Ajuda para entender o registo de uma mercê

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Cargos | Famílias | Pessoas

Ajuda para entender o registo de uma mercê

#440356 | lasantos | 08 abr 2022 16:22

Caros Confrades,

Peço ajuda para entender o registo de uma mercê a Fernão Marques de Oliveira. Pode encontrar-se no link: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2122723 , nos tif 837 ao fundo e 838 (ou pg 415 e 415v)

Faço saber aos que este Alvará virem; que fazendo respeito ao bom procedimento com que Fernão Marques de Oliveira, cavaleiro fidalgo da minha casa tem ____? o ofício de Porteiro dos Contos do Reino e Casa e a ver informação que dela deu o Contador-Mor deles. Hei por bem fazer mercê da ___? do dito ofício em que durar o impedimento do ____? (passa ao tif 838) da ____? Antónia Rebelo, filha de Maria Correia, a quem tenho feito mercê dela ____ ? seu casamento com obrigação de vinte mil reis de ??? cada um ano para sustento de _____? e ____ ? (continua)

Peço ajuda para ler as palavras que deixei incógnitas e para entender o texto. Sabendo que Fernão Marques de Oliveira foi casado com Maria Correia, pela mercê que lhe foi concedida haveria obrigação para com uma Antónia Rebelo? que seria filha da sua mulher mas não dele (de um casamento anterior, suponho). Estou a entender bem?

Fico antecipadamente grato pela ajuda!

Cumprimentos,

Luís

Resposta

Link directo:

Ajuda para entender o registo de uma mercê

#440387 | lasantos | 10 abr 2022 13:18 | Em resposta a: #440356

Renovo o pedido de ajuda para leitura do registo identificado na publicação anterior, em particular quanto às palavras que assinalei ignorar.

Por outros documentos, sei que Fernão Marques de Oliveira foi casado com Maria Correia; mas devo entender pela leitura desta mercê que lhe foi concedida, que lhe ficaria uma obrigação para com uma Antónia Rebelo que seria filha da sua mulher mas não dele? (de um casamento anterior, suponho) Estarei a entender bem?

Fico antecipadamente grato, caros Confrades! Bom Domingo de Ramos!

Luís

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen