José Augusto Vieira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia | Famílias

José Augusto Vieira

#190571 | Cristiano Cardoso | 01 abr 2008 09:29

Caros Confrades,

Existe alguma biografia do autor d'O Minho Pittoresco, José Augusto Vieira?

Onde nasceu? Tem descendência?

Agradeço todo o tipo de informação.

Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#190671 | mtt | 02 abr 2008 04:24 | Em resposta a: #190571

Caro Cristiano Cardoso
José Augusto Vieira nasceu em Valença, em 13 de Julho de 1856, filho de António José Vieira e de D. Maria das Dores Cruzeiro Seixas. Formou-se em Medicina, na Escola Médico-Cirúrgica do Porto, tendo defendido tese de título Um Capítulo de Higiene: Os Nossos Vestidos (1880).
Fez carreira de médico militar.
Publicou Fototipias do Minho (1879), um romance, A Divorciada (1881), uma folheto de crítica, Lira Íntima, por Joaquim Araújo e O Minho Pitoresco (1886-1887).
Faleceu em 1890.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#190860 | Cristiano Cardoso | 03 abr 2008 09:53 | Em resposta a: #190671

Caro Manuel,

Muito obrigado pelas informações. Por acaso não me poderá informar onde encontrarei mais dados acerca da vida e da obra literária deste autor? Interessa-me em especial a obra O Minho Pittoresco.

Obrigado.

Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#190900 | Nelita | 03 abr 2008 16:06 | Em resposta a: #190860

Caro Cristiano Cardoso:

A obra a que se refere é rara e só procurando nos antiquários é possível encontrar.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#190902 | Nelita | 03 abr 2008 16:09 | Em resposta a: #190671

Continuação:


Informo que a referida obra existe na livraria alfarrabista de Braga.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#190992 | mtt | 04 abr 2008 04:04 | Em resposta a: #190860

Caro Cristiano Cardoso
Dados sobre a vida nenhuns tenho a acrescentar. Quanto à obra, acabo de ver que José Augusto Vieira publicou também “alguns romances de menor vulto” na Revista dos Estudos Livres, que se publicou entre 1883 e 1886, sob a direcção de Teófilo Braga.
A citada informação consta na Boémia do Espírito, de Camilo Castelo Branco, onde poderá ler a meia dúzia de páginas que o autor dedicou ao elogio crítico d’O Minho Pitoresco.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#191001 | Cristiano Cardoso | 04 abr 2008 09:12 | Em resposta a: #190902

Cara Nelita,

Eu tenho o prazer de possuir a obra O Minho Pittoresco. De facto os valores que ronda esta obra em alfarrabistas é elevado, mas eu dificilmente me livraria da minha.

Contudo o que eu procuro é mais bibliografia do autor e sobre o autor. Se por ventura tiver conhecimento de outras obras, em alfarrabistas ou livrarias, agradeço a informação.

Obrigado.

Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#191003 | Cristiano Cardoso | 04 abr 2008 09:15 | Em resposta a: #190992

Caro Manuel,

Estas duas informações são muito importantes, principalmente o elogio de Camilo.

O meu principal interesse é precisamente acerca da crítica a'O Minho Pittoresco.

Muito obrigado.

Cumprimentos,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: José Augusto Vieira

#240348 | Carlos Silva | 26 set 2009 17:05 | Em resposta a: #191001

Caro Cristiano Cardoso,

José Augusto Vieira permanece um "desconhecido" apesar de ter merecido na sua altura um interesse a nivel internacional, em certa medida.
Nao tenho "O Minho Pittoresco" apesar de ser claramente um admirador, mas reparo com base numa ràpida pesquisa na Google-Livros, que as Phototypias do Minho é que primeiramente mereceram ao autor algum prestigio.

Assim é com o maior prazer que posso ler na Revue Internationale (1883) de Angelo de Gubernatis que "José Augusto Vieira est le plus original de tous les romanciers contemporains" (no contexto português) e que ele "se distingue surtout par l'élévation de la forme et par son point de vue philosophique."

De facto, apesar de ser no momento alvo de forte critica (nao sei ao certo se merecida) o sistema Google-Livros poderà servir no seu caso para identificar uma rica bibliografia sobre o autor que nos interessa.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

José Augusto Vieira

#350834 | haley | 03 out 2014 14:46 | Em resposta a: #190571

Caro amigo
Existem familiares, eu ainda sou um "primo" afastado.
Poderá haver possibilidade de outro membro da familia saber alguma coisa mais.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen