Médico da Golegã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Médico da Golegã

#442011 | jose37maria | 14 jul 2022 12:43

Olá boa tarde,

Gostava de saber informações sobre um médico que até foi bastante conhecido na Golegã, Francisco Mendes de Brito, supostamente nascido em 1907(mas já vi outras datas). Gostava de saber mais sobre o mesmo(para além do que se vê na net), alguma possível ligação da familia Brito à familia Serrão Faria de Pereira da Azinhaga e se alguém souber, algum parente vivo do Dr.Francisco Mendes de Brito

Obrigado desde já,
José Maria Antunes.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442018 | Jorge Resende | 14 jul 2022 21:24 | Em resposta a: #442011

Pelo que se lê na net, nasceu em 1894 e faleceu em 1971.
Foi escritor, usando os pseudónimos José Galeno e Zé Galvão, há referencias às suas obras literárias que são várias, poesia e história, foi casado com Jenny Mendes de Brito, mas não consegui apanhar o local do seu nascimento para tentar apanhar o seu assento de batismo e lho enviar.
Sobre ligações familiares, nada sei. Pode ser que surja aqui algum descendente se houve algum ou algum familiar. Se souber onde ele nasceu, diga.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442019 | Jorge Resende | 14 jul 2022 21:31 | Em resposta a: #442011

https://viajaredescobrir.blogspot.com/2016/02/blog-post_850.html

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442022 | jose37maria | 14 jul 2022 23:25 | Em resposta a: #442018

Pois lá está, já tentei ver os Assentos Paroquiais da Azinhaga(Golegã) desse ano, faltam-me ver 3 anos para trás e 3 anos para a frente(por norma não se enganavam na idade mais que 2 anos mas para prevenir gosto de fazer isto por experiência própria) e depois irei ver os registos de 1907.
Acredito que o Brito possa ter vindo de Viana do Castelo mas ainda estou a averiguar melhor essa hipotese.
Eu estou a dizer isso, pois queria tentar ver a ligação desse senhor(ou familiar) Brito à familia Serrão de Faria Pereira da Azinhaga, mais em concreto ao Sr.Augusto Serrão de Faria Pereira.
Quando tiver mais novidades colocarei aqui, no entanto caso alguém conheça essa familia e saiba de alguém que tenha casado com uma pessoa de apelido "Brito"(e daí muito provavel ser familiar desse senhr) por favor diga nem que seja por mensagem privada.

Obrigado desde já,
José Maria Antunes.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442027 | lpamorim2 | 15 jul 2022 13:36 | Em resposta a: #442022

Caro José Maria,

Nasceu em 1894, de facto, mas foi baptizado a 2 de maio de 1895 na vila da Golegã. Veja os assento de baptismo da Golegã (e não da Azinhaga) de 1895 no fólio 17.

Melhores cumprimentos,

Lopo PA

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442031 | Jorge Resende | 15 jul 2022 21:49 | Em resposta a: #442011

https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1004640 TIF IMAGEM 35
BATISMO DE FRANCISCO.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442102 | JC | 19 jul 2022 12:02 | Em resposta a: #442011

Caro José Maria Antunes,

O Sr. Dr. Francisco Mendes Brito apesar de nascido na Golegã creio que não era de famílias da Golegã e não teve descendência.

Não tenho qualquer informação de parentesco com a família Serrão de Faria.

Era amigo de meu avô e sei que deu aulas à minha Mãe. Vivia numa bonita casa que foi demolida nos anos 80 do séc. passado, sendo na altura propriedade da Câmara da Golegã.

Posso tentar junto da família Serrão de Faria saber se têm conhecimento de algum parentesco.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442265 | NISGM | 25 jul 2022 12:55 | Em resposta a: #442102

Caros confrades,

Verifiquem por favor as mensagem documentadas de Jorge Resende neste tópico.

Francisco Mendes de Brito, que teve pelo menos mais três irmãos na Golegã (Eduardo, Joaquim e Luísa), era filho de Joaquim Mendes de Brito, proprietário, natural de Fronteira, e de Maria Teresa da Silva, natural de Ourém.

Era neto paterno de Manuel Paula e de Mariana Mendes, e neto materno de José Gomes da Silva e de Maria Helena.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442266 | NISGM | 25 jul 2022 13:28 | Em resposta a: #442265

Viva,

Um acrescento:

Pelo casamento, na Golegã, dos pais de Francisco Mendes de Brito, https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1004640, imagens 14 e 15, diria que Manuel Paula, o avô paterno de Francisco, seria de Ourique, embora não tenha a certeza.

Todos os restantes avôs do médico goleganense eram da terra dos nubentes: Fronteira e Ourém.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442274 | NISGM | 25 jul 2022 16:08 | Em resposta a: #442266

Viva,

Segundo me disseram, existiam ligações dos Mendes de Brito à Quinta do Alpompé, Pombalinho.
Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442281 | NISGM | 25 jul 2022 16:40 | Em resposta a: #442266

correcção: o casamento segue aqui https://digitarq.adstr.arquivos.pt/viewer?id=1004671, Golegão, 1888, imagens 14-15.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442282 | NISGM | 25 jul 2022 18:00 | Em resposta a: #442266

nova correção: Manuel Paulo, de avis, filho de Paulo Candeias Ribeiro e de Mariana Rita, todos de Avis.
Mariana Mendes, filha de Joaquim Mendes e de Ana, de Fronteira

casamento em Fronteira, 1856: https://digitarq.adptg.arquivos.pt/viewer?id=1010977, imagem 56

Atentamente,

nuno de m.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442688 | jose37maria | 19 ago 2022 15:34 | Em resposta a: #442282

Boa tarde,
Peço imensa desculpa pela demora! Infelizmente, pensava que o meu email avisava quando havia uma resposta às mensagens mas não devo ter ativado essa opção.
Aproveito para dizer o porquê do meu interesse nestas informações:
O meu avô(86 anos) está bastante mal e não sabemos quanto tempo ainda temos com ele e eu ando a fazer a geneologia da minha familia já à algum tempo. O meu avô nunca conheceu o pai dele nem sequer sabe quem é.
Então, após literalmente fazer a árvore geneológica dele até onde os Registos de Ourém me permitiram e de lhe fazer um teste de DNA, estamos a tentar descobrir quem poderá ter sido o pai do meu avô, após algumas colaborações de alguns primos dele(que não consegui encaixar na árvore geneologica) e algumas histórias antigas(mais boatos que outra coisa) consegui mais ou menos ver que o pai dele está ligado a pelo menos uma família:
Serrão de Faria Pereira.
Eu procurei pelo médico para tentar corrobar um "boato" que havia sobre o pai do meu avô ser médico mas que pelo que vejo pelo dna e por primos que acho serem do lado paterno acho pouco provável.
Existe uma pessoa que certamente poderá saber a resposta(que até onde sei nada tem a ver com a familia Serrão de Faria Pereira) e muito provávelmente a resposta estaria nos avós dela: que a mulher seria de Goa,India e o pai seria da zona da Golegã(sendo este senhor da golegã ou a chave ou uma importante peça deste puzzle).

Antes que me perguntem(porque realmente não percebo porque certas pessoas querem guardar segredos com quase 90 anos): Não , não andamos à procura dos bens de ninguém(graças a Deus estamos mais que bem nesse aspecto) e não, não queremos causar conflitos com ninguém, muito menos causar situações desagradáveis.
Simplesmente, queremos desvendar a um idoso nas portas da morte quem seria o seu pai ou pelo menos quem poderia ser.
Com isto, gostariamos e estariamos muitos gratos se alguém dessa familia nos pudesse ajudar!

Obrigado desde já,
José Maria Antunes.

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442689 | jose37maria | 19 ago 2022 15:56 | Em resposta a: #442688

Aproveito e dou mais informações sobre o assunto para quem quiser saber e algumas pistas que tenho:
Segundo o que dizem, o pai do meu avô seria alguém para a qual a mãe do meu avô(Maria Amélia de Oliveira, de Ourém) teria trabalhado(quem poderia saber onde ela trabalhou, já morreu e ela era serviçal) não se sabe quem foi, durante muito tempo houve a suspeita de um senhor chamado "Serrano" e só ouvia falar desse senhor chamado "Serrano" do que várias pessoas diziam , ele nem era parecido com ele mas pronto era o que se dizia. Após investigar a familia materna do meu avô(para tirar falsas pistas) consegui reparar que havia matches para principalmente 3 pessoas/familia(vou esconder o nome próprio pois as pessoas podem não gostar mas deixo o apelido): "XXX Rios" da qual os avós dela paternos: a mãe seria de Goa e o pai seria da Golegã(ela não pode dar mais informações porque enfim...) e pelo ADN mais ou menos estima-se que seria um avô dela que seria comum ou pelo menos muito perto ao meu avô(acreditamos ser o senhor da Golegã). Existe depois uma senhora de nome: "XXX Jorge Faria Couto" que tanto ela como a mãe dela fizeram o teste de ADN, no entanto só correspondemos com ela e não com a mãe dela, por isso achamos ser do lado paterno dessa senhora o lado em comum. O pai dessa senhora(já morreu e não fez teste de ADN): "XXXX Manuel Serrão de Faria do Souto Barreiros" seria o lado em comum quem muito provávelmente tinhamos com a senhora, após ver diversas "matches" achamos que poderia vir da familia Serrão de Faria Pereira e após vermos a distância que tinhamos da senhora, pudemos mais ou menos estimar que vinha da linha dos bisavós da senhora e provalvemente de um senhor "Augusto Serrão de Faria Pereira" , após vermos a descendência e vermos primos e membros da familia, achamos um senhor que realmente esteve em Goa dessa familia, e que poderia ser pai do meu avô (o meu avô nasceu em 1936) e que ironicamente, também tinha sido militar como o meu avô.
Então apartir desse senhor acreditamos estar perto de descobrir mas gostavamos que a familia Serrão de Faria Pereira pudesse ajudar é claro.
Volto a repetir, que só queremos mesmo saber quem é o pai, não queremos mais nada, no máximo convivência :)
Não coloquei o nome do senhor embora que com uma breve pesquisa no google cheguem lá, para proteger a familia, pois sei que estes assuntos são chatos de tratar principalmente para uma familia que tanto fez pela Azinhaga.

Obrigado desde já,
José Maria Antunes

Resposta

Link directo:

Médico da Golegã

#442729 | JC | 21 ago 2022 18:14 | Em resposta a: #442689

Boa tarde,
A família Serrão de Faria e a família (Souto) Barreiros têm várias ligações familiares e são da Azinhaga e Pombalinho, Golegã.
A pessoa que conheci, com o apelido composto que indica,.Serrão de Faria Souto Barreiros já morreu há cerca de dez anos e creio que era solteiro sem filhos. Há outros membros da mesma famÍlia que é muito vasta mas não será fácil obter a informação que pretende. Nunca ouvi qualquer referência a ligações a Goa mas caso venha a ter alguma informação digo.

O representante da Família Serrão de Faria é um conhecido pintor e actualmente está bastante debilitado por motivos de saúde. Duvido que os seus filhos tenham as informações que pretende.

Cumprimentos,

JC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen