Anna Rita Xavier

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Anna Rita Xavier

#439650 | Beatrizdovale | 28 fev 2022 21:59

Boa noite caros confrades,

Trago esta senhora aqui hoje porque não consigo encontrar o assento de batismo dela, e não consigo encontrar este assento porque não sei onde começar a procurar! É que nenhum dos documentos referentes a ela (assento de casamento e de óbito) mencionam a idade dela...

Deixo aqui as informações que tenho no caso de alguém me conseguir ajudar:

Anna Rita Xavier foi batizada na freguesia da São Jorge de Lisboa, é filha de Joaquim José Martins e Luisa Rita Xavier.

Casou com Mateus Valente do Couto (n. 19 de novembro de 1770 - f. 3 de dezembro de 1848) a 19 de fevereiro de 1799 na freguesia dos Anjos em Lisboa. Mateus era natural de Macapá no Brasil, filho de António Diniz do Couto Valente e Margarida Josefa da Fonseca.

Tiveram, tando quanto sei, 5 filhos:

- Antonio Dinis do Couto Valente (n. 16 de agosto de 1800 - f. 1867) foi Capitão Tenente da Armada, Lente da segunda cadeira da escola naval e ajudante do observatório naval. Penso que tenha sido também vereador da camera municipal de Oeiras e tesoureiro da Real Academia das Ciências de Lisboa. Casou com Maria José Firmina de Oliveira Basto a 4 de setembro de 1834. Foram pais de Maria Estevina do Couto Valente (n.1830)
- Ana Nicolina do Couto Valente (n.1810) foi casada com António Diniz do Couto Valente, pelo nome seriam primos mas nada mais tenho sobre ele
- Antonio Valente do Couto (n. 4 de Junho de 1816 - f. 1885) casado com Constança José Betancourt Lapa
- Matheus Valente do Couto Diniz (foi testemunha no casamento do seu irmão Antonio com Constança mas nada mais sei sobre ele)

Anna Rita Xavier faleceu a 26 de Junho de 1833 na freguesia de São Mamede, Lisboa e foi enterrada no Cemitério dos Prazeres

Como podemos fazer para encontra o nascimento dela uma vez que a idade dela nunca foi mencionada? Sera que no seu túmulo/jazigo/lapide estaria a data de nascimento?

Obrigada a todos,
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439651 | ADB | 01 mar 2022 00:54 | Em resposta a: #439650

Cara Beatriz

Esqueça as idades porque, agora só as irá encontrar em casos raríssimos, em que determinados Padres (avançados para a época) colocavam as idades.

De 1860 para trás, começam as dificuldades, ou direi que fica um pouco mais morosa a localização dos assentos.

Deixando de haver idades, temos de ir por estimativas. Devemos começar pela menor idade possível para o casamento (e no caso das mulheres pode chegar aos 12/13 anos) e começar a pesquisar para trás até localizar o batismo. O "normal" será até um limite dos 45 anos para as mulheres, podendo num caso ou outro ser mais um pouco. Tudo depende da fertilidade delas, certo?

Sei que em freguesias com muitos batismos a tarefa é morosa e pouco agradável para os pesquisadores, que podem passar horas e dias para localizar um batismo. Mas não há volta a dar e, se pelo menos a pessoa foi batizada na freguesia que o Padre declara, menos mal. O pior é quando as pessoas eram batizadas noutras freguesias, seja porque motivo fosse, aí é um bico de obra!

Boas pesquisas e boa sorte!

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439652 | j.lilaia | 01 mar 2022 03:38 | Em resposta a: #439650

O assento de Baptismo de Ana é o segundo do lado esquerdo na imagem 422:

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4819243&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB44-001-B2_m0422.TIF

O nome da mãe está errado mas não tenho dúvidas que será o assento certo. O Padre terá trocado/percebido Brizida em vez de Luisa Rita pois consta como Xavier de Almeida. Este último é o apelido do pai de Luisa Rita e que pode ser confirmado pelo registo de casamento que é o primeiro da imagem 581:

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4818321&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB36-002-C11_m0581.TIF


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439671 | Beatrizdovale | 01 mar 2022 22:34 | Em resposta a: #439650

Obrigada Filipe e João pelas dicas e pelos (preciosos) assentos!!

Em relação ao assento de casamento de Luisa Rita e Joaquim tenho no entanto duas duvidas... O primeiro nome da mãe do noivo e a freguesia em que o mesmo nasceu...

Conseguem ler o que lá está escrito?

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439673 | j.lilaia | 01 mar 2022 23:33 | Em resposta a: #439671

Apesar de escrito de forma deficiente, julgo que a mãe é Teodora.

A freguesia de nascimento dele é Santa Engrácia.

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439674 | j.lilaia | 01 mar 2022 23:45 | Em resposta a: #439650

Confirmo Teodora como nome da mãe e que Joaquim José Martins terá nascido a partir de 1739, quando os pais casaram.

Os pais, António Martins e Teodora da Costa, casaram em Santa Justa, sendo ele natural da freguesia do Bombarral (São Salvador) e morador na freguesia do Beato (São Bartolomeu)/Lisboa, e ela natural e moradora nesta mesma freguesia de Santa Justa.

Imagem 78, 1º registo:
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817248&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB31-002-C11_m0078.TIF

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439676 | ADB | 02 mar 2022 00:14 | Em resposta a: #439674

Caro João

Muito bem!

Filipe

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439677 | ADB | 02 mar 2022 00:17 | Em resposta a: #439676

Cara Beatriz

Não sei se é regra mas, se Lisboa tiver índices em todos ou na maior parte dos livros, está com muita sorte. Parece-me que será caso único ou pelo menos raro. Nas pesquisas que tenho feito por outros lados, não se encontram índices em datas tão recuadas!

Boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439683 | Beatrizdovale | 02 mar 2022 16:35 | Em resposta a: #439674

Boa tarde João,

Mais uma vez muito obrigada!!

Resposta

Link directo:

Anna Rita Xavier

#439684 | Beatrizdovale | 02 mar 2022 16:39 | Em resposta a: #439677

Boa tarde Filipe,

Em Lisboa ate agora tenho encontrado indices nas pesquisas que tenho feito, mas as pesquisas em Lisboa são relativamente recentes...
Noutras pesquisas que fiz por outras partes do pais nunca encontrei indices, nem mesmo no sec XIX...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 17:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen