Pinto e Sousa, de Samorinha, Carrazeda de Ansiães

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Formação | Património | Pessoas

Pinto e Sousa, de Samorinha, Carrazeda de Ansiães

#440925 | caetanomorais3 | 08 mai 2022 15:37

Boa tarde a todos! Procuro informações sobre Sebastião Trigo e sua esposa Maria Fernandes, moradores em Samorinha, Carrazeda de Ansiães. Nasceram por volta de 1600-1625. Tiveram pelo menos, os seguintes filhos:
1. Helena Anes Trigo
2. Maria Gonçalves Trigo
3. Mariana Trigo de Sousa Pinto
4. Francisco de Sousa

É possível, que a Maria Fernandes, fosse filha de Pedro Fernandes e Inês Anes, e irmã de Domingas Gonçalves, casada com Jorge Pinto, herdeiro do vínculo e capela de Samorinha, filho de outro Jorge Pinto e Catarina Pereira (de Sampaio).

Quanto ao Sebastião, poderá ser de outro local, já que não encontrei referências a outros Trigos, em Samorinha. Estranho, são os apelidos que os filhos usaram,, para além de Trigo/Fernandes, como foram Anes, Gonçalves, Sousa e Pinto. O Anes, e/ou o Gonçalves, talvez seja explicado, pela Maria Fernandes, caso seja filha, como expliquei acima, de Pedro Fernandes e Inês Anes. Quanto aos Sousa e Pinto, não tenho ideia. Há uma filha de Helena Anes (Trigo), que casou com os Gonçalves Vassalo, e desse casamento houve dispensa. No assento de casamento de Mariana Trigo/Pinto/de Sousa (usou os 3 apelidos), em 1666, foram testemunhas António de Morais, e o seu tio o Padre Domingos Gonçalves. Agora, não sei, se refere-se este tio do António de Morais, ou se tio do noivo ou da noiva. Até, porque este Padre, era Domingos Gonçalves Vassalo, e foi padre na freguesia, e ainda padrinho de um filho de Mariana Trigo de Sousa Pinto!!!
Poderá ter algo, a ver com estes?:
https://geneall.net/pt/nome/2100835/bartolomeu-de-sousa/

Há ainda, outra dúvida, quanto a informações acerca de Domingos de Morais, natural de Selores, e casado com a Mariana, acima. Não encontrei dados, acerca da possível filiação.

Alguém poderá ajudar-me?
Atenciosamente,
Caetano de Morais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen