 lavrado em 13/04/1935) e não sabendo como proceder para a inserir diretamente, gostava de a disponibilizar aqui na expectativa de que a mesma possa ser igualmente transposta para atualizar aquela linha. Assim:

Maria Fernanda Parreiral Pereira 12.03.1935 Mina, Amadora (Oeiras) casou catolicamente com Nuno José Espinosa Gomes da Silva em 17.09.1960 em Queluz, Sintra. Assento de Casamento nº 396/1960 em 21 de setembro de 1960.
Ela filha de
Eduardo Cardoso Pereira, c.* 1907 natural de freguesia e concelho de Cadaval, filho de José do Nascimento Pereira e de Avelina Meneses Tavares Cardoso Pereira, casou com Célia Manuela Ursprung Parreiral Pereira, c.* 1905 natural de Salvador, Torres Novas, filha de João Ribeiro Parreiral e Alice de Figueiredo Theys Ursprung.

Espero que mais alguém possa beneficiar destes dados.
Cumprimentos

Rui Borges

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438164 | Jorge Montalvão | 23 dez 2021 15:43 | Em resposta a: #438147

Caro Confrade Rui Borges

Caso pretenda obter informações complementares sobre este tópico, poderá utilizar o seguinte endereço de email: celiagomesdasilva.1@gmail.com, filha de Maria Fernanda Parreiral Pereira.

Melhores cumprimentos

Jorge Montalvão

Resposta

Link directo:

Proprietário da Antiga Loja Adão Camiseiros em Lisboa

#438184 | borgesrui | 26 dez 2021 21:42 | Em resposta a: #438164

Caro Confrade Jorge Montalvão

Muito obrigado. Estabelecerei contato pela via que me indica.
Melhores cumprimentos

Rui Borges

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 15:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen