António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas

António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

#438499 | NunoCAlves | 11 jan 2022 16:39

Caros confrades,

Procuro informação acerca de ANTÓNIO RODRIGUES RANGEL, referido como ourives, e morador aos Anjos (Lisboa), e tio de JOSÉ MAURÍCIO (nascido cerca de 1741), referido como natural de São Nicolau, Lisboa, e de profissão barbeiro, e de quem foi fiador, na sua incorporação na Companhia de Granadeiros de Schaumburg-Lippe, em 1763.

(GERMIL, Livros Mestres, Arma de Infantaria, Livro nº 1 - Registo dos assentamentos dos oficiais e praças (1763 a 1764)) -- PT/AHM/G/LM/B-01/01/0473

Não me está claro de que forma seria tio de José Maurício, se de sangue, se por afinidade.

Agradeço por isso a vossa ajuda em informação que eventualmente tenham acerca de António Rodrigues Rangel e da sua família, nomeadamente acerca da sua mulher, filhos, pais.

Muito obrigado.

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

#438500 | mosorio | 11 jan 2022 17:29 | Em resposta a: #438499

Confrade Nuno Alves,

Existe este casamento no 'Nós Portugueses',

António Rodrigues Rangel * c. 1705 cc Catarina Maria, Lisboa, São Nicolau, 09.02.1727

Cumprimentos
Maria Emília

Resposta

Link directo:

António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

#438515 | NunoCAlves | 12 jan 2022 12:29 | Em resposta a: #438500

Cara Maria Emília,

Muito obrigado pela sua informação acerca deste casamento, que poderá ser efectivamente do António Rodrigues Rangel, ourives, dado que surge como testemunha Francisco Nogueira, ourives de ouro, e também o ser morador em S. Nicolau.

Se o José Maurício referido na mensagem anterior tiver a ascendência que suspeito, ainda não estou a compreender como poderia ser António Rodrigues Rangel, seu tio.

Sem querer de todo abusar, seria possível indicar-me se o Nós Portugueses tem na sua lista algum assento de casamento (por volta de 1700) de GREGÓRIO RANGEL com VIOLANTE RODRIGUES (os pais deste António Rodrigues Rangel, que teria sido baptizado na vila do Lavradio) e de MANUEL FERREIRA com SEBASTIANA MARIA (os pais de Catarina Maria, que teria sido baptizada em S. Nicolau, Lisboa).

Obrigado.

Cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

#438533 | mosorio | 13 jan 2022 01:07 | Em resposta a: #438515

Caro Confrade Nuno Alves,

Não encontrei o casamento de Gregório Rangel no 'Nós Portugueses. Eu descendo de João Rodrigues Lopes Rangel, nascido no Lavradio, Santa Margarida em 08.12.1665, filho de Domingos Rodrigues Lopes e de Antónia Rangel. Casou com Maria dos Anjos Pereira em 1689, tiveram os seguintes filhos;

Francisco * 30.10.1689
Clara * bp 29.04.1691
Antónia Josefa da Ascensão * bp 24.05.1694 cc Manuel Rodrigues de Brito* Tavira ( minha linha )
Manuel * bp 06.10.1696
António * bp 20.08.1702
Francisca * bp 15.02.1705
Catarina da Conceição * bp 05.12.1698 cc João Cordeiro

Quem foram os pais do António Rodrigues Rangel?

Cumprimentos.
MEmília

Resposta

Link directo:

António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

#438534 | mosorio | 13 jan 2022 01:36 | Em resposta a: #438533

Distraída, eu! Claro, Gregório Rangel. Qual a freguesia? Mto obrigada. ME

Resposta

Link directo:

António Rodrigues Rangel, ourives (Lisboa, Anjos)

#438613 | NunoCAlves | 16 jan 2022 13:51 | Em resposta a: #438534

Cara Maria Emília,

As minhas desculpas, mas somente agora me é possível responder à sua última mensagem.

De acordo com o seu casamento em 09.02.1727 (S. Nicolau, Lisboa, C-1, f. 107 (img 154)), António Rodrigues Rangel nasceu e foi baptizado na freguesia de Santa Margarida da vila do Lavradio. Pelo que o seu nascimento será cerca de 1700.

O pai de António, Gregório Rangel, terá assim nascido provavelmente cerca de 1665/1670, e talvez fosse irmão do seu antepassado João Rodrigues Lopes Rangel, tendo em atenção os apelidos utilizados por ambos e a localidade.

O assento de casamento (reformado) refere que de António Rodrigues Rangel e Catarina Maria, houve um filho, Joaquim Rangel, que foi sujeito a uma habilitação de genere, possivelmente a ordens sacras, pelo que a mesma poderá eventualmente ainda existir no fundo da Câmara Eclesiástica de Lisboa (não estão todas ainda indexadas na digitarq), e que lhe poderão trazer mais alguns dados, quem sabe acerca dos bisavós.

Cumprimentos,

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen