Processo de Cidadania parado por falta de documentação! - Documentação não localizada

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Eventos | Famílias | Pessoas | Títulos

Processo de Cidadania parado por falta de documentação! - Documentação não localizada

#438589 | Fernandosk | 15 jan 2022 14:44

Boa tarde,

A quem tiver mais experiência peço ajuda para encontrar o registro de passaporte, assento de batismo, casamento de meus meus trisavos (ou mesmo minha bisavó) portugueses?
NOME: Celeste Marques
PAI: José Marques
MÃE: Alzira/Alziria de Jesus
NASCIMENTO: 16/12/1914
NATURALIDADE: Braçal
Possíveis irmãs: Consuelo/Consuela e Luzia
Desembarcou no Brasil e viveu grande parte em Itapeva (antiga Faxina), interior do Estado de São Paulo. Já tenho informações do casamento e do marido, e, por hora, preciso de informações referentes à ELA.

Estou no processo de pedir cidadania, qualquer informação referente à ELA e seus pais me interessa muito! Estou pedido o registro de nascimento, porém está difícil das Conservatórias encontrarem.
A quem for mais experiente peço encarecidamente que me ajudem, pois já estou nessa busca a meses e não avanço. Alguém já passou pelo mesmo de não conseguir encontrar registros?
Desde já agradeço muito o empenho e tempo de quem se dispor a me ajudar.

Resposta

Link directo:

Processo de Cidadania parado por falta de documentação! - Documentação não localizada

#438592 | MCNN | 15 jan 2022 19:10 | Em resposta a: #438589

Boa tarde

Experimente procurar na freguesia de São João do Monte, concelho de Tondela, distrito de Viseu.

Nessa freguesia existe uma localidade chamada Braçal, apesar de não ter muitos registos para pesquisa online encontrei o batismo de uma Alziria que nasceu em Braçal em 07/11/1893 e que era filha de uma Maria de Jesus, existem muitas pessoas com o apelido (sobrenome) Marques nessa freguesia, etc.

Claro que tudo o que eu falei não passam de indícios, mas penso que vale a pena procurar nessa freguesia.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Processo de Cidadania parado por falta de documentação! - Documentação não localizada

#438593 | Fernandosk | 15 jan 2022 19:36 | Em resposta a: #438592

Caro, Mário

Não é a primeira pessoa a me dizer pra pesquisar nessa mesma localidade. Ocorre que já enviei algumas solicitações à essa Conservatória e eles infelizmente não encontraram.
Poderia me passar o link desse registro que encontrou? Quem sabe pode ser uma pista! Tenho que tentar todas as possibilidades.

Agradeço seu tempo por ter pesquisado e ter respondido esse tópico.

Resposta

Link directo:

Processo de Cidadania parado por falta de documentação! - Documentação não localizada

#438597 | MCNN | 15 jan 2022 21:39 | Em resposta a: #438593

Caro Fernando

Não me tinha apercebido que alguém já lhe tivesse neste forum sugerido para pesquisar no concelho de Tondela.

Vi noutros tópicos que criou sugestões para procurar noutros concelhos (Torres Vedras, Pampilhosa da Serra, Celorico da Beira, etc), mas em Tondela confesso que não reparei.

O batismo dessa Alziria nasvida em Braçal de que lhe falei está neste link:

https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209763

(tem de selecionar a imagem 162.tif)

Outra pergunta, chegou a localizar o óbito de Alziria em Itapeva ?

Quando a Celeste casou no assento de casamento é dito que a mãe residia em Itapeva, pelo que provavelmente faleceu aí.

Esse assento de óbito talvez contenha o nome dos pais de Alziria.

Aliás, o facto da mãe da Celeste residir em Itapeva pode indiciar que a Celeste foi com os pais (ou pelo menos com a mãe) para o Brasil.

Eventualmente o José Marques também terá falecido em Itapeva, mas a ser assim terá falecido antes do casamento da filha.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 07:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen