Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440144 | riccardovox | 24 mar 2022 21:42

Prezados.

Passados vários anos vi agora este tópico.
Descendo dos Cabral por meu pai, em minha octavó Catherina Velho de Melo e Cristóvão Fernandes Pacheco (Século XVII), naturais e fregueses de Nossa Senhora de Assunção na Vila do Porto, a Ilha de Santa Maria pelos Velho Cabral.

Minha dúvida é que vejo acerca dos pais de Catarina Anes de Loureiro.
Sendo que aqui neste respeitado portal consta ser ela filha de João Anes de Loureiro e de Catarina Dias de Figueiredo, mas em outras fontes (cito uma que me passaram do senhor Soveral Catarina Anes de Loureiro seria filha de Maria (Anes) do Amaral,

Podem me orientar sobre esta questão? Pois quero compartilhar esta árvore com minha família, mas fico na dúvida, pois em qual ramo de facto ela vem por via materna.

Agradeço a atenção valiosa.
Melhores cumprimentos

Ricardo dos Santos Almeida

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440146 | JC | 24 mar 2022 22:05 | Em resposta a: #440144

Caro Ricardo dos Santos Almeida,

Retiro de um texto que escrevi sobre esta família, com base em várias fontes:

"Catarina Anes (do Loureiro), nascida cerca de 1344, co-padroeira das Igrejas de Santa Maria de Silgueiros e de São Pedro de Espinho. Com seu irmão e irmã Aldonça reforma e refunda a Igreja de Santa Maria de Silgueiros dotando-a com mais bens. Casou cerca de 1362 com Álvaro Gil Cabral, alcaide-mór da Guarda em 1383, 1º senhor de juro e herdade de Azurara da Beira, que se julga filho de D. Gil Cabral, bispo da Guarda.

Era filha de João Anes (de Loureiro) que era filho natural de D. João Anes e de sua “manceba” Marinha Gonçalves. Nasceu cerca de 1322 e ainda vivia em 1368, quando na sequência de uma questão com o Cabido da Igreja de Viseu em que, como referimos anteriormente, sustentava que as devesas do Loureiro eram devassadas. Não tendo sido apresentadas provas em contrário, os sobrejuizes do Rei decidiram contra ele em 22 de Dezembro de 1368.

João Anes Casou cerca de 1343 com Maria Anes do Amaral nascida cerca de 1326. Alguns autores mais antigos, como Felgueiras Gaio ou Alão de Morais, dão como mulher de João Anes ou de seu filho João Anes do Loureiro, que não distinguem, Sancha Gonçalves, que não se prova ser verdade."

..."Foi seu irmão primogénito João Anes do Loureiro, o primeiro a usar este apelido, e sucedeu a seus pais na Honra e Quintã do Loureiro e como padroeiro de Santa Maria de Silgueiros e da Igreja de Espinho. Nasceu cerca de 1343. Escudeiro Fidalgo da Casa Real terá sido juiz de Viseu (1379) tabelião do rei nesta cidade e escrivão-geral dos almoxarifados de Viseu e Lamego. Casou cerca de 1384 com Catarina Dias de Figueiredo, nascida cerca de 1365.

Devido a existirem 3 gerações de "João Anes", sucessivamente, tem havido várias confusões nesta família atribuindo filiações e casamentos errados.

Como se verifica é irmã de João Anes do Loureiro casado com Catarina Dias de Figueiredo e não sua filha.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440166 | riccardovox | 25 mar 2022 17:31 | Em resposta a: #440146

Prezado Sr José Carlos.

Me sinto honrado em ter seu retorno. Sou apaixonado por história, genealogia, e muito me alegra conhecer uma parte das raízes familares.

Em 2017 em pesquisas na Bahia, em especial Cachoeira, onde nasceu meu avô paterno e seus antepassados chegamos em fontes primárias a minha heptavó filha de Marienses Velho Cabral.

Agradeço pela atenção e tempo valioso em me responder.

Eu ainda fiquei na dúvida. Então o que consta aqui no portal é a genealogia mais plausível? Ou seja Catarina Anes de Loureiro filha de Catarina Dias de Figueiredo ramo este que chega em D. Afonso Henriques?

Melhores cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440201 | JC | 28 mar 2022 09:42 | Em resposta a: #440166

Bom dia,

O que informo acima é que Catarina Anes era filha de João Anes (do Loureiro) e de Maria Anes do Amaral.

Catarina Dias de Figueiredo era casada com João Anes do Loureiro, irmão da referida Catarina Anes.
Em minha opinião o que está aqui no Geneall não está correcto.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440202 | Geneall | 28 mar 2022 13:01 | Em resposta a: #440201

?

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440203 | riccardovox | 28 mar 2022 13:18 | Em resposta a: #440201

Caro José

Sim, entendi. Muito obrigado pela informação valiosa. Parabéns pela dedicação a pesquisa.

Melhores cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440235 | JC | 29 mar 2022 23:48 | Em resposta a: #440202

Ao Geneall,

Não entendi a Vossa mensagem.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440236 | JC | 30 mar 2022 00:10 | Em resposta a: #440203

Caro confrade Ricardo dos Santos Almeida,

Ao ler a sua primeira mensagem fui induzido em erro pois afirma uma filiação para Catarina Anes como estando aqui na base de dados do Geneall que não fui confirmar quando li a sua mensagem.

A filiação correcta de Catarina Anes é pois, em minha opinião, a que está aqui registada no Geneall, com a qual coincide a minha opinião que aqui coloquei na minha mensagem anterior (embora seu pai usasse apenas João Anes e não João Anes de Loureiro).

Como então referi foi o irmão de Catarina Anes, João Anes de Loureiro foi o primeiro a usar o apelido Loureiro, retirado da sua Quinta e Honra do Loureiro, Solar desta família, e pela qual sou o actual responsável.

Aproveito pois, esta mensagem, para pedir desculpa aos administradores do Geneall pelo meu comentário incorrecto.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440237 | Vínculo | 30 mar 2022 00:14 | Em resposta a: #440235

Boa noite.

Julgo que o confrade Óscar Caeiro Pinto talvez tenha informações sobre este tópico.

Têm aparecido pesquisas que nem sempre são coincidentes com as que constam nesta base de dados.

Cumprimentos,

AB

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440241 | riccardovox | 30 mar 2022 01:11 | Em resposta a: #440236

Prezado confrade José Carlos.

Eu é que fico muito agradecido pela valiosa atenção.

Pelo que então se demonstra seguramente é que Catarina Anes de Loureiro (no caso minha 15ª avó) casada com (um dos João Anes) é filha de Maria Anes do Amaral, e não como estava "Catarina Dias de Figueiredo"? (Assim está na página aqui no Geneall)

Desculpas pelo transtorno em .unhas perguntas, pois tive dificuldade em entender rsrsrsrs

Também peço desculpas aos estimados administradores do Geneall pela minha dificuldade. Aproveito e manifesto gratidão por este valoroso trabalho desta equipa.

Deixo aqui meu e-mail. Pretendo futuramente divulgar para minha parentela que é gigante sobre este ramo, o qual me ligo por meu pai, um dos 26 filhos de meu avô.

ricardodealmeidalocutor@gmail.com

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

Catarina Anes de Loureiro - Filha de Catarina Dias de Figueiredo ou de Maria (Anes) do Amaral?

#440251 | JC | 30 mar 2022 16:33 | Em resposta a: #440241

Caro Ricardo,

Penso que continua confuso com as várias Catarinas e João Anes. Vou tentar ser mais objectivo.

Catarina Anes (do Loureiro), e não sua cunhada Catarina Dias de Figueiredo, foi casada com Álvaro Gil Cabral.

Os pais de Catarina Anes (do Loureiro) eram João Anes (do Loureiro) e Maria Anes do Amaral, e também pais de:

-João Anes de Loureiro (o primeiro a usar este apelido) que foi casado com a referida Catarina Dias de Figueiredo.

Por curiosidade também minha mulher é descendente de Catarina Anes (do Loureiro).

E já agora, para desfazer mais confusões, o Ricardo baptizou-me de "José Carlos", nas mensagens que me dirige, quando o meu nome é,

com os melhores cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 11:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen