Ajuda Registo Civil de Mértola

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Ajuda Registo Civil de Mértola

#438149 | skinner87 | 22 dez 2021 10:50

Olá,

Comecei a construir a árvore geneológica da minha família, por diversão, há cerca de 2 anos, percebendo muito pouco do assunto e de todas as especificidades do mesmo.

Neste momento, falta-me apenas completar um ramo para ter 7 gerações completas!

Este ramo em que estou "preso" é o da minha bisavó, nascida em 1922, e razão pela qual peço a vossa ajuda.

O seu registo de nascimento, Gertrudes Maria Joaquina, nascida a 6 de outubro de 1922, na freguesia de Corte do Pinto, município de Mértola, ainda não se encontra informatizado.

Através do registo de nascimento do seu filho, consegui saber os nomes dos meus trisavós, Adelino António e Joaquina Maria. Sei também que se casou com o meu bisavô Plácido Francisco Marques, nascido em 1917 na mesma freguesia.

Pelo que sei, a única forma de obter o registo de nascimento é deslocando-me ao Registo Civil de Mértola (corrijam-me se estiver errado). Gostaria de questionar se alguém aqui no fórum que costume ir a este registo civil se me poderia ajudar a encontrar este registo?

Muito obrigado,

Bruno

Resposta

Link directo:

Ajuda Registo Civil de Mértola

#438150 | skinner87 | 22 dez 2021 10:52 | Em resposta a: #438149

Apenas para acrescentar que também já me indicaram que o registo possa estar Conservatória de Beja

Resposta

Link directo:

Ajuda Registo Civil de Mértola

#438161 | luisff | 23 dez 2021 11:37 | Em resposta a: #438149

Bom dia,

Se os registos ainda estiverem na conservatória de Mértola (ou outra), julgo que pode pedir a informação em qualquer conservatória (se o registo não estiver informatizado, enviam o pedido para Mértola ou para onde estiver e informam-no quando estiver pronto). Aliás, com os dados que tem (nome completo, local e data de nascimento e nomes dos pais), deverá até poder fazer o pedido online no portal Civil Online (tem um custo de 10 euros; se for em pessoa na conservatória, a certidão é mais cara mas em princípio pode pedir uma cópia simples sem valor legal mas que é mais barata).

A minha dúvida é se esses registos não estarão já no arquivo distrital de Beja atendendo à antiguidade. Se for esse o caso, é para o arquivo distrital que tem de pedir cópia do registo. No site do arquivo distrital de Beja, não vejo referência a nenhum fundo do registo civil de Mértola, eventualmente essa conservatória será recente ou ainda não enviou nada para o arquivo distrital?

De qualquer forma, uma dica: ligue para a conservatória de Mértola a dizer que precisa desse registo de nascimento e que não sabe se está lá na conservatória ou no arquivo distrital. Ao contrário das conservatórias das áreas metropolitanas (que estão atoladas de trabalho e utentes), nas do interior costumam atender o telefone e esclarecer as dúvidas.

Boa sorte para a pesquisa,

luisff

Resposta

Link directo:

Ajuda Registo Civil de Mértola

#438162 | skinner87 | 23 dez 2021 12:26 | Em resposta a: #438161

Muito obrigado pela ajuda Luis, vou fazer o que me indicou.

Cumprimentos,

Bruno

Resposta

Link directo:

Ajuda Registo Civil de Mértola

#438170 | ADB | 24 dez 2021 00:17 | Em resposta a: #438162

Caro Bruno

Quanto à possibilidade do nascimento de 1922 estar já no Arquivo Distrital, isso é impossível. Só vão para os Arquivos os nascimentos com mais de 100 anos.

Tem, portanto, de pedir uma cópia simples à Conservatória.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 06:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen