Leonor Taveira- Quem foi?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Leonor Taveira- Quem foi?

#19085 | artur41 | 28 mar 2002 17:30

Caros colegas

Gostaria de obter dados sobre esta minha avoenga e sua ascendência. Sei que se casou com Jerónimo da Cunha, senhor de Val da Cunha, da Quinta do Corgo, São Romão de Corgo, Basto. Filho bastardo de Martim Teixeira de Macedo *c. 1415, senhor de Teixeira e alcaide-mór de Vila Pouca de Aguiar. Neto paterno de João Teixeira de Macedo *c. 1390, senhor de Teixeira e alcaide-mór de Montalegre, e de sua mulher Violante de Barros *c. 1395.

Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19091 | Vasco Jácome | 28 mar 2002 19:29 | Em resposta a: #19085

Caro Artur Camisão Soares

O que é dito em Gayo ttº de Teixeiras §34 N 15 e FMVR, vol. IV, pg. 237, é que D. Leonor era filha de Pedro Taveira, de Vila Real. Parece-me que nada mais é dito.
Talvez nalgum trabalho de Luís Vaz de São Payo, mas neste momento não tenho mais nada.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19092 | artur41 | 28 mar 2002 20:14 | Em resposta a: #19091

Caro Vasco Jácome


Seria filha de Pedro Taveira. Mas quais seriam os seus avoengos? É uma matéria que gostaria de ver esclarecida.

Por falar nos Taveira, nas suas origens, tenho estado a ler as LMP, que adquiri. No Vol. I, pág. 438-439, José Augusto Pizarro refere o nome de Rui Capão(Capom), almoxarife de D.Urraca de como pai de Maria Rodrigues Capão, mulher de Gonçalo Pais Taveira.
O autor das LMP transcreve, na pág. 438, uma passagem do LL (LL42X7), que refere a condição de cristão-novo de Rui Capon, tendo mudado de nome, aquando do Baptismo, passando a ter como nome Rodrigo, e por sobrenome Rui Capão. Não haverá erro de transcrição: «Rodrigo Rui Capão»??


Um grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19105 | Vasco Jácome | 29 mar 2002 18:38 | Em resposta a: #19092

Caro Artur Camisão Soares

Sinceramente, não percebia a sua dúvida. Importa-se de explicar melhor?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19109 | artur41 | 29 mar 2002 19:24 | Em resposta a: #19105

Caro Vasco Jaácome


Relativamente aos Taveira, a dúvida reside na existência, ou não, de mais informações respeitantes aos avoengos de Leonor Taveira.
Quanto a Rui Rodrigo Capão:

a) Rui Rodrigo- é um nome próprio composto.

b) Se Rui Capão (Capom), depois do baptismo passou a chamar-se Rodrigo, é uma coisa. Só que o trecho do documento que José Agusto Pizarro transcreve, refere textualmente seu novo sobrenome «Rodrigo Capom». Trata-se de uma questão terminológica: sobrenome (apelido)- Rodrigo Capom??


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19120 | Vasco Jácome | 30 mar 2002 00:39 | Em resposta a: #19109

Caro Artur Camisão Soares

Como disse na mensagem anterior, neste momento, não tenho nada que diga mais alguma coisa sobre a ascendência de D. Leonor Taveira.

Em relação a Rui Capão, não percebo bem se ele mudou de facto de nome, ou se, eventualmente por algum mecanismo de troça, começaram a chamar-lhe Rodrigo Rui Capão. Seria por ter sido judeu e depois cristão, que lhe somaram dois nomes próprios em similitude aos seus dois “estados”? Verdadeiramente, falta-me conhecimentos na linguística medieval para interpretar devidamente as palavras do Conde D. Pedro.

De qualquer modo, não me parece que esta seja propriamente uma questão “quente”.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19121 | artur41 | 30 mar 2002 00:52 | Em resposta a: #19120

Caro Vasco


De facto, mais parece uma questão morna. Em qualquer caso: Rui Capão, como sobrenome, nunca tal houvera visto.


Cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19123 | Filgueira | 30 mar 2002 10:49 | Em resposta a: #19121

Caros Senhores

Tentei iniciar um tópico sobre os descendentes de Rui Capon porem não recebi nenhuma resposta.Creio que tenha sido muito geral e abrangente.Restrinjo-me agora a apenas as primeiras gerações deste judeu.Com quem casou?Quais os filhos e sua insersão na familias portuguesas?Estaria ele, na origem dos Pachecos e Cunhas(refiro-me neste caso a Maria Gomes Taveira)?

Agradecimentos antecipados

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19132 | artur41 | 30 mar 2002 15:28 | Em resposta a: #19123

Caro Marcos Filgueira


Antes de mais, vou trancrever um excerto de um documento, que pode ler nas L.M.P. de José Augusto Pizarro (Vol. I, pág. 438); extraido de LL42X7, do LL do Conde D.Pedro:


« Este Gonçalo Paaez Taveeira foi casado com dona Maria Rodriguez, filha de Rui Capom, que foi judeu, e veo a esta terra com a rainha D.Urraca por seu almoxarife e depois feze-o ela bautizar, e poseraom-lhe nome Rodrigo, e por sobrenome Rui Capon; e fez a el rei dom Afonso (...) que o feze cavaleiro, e andou em sa casa, e trouve i esta filha mui fermosa de Castela, e feze-a bautizar consigo , e pose-lhe nome Maria Rodriguez. E Rui Capom era de mui grande algo e deu mui grande riqueza a Gonçalo Paeez Taveeira, que casasse com ela, el casou com ela (...) ».


Temos pois Rui Capon como pai de Maria Rodriguez Capon (Capão), que casou com Gonçalo Pais Taveira, senhor da quintã de Belas. Este casal teve, entre outros filhos a Lourenço Gonçalves Taveira, o primogénito.

Lourenço Gonçalves Taveira casou com Maria Anes Ervilhido, tiveram entre outros, a Gomes Lourenço Taveira, freire de Santiago (1326), comendador de Palmela, que casou com Catarina Martins, filha do Chanceler Dom Estevão Martins (LL42X9).

Do casamento de Gomes Lourenço com Maria Anes Ervilhido, veio a nascer Martim Gomes Taveira e MARIA GOMES TAVEIRA.

Maria Gomes Taveira casou com Lopo Fernandes Pacheco.


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19133 | artur41 | 30 mar 2002 15:40 | Em resposta a: #19132

[ERRATA]


Do casamento de Gomes Lourenço Taveira com Catarina Martins, veio a nascer Martim Gomes Taveira e MARIA GOMES TAVEIRA.


Nota: As minhas desculpas pelo lapso, na transposição do que tinha escrito, no papel, para o computador!

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19134 | artur41 | 30 mar 2002 16:38 | Em resposta a: #19133

Caro Marco Filgueiras


Em conclusão, desconhecendo o nome da mulher de Rui Capon, direi que o sangue judaico se propaga através do casamento de Maria Gomes Taveira *c. 1285 com Lopo Fernandes Pacheco *c. 1280, 7º senhor de Ferreira de Aves.

Sua filha Violante Lopes Pacheco *c. 1310, casou a primeira vez com Martim Vasques da Cunha, 6º senhor da Cunha *c. 1310, com geração. E a segunda vez com Diogo Afonso de Sousa *c. 1305, senhor de Mafra, Ericeira e Enxara dos Cavaleiros, com geração.


Nota- Por curiosidade: sou descendente de ambos os casamentos.


Melhores Cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19139 | Filgueira | 30 mar 2002 23:25 | Em resposta a: #19134

Caro Arthur João,

Agradeço-lhe muitissimo as informações.Tambem descendo dessa senhora Maria Gomes Taveira, mencionada por José Gonçalves Salvador no livro "Cristãos-novos,Jesuitas e Inquisição", sem mencionar mais notícias sobre os ascendentes judaicos dela.Infelizmente estou bastante distante dessa fontes mais antigas

Muito obrigado

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19140 | artur41 | 30 mar 2002 23:44 | Em resposta a: #19139

Caro Marcos


Não tem de quê. Se quiser mais informações sobre a origem dos Taveira, diga-me.


Cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19147 | Filgueira | 31 mar 2002 13:07 | Em resposta a: #19140

Caro Artur,

Alem dessa ligação através de Maria Gomes Taveira, só volto a ter ascendente dessa família por volta do sec.XVIII na pessoa de Gonçalo de Barros Taveira que foi Capitão-mor da cidade de Parnaiba,Piauí/Brasil.Ele foi casado com Antonia Gomes Travassos.É a nota que dá Pereira da Costa na sua "Cronologia Histórica do Piauí".Deve ser bastante dificil liga-lo aos troncos portugueses.Apenas dou essa informação para seu conhecimento.

Cumprimentos

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#19168 | artur41 | 01 abr 2002 04:25 | Em resposta a: #19147

Caro Marcos


Trabalhoso mas possível. Vou tentar obter dados sobre Gonçalo de Barros Taveira.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#85784 | jomoca | 08 mar 2005 11:42 | Em resposta a: #19140

Ex.mos Senhores,
Por acaso sabem alguma informação acerca de Joanna Taveira de Carvalho casada com Joaquim Teixeira Fernandes de Carvalho, que moraram em Abambres, Mirandela.
Tiveram como filhos Bernardo Teixeira Fernandes de Carvalho (morgado de Abambres) (morreu novo e sem descendência) e José Manuel Teixeira Fernandes de Carvalho cc com Ana Augusta de Morais (de Chaves).

Muito obrigada.
Com os melhores cumprimentos,
Joana Morais e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#85800 | artur41 | 08 mar 2005 16:09 | Em resposta a: #19168

Caros Confrades,


Como se sabe, hoje em dia, não sou descendente de Leonor Gomes Taveira. Sou-o sim de Maria Gomes Taveira!!

A este propósito, e não obstante questões particulares que tive com o Vasco Jácome (que não vêm aqui para o caso, e que lamento), eu gostaria de realçar as capacidades do Vasco Jácome. Tenho saudades dele...:-)


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#85804 | melisa | 08 mar 2005 16:49 | Em resposta a: #85784

Cara Joana
E em que data?
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#85811 | jomoca | 08 mar 2005 18:59 | Em resposta a: #85804

Cara M. Elisa,
Não sei precisar datas (estou a espera de resposta do arquivo distrital), mas penso que será por volta de 1800.
Cumprimentos,
Joana M.C.

Resposta

Link directo:

RE: Leonor Taveira- Quem foi?

#275356 | mosheh8012 | 28 abr 2011 15:58 | Em resposta a: #85811

Muito bom dia a todos!!
Espero que o tópico ainda esteja ativo...
Preciso comprovar minha ascendência judaica, por parte do sobrenome Taveira, minha família vem de Ibirací MG com datas por volta do final de 1800, sempre com uma lligação de sobrenomes Alves Taveira.

Acaso tenham informações ficarei grato!
Obrigado!
Moisés Morgan Taveira
mosheh8012@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 18:04

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen