Esclarecimento sobre registo de nascimento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Esclarecimento sobre registo de nascimento

#439399 | Efonseca | 16 fev 2022 20:36

Boa tarde a todos,

Peço desculpa se infelizmente algo do género já aqui foi perguntado.
Ao pesquisar nos registos de Vilar Chão, Alfândega da Fé pelos meus avós e seus irmãos deparei-me com algo um pouco bizarro.

Os avós que procuro sei que tiveram no total três filhos, pois ainda tenho descendestes vivos e reconheço então os seus nomes. O problema é o nome dos avós e da mãe.
No registo mais recente, 1909, vêm com um sobrenome Rodrigues, ambos com o mesmo sobrenome.
Achei incomum pois usualmente possuem sobrenomes diferentes.

Em 1907, aparecem com outros sobrenomes, Pebleia. Da quinta do Castello, Alfandega da Fé.

No registo do primeiro filho, aparece com o nome de Varão, e menciona: 1ª prova a 1926.

Alguém conhece o significado? Ou reconhece este sobrenome ou a que se refere a 1ª prova?

Grata,
Estela Santos

Resposta

Link directo:

Esclarecimento sobre registo de nascimento

#439402 | ADB | 16 fev 2022 21:45 | Em resposta a: #439399

Boa noite Estela

Agradeço que coloque aqui o link dos batismos e casamento dos pais. Na eventualidade de não ir direto à imagem, mencione os tif delas.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Esclarecimento sobre registo de nascimento

#439403 | Efonseca | 16 fev 2022 22:06 | Em resposta a: #439399

Aqui vai:

Amilcar da Pureza, último filho (1909): https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1303636
tif 306

Georgina das Neves, (1907): https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1303636
tif 274

Primeiro filho, Varão (1906): https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1303636
tif 245
Penso que o seu nome seria Rodrigo, embora não mencione nos registos.

Obrigada,
Estela

Resposta

Link directo:

Esclarecimento sobre registo de nascimento

#439406 | ADB | 16 fev 2022 23:46 | Em resposta a: #439403

Cara Estela

Ora bem, eis o que tenho a dizer sobre o caso.

Em primeiro lugar, o filho varão nascido em 1906, apenas viveu 24 horas, e não lhe chegaram a pôr qualquer nome. Diz à margem do batismo "não lhe ministrei os santos óleos nem lhe pus o nome por viver somente 24 horas". E tem um "F", que quer dizer "faleceu". Isto confirma-se pelo assento de óbito que pode ver aqui (0003.tif): https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1184378

O que está a lápis, que me parece ser "1º para 1926", não deve ser do assento de batismo, mas também não estou a ver o que possa ser.

Não sei se reparou mas, Manuel casou 2 vezes. Estranhei o nome da mãe diferente no 1º filho. Podia ser lapso do Padre mas, no óbito do filho está igual. Lembrei-me então da possibilidade de serem 2 casamentos mas, antes que pudesse explorar isso, reparei no óbito anterior ao da criança (mesma imagem), que é nem mais nem menos o da 1ª esposa, Francisca dos Anjos!

Assim, em 1906 ou 1907, Manuel casou com a cunhada, Elisa dos Anjos! Nada de anormal e que acontecia várias vezes.

Assim sendo, o filho em falta (que será Rodrigo), será o filho mais novo e terá nascido em 1911 ou depois. O assento de nascimento estará ainda na Conservatória de Alfândega da Fé.

Quanto à diferença dos sobrenomes, parece-me ter sido um erro do Padre. Na dúvida, convém tentar localizar os casamentos (que não estão ainda on-line) e os batismos dos noivos (principalmente os delas), para ver os nomes dos antepassados.

De qualquer forma, os dois poderiam ter o mesmo sobrenome. Isso acontece por diversas vezes em genealogia. Por um lado, quando havia parentesco entre os nubentes, que poderiam usar os mesmos sobrenomes. Por outro, e mesmo não havendo parentesco algum, há sobrenomes muito comuns e, por coincidência, casavam pessoas com o mesmo sobrenome. Nada bizarro. No seu caso, e vendo só estes assentos, parece-me ser erro do Padre.

Pebleia ou Pobleia, não conheço. Talvez o prosseguimento das pesquisas a elucide ou, alguém de Bragança que conheça esse sobrenome.

Desejo-lhe boas pesquisas!

Filipe

Resposta

Link directo:

Esclarecimento sobre registo de nascimento

#439411 | Efonseca | 17 fev 2022 10:08 | Em resposta a: #439406

Muito obrigada pela ajuda,

Nem reparei que nas letras pequenas mencionava que tinha apenas vivido nem 24h de facto a mãe da criança morrreu no mesmo dia que o filho, confirmei nos óbitos.

Acho que é questão de se dizer que o senhor meu avô tinha um amor por aquela família.

Vou pedir à conservatória o registo do mais novo. Grata.

O nome Pebleia, ou Pobleia, às vezes parece Pebleia, parece-me se não estou em erro ser num 'nickname'. Fui confirmar através da certidão de nascimento e realmente o sobrenome dele é de facto Rodrigues.

Filho de João Rodrigues Pereira e Josefa Roza Pires. Na certidão de óbito da mulher menciona que eram propietários da dita Quinta do Castelo. Que aparece na certidão de casamento por parte da mãe do mesmo.
No entanto, vi que existem várias pessoas a nascer na dita Quinta do Castello.

Obrigada pela ajuda,

Estela

Resposta

Link directo:

Esclarecimento sobre registo de nascimento

#439415 | ADB | 17 fev 2022 12:30 | Em resposta a: #439411

Cara Estela

Pois é, aquelas letras não são fáceis de ler. De qualquer forma, o "F" à margem e o fato de não terem dado nome à criança, indicava desde logo que teria falecido.

A mãe deve ter falecido em consequência do parto, muito comum na época. E ele, tendo uma cunhada por quem talvez já nutrisse alguma simpatia, casou com ela, ficando tudo em família!

Afinal o "Rodrigues" não está de todo fora do contexto. Mas o mais lógico era ele ser Pereira, último sobrenome do pai. Mas são opções que se fazem.

Para fazer o pedido à Conservatória, convém saber o nome completo e o ano de nascimento. Se conhece descendentes dele, tente falar com eles. É que as Conservatórias exigem dados mais ou menos precisos e, mesmo assim, muitas vezes não encontram nada do que se lhes pede.

Boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 19:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen